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Fenapro apresenta pesquisa VanPro relativos ao 3º trimestre de 2018

A pesquisa VAN Pro (Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda) é uma iniciativa da FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda. Desde o início de 2017, a federação começou a coletar dados de empresários de agências de propaganda de todo o Brasil, visando acompanhar trimestralmente o clima para desenvolvimento de negócios e as expectativas do setor ao longo do ano.

Os resultados obtidos nesta mostra foram coletados no início de outubro deste ano e refletem a performance das agências no 3º trimestre, além das perspectivas para o último trimestre e o ano de 2018, como um todo.

Se não piorou, a performance declarada das agências no 3º trimestre também não melhorou. A soma dos percentuais das que declaram performance melhor ou igual permaneceu bem próxima (74% X 71,1%). Nessa expectativa eleitoral parece que o Brasil está “andando de lado” quanto aos negócios de propaganda. A região com melhor performance foi a do Nordeste, com 53,6% das agências declarando um trimestre melhor que o anterior. Nas demais regiões, a performance foi mais tímida, mas ainda preponderantemente melhor ou igual que o trimestre anterior. A única exceção foi a região Centro-Oeste, cujos percentuais de “Pior” ou “Igual” foram superiores ao de “Melhor”.

Quanto ao futuro, embora a expectativa de melhora prevaleça em todas as regiões (com menor intensidade no Norte e no Centro Oeste), nota-se uma leve queda no nível de otimismo para o próximo trimestre. Mais agências estão apostando num trimestre parecido com o anterior, sem grandes mudanças. A região NE mantem-se como a mais otimista, com 77,1% dos respondentes esperando um trimestre melhor ou pelo menos igual. Os estados mais otimistas são a Bahia (87,5% prevendo um 4º trimestre melhor ou igual) e o DF (71,4% prevendo um 4º trimestre melhor ou igual) Os mais pessimistas são o Pará (50% prevendo piora) e RN (40% prevendo piora).

Com a aproximação final do ano, os gestores de agências estão se dando conta que o ano melhor que esperavam deve ficar mesmo para 2019. Depois de várias medições apontando para um otimismo com 2018, esta, referente ao 3º trimestre, já demonstra uma acomodação para um ano igual a 2017. Enquanto o percentual dos que tinham a expectativa por um ano melhor caiu de 51% para 36%, o dos que preveem um ano igual a 2017 subiu de 27% para 46%. O índice dos que esperam um ano pior caiu. Fica claro que a maioria das agências, assim como os demais setores da economia, está em compasso de espera, na expectativa de que o resultado das eleições traga um destravamento de negócios e melhores dias para o setor.

O quadro de Concorrências se manteve praticamente inalterado com índices semelhantes aos do trimestre anterior. Quanto aos setores da economia mais promissores, a área de Serviços manteve-se a mais relevante, seguida do Setor Público e do Comércio.

“Ao se aproximar o final do ano, fica claro que o setor da propaganda entra num compasso de espera, na expectativa da atitude dos novos dirigentes governamentais que estão sendo definidos. Todos esperamos um 2019 melhor do que 2018.”, diz Glaucio Binder, presidente da Fenapro.

 

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