quinta-feira, novembro 21, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoFast food atinge 13,7 milhões de brasileiros no primeiro trimestre de 2023

Fast food atinge 13,7 milhões de brasileiros no primeiro trimestre de 2023

Mesmo com desafios orçamentários, a inflação “amenizada” – 4,7% em março de 2023 contra 11,3% no mesmo período do ano anterior – estimula a retomada do consumo fora do lar. Fast food e refeições compartilhadas ganham destaque no Brasil. As informações são do Consumer Insights 2023, levantamento produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria.

De acordo com o estudo, o canal de fast food atingiu o maior número de compradores, passando de 9,9 milhões de pessoas no primeiro trimestre de 2021 para 13,7 milhões no mesmo período deste ano. Desse total, 54% das aquisições foram realizadas no balcão, 28% via delivery e 11% em retiradas drive-thru.

Nesse contexto, também vale destacar que refeições e lanches (como hambúrguer e pizza) cresceram em unidades 13% e 15%, respectivamente, no médio prazo.

As estatísticas são impulsionadas por consumidores jovens (alta de 3% na faixa etária até 29 anos de idade, na comparação do último trimestre de 2022 com o primeiro de 2023) e que pertencem às classes A e B (+5%). A pesquisa também aponta que os indivíduos moram na região metropolitana de São Paulo (+6%) e realizam o consumo em dias úteis (+6%).

Esse último dado evidencia que a retomada do consumo fora de casa está relacionada à volta do trabalho presencial e, também, a momentos com colegas. Tanto é que houve um aumento de 45% nas ocasiões de consumo compartilhado entre o último trimestre de 2022 e o primeiro de 2023.

Os dados acima fazem parte do relatório trimestral Consumer Insights, que acompanha o comportamento de compra de bens de consumo massivo de maneira contínua, trazendo uma visão do consumo em 360 graus no Brasil. Para dados dentro do lar, o estudo reúne 11.300 domicílios de todas as regiões e classes sociais do País, representando 60 milhões de lares. Enquanto para fora do lar, a empresa acompanha o comportamento de 43 milhões de indivíduos.

Artigos relacionados

Novidades