A Faculdade Cásper Líbero firmou uma parceria com o Fórum Brasil Diverso, evento nacional dedicado ao debate sobre diversidade e inclusão no mercado de trabalho. A colaboração busca ampliar o impacto social da Faculdade por meio de ações que unem teoria e prática, com a participação ativa de alunos em diferentes frentes durante o evento, que acontece nos dias 10 e 11 de novembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Para o Prof. Dr. Adalton Diniz, Diretor da Faculdade Cásper Líbero, a iniciativa reforça o papel da instituição como agente ativo na transformação social.
“Essa parceria representa uma oportunidade de aprendizado e engajamento. Nossos alunos vivenciam, na prática, os valores de inclusão e inovação que defendemos na Faculdade e que refletem o futuro da comunicação comprometida com a diversidade,” afirma o diretor.
O programa forma comunicadores críticos, inovadores e comprometidos com a construção de um mercado mais diverso e inclusivo, oferecendo uma experiência prática abrangente. Os estudantes atuarão em diferentes frentes, como curadoria de conteúdo, assessoria de imprensa, marketing e redes sociais, produção audiovisual, credenciamento e recepção.
A Faculdade, representada pelo professor Jefferson Mariano, também participará de um painel sobre educação, que discutirá os desafios da formação superior com foco na diversidade e na inovação pedagógica.
Para Maurício Pestana, idealizador do Fórum Brasil Diverso, a parceria simboliza um avanço importante na conexão entre educação e diversidade em torno de um propósito comum.
“A diversidade é um ativo estratégico e aproximar estudantes desse ecossistema é essencial para formar os profissionais que irão conduzir a transformação cultural nas organizações e na mídia. A aliança com a Cásper Líbero amplia o alcance social do Fórum e reafirma nosso compromisso em inspirar novas gerações para a construção de um país mais inclusivo e justo”, destaca Pestana.
O envolvimento dos estudantes também reforça o protagonismo de jovens em iniciativas de impacto social. Luiza Félix, presidente do coletivo AfriCásper, destaca o significado dessa vivência para os alunos.
“Participar de projetos que discutem identidade e representatividade na mídia ajuda os alunos a se reconhecerem como agentes de transformação. Em 2025, liderando o AfriCásper, vejo como esse movimento é essencial para que a comunicação se torne mais justa, plural e livre de estereótipos,” afirma a aluna.
Com a iniciativa, a Faculdade Cásper Líbero amplia sua presença em espaços de relevância social, alinhando-se ao propósito do Fórum Brasil Diverso, que há 11 anos atua como catalisador de tendências voltadas à equidade, diversidade e inclusão.
Programação do Fórum Brasil Diverso 2025
A 11ª edição do Fórum reunirá CEOs, lideranças empresariais, especialistas e representantes da sociedade civil em debates sobre equidade racial, saúde, sustentabilidade e governança ESG. A programação inclui painéis com executivos de empresas como Vivo, Bayer, Motiva, General Motors e Amcham Brasil, mediação da médica e apresentadora Thelma Assis, palestra de Monique Evelle sobre inovação e impacto social, além da Feira de Oportunidades, que oferecerá vagas afirmativas e mutirão de empregabilidade em parceria com a UGT e o Sindicato dos Comerciários de São Paulo. O evento também contará com apresentações culturais e será transmitido ao vivo pelo Portal Terra.
Serviço I Fórum Brasil Diverso 2025
- Datas: 10 e 11 de novembro de 2025
- Local: Memorial da América Latina – São Paulo (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda)
- Horário: das 9h às 18h
- Inscrições gratuitas: Sympla
- Programação completa: forumbrasildiverso.org/forum-2025
