A pesquisa VAN Pro (Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda) é uma iniciativa da Fenapro – Federação Nacional das Agências de Propaganda. Desde o início de 2017, a federação começou a coletar dados de empresários de agências de propaganda de todo o Brasil, visando acompanhar trimestralmente o clima para desenvolvimento de negócios e as expectativas do setor ao longo do ano.
Os resultados obtidos agora foram coletados no início deste ano e refletem a visão das agências quanto ao 4º e último trimestre e o fechamento de 2017 e a primeira tomada de expectativa quanto a 2018.
De uma maneira geral, os dados apresentam a confirmação de uma retomada de negócios, depois de um longo período de baixa, e de um expressivo otimismo com 2018. Os índices foram crescentes ao longo de 2017. Partiu de 38,5% das agências que reportaram um melhor desempenho no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado, indo para 40,3% no segundo e atingindo 61,5% no terceiro trimestre. O fechamento de 2017, porém, frustrou levemente a expectativa dos mais otimistas. Eram 65,5% os que esperavam que o ano fecharia melhor do que 2016. A pesquisa demonstrou, porém, que 57,9% tiveram um ano melhor do que 2016, um índice um pouco abaixo da expectativa, mas ainda bastante significativo.
Quanto a 2018, o otimismo é ainda maior, com 68,2% dos respondentes esperando um ano melhor. 25,9% esperam um ano igual a 2017 e apenas 5,9% têm uma expectativa pessimista quanto ao ano que se inicia.
Os mais otimistas com 2018 são os do Centro-Oeste, com 78,5% esperando um ano melhor. O número é puxado para cima principalmente pelos estados de MT e MS. Em segundo lugar vem o Sudeste, com 72,7%, tendo como mais otimistas os capixabas (90,9%), seguidos dos mineiros (80%) e paulistas (70%). Os cariocas são mais comedidos, com 50% acreditando num ano melhor.
O estado mais pessimista é o Rio, com 25% esperando um 2018 pior que 2017.
De qualquer maneira, não há nenhum estado com índice de pessimismo superando o de otimismo.
O índice de concorrências e licitações não variou muito, tendo 40,4% declarando um movimento semelhante ao do trimestre anterior e pouco mais que a metade desses sentindo uma diminuição (22%).
Quanto aos setores econômicos mais promissores para o negócio da propaganda, o de Comércio aparece em primeiro lugar, seguido do de Serviços, uma inversão em relação ao trimestre anterior. O setor Público complementa o ranking dos 3 mais expressivos.
“Os resultados da primeira tomada da pesquisa VAN Pro em 2018 são alentadores. Depois de um período difícil, as agências se juntam aos demais setores da economia e vislumbram agora um ano melhor.”, diz Glaucio Binder, presidente da Fenapro.