O encerramento da Expo Retomada, o mais importante acontecimento do mercado de Eventos no Brasil após o advento da pandemia, foi em grande estilo na noite do último dia 15 de outubro.
Agências, fornecedores e profissionais do Live Marketing do Brasil e da América Latina foram reconhecidos com o Megafone de Ouro, a premiação máxima para aqueles que criam e executam ativações para marcas nos mais diversos ambientes e segmentos. Foram 27 profissionais, agências e cases premiados no total, em quatro categorias: Pro, Cases, Enterprise e Grand Prix, além da categoria LATAM, que teve a participação de agências da Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai.
O primeiro prêmio da noite foi para a categoria LATAM, o troféu da Ação de Brand Experience do Ano LATAM foi para o case Pool Truck Mercedes, da agência Quintana, de Buenos Aires.
Na categoria Profissional, foram premiados Newton Pasqualini, como melhor Developer do Ano; João Riva, como B.I do Ano; Flavia Mantovanini, como Atendimento do Ano; Everton Rosa, como Planner do Ano; Fernando Ordones, como Diretor Técnico do Ano; George Saguia, como Diretor Artístico do Ano; Mariana Perez, como Diretora de Criação do Ano; e Felipe Colturato, como Produtor do Ano.
Em Cases, a agência Netza venceu com “Vivo Turbine Suas Vendas”, na categoria de Programa de Incentivo do Ano. A Casa 96, levou o troféu com “Espalhe amor espalhe prêmios”, para Sazón, na categoria Promoção do Ano. A melhor Ação Sazonal do Ano foi para a Waba, com “Ovo de Páscoa Lacta Ibirapuera”.
O troféu de Exposição do Ano foi para a Brasil Game Show. Em Solução Cenográfica, a vencedora foi a [Lollapalooza 2019] Budweiser, da Octagon. O prêmio de Estande Do Ano foi para a [CCXP] Netflix – Stranger Things.
Na categoria Ação De Natal Do Ano, a vencedora foi a agência aktuellmix, com o case Natal Palacio Avenida Bradesco. O prêmio de Evento do Ano Aberto ao Público ficou com a Red Door, com “Henineken F1 – Senna Tribute”; o Evento do Ano para Convidados foi para a The Group, com “Encontro Anual Santander”. A agência Hands levou o prêmio de Ação de Brand Experience do Ano, com “Amstel District”.
O troféu de Fornecedor do Ano foi entregue para a GTM Cenografia; em Agência Regional de Brand Experience, a vencedora foi a Ioio, de Recife, e em Agência de Incentivo do Ano, a Mark Up. O prêmio de Agência de Trade Marketing do Ano foi para a Welcome Sales Marketing; Agência de Shopper Marketing do Ano para a Score Group e a premiada como Agência de Live Experience do Ano foi a Netza.
Na categoria Personalidade do Ano, o Grand Prix foi para Célio Ashcar Jr. e o Grand Prix do Cliente do Ano foi para o Heineken.
Além dos melhores profissionais e empresas, a escolha dos ganhadores contemplou cases com soluções para promoções ao consumidor, eventos corporativos, programas de incentivo, presença em exposições e feiras de negócios, além de todas as atividades que permeiam a jornada do shopper.
O sistema que definiu os ganhadores aconteceu, durante 2020, em duas etapas, com voto direto dado pelos agentes, profissionais e simpatizantes que estão ao redor do mercado de marketing e publicidade. Na primeira delas, as indicações foram livres mediante cadastro no site. Dali saíram os três mais indicados de cada categoria, que partiram para a fase final. Definidos os finalistas, os mais de 6 mil participantes do “colégio eleitoral” votaram elegendo os ganhadores que foram premiados na cerimônia deste dia 15.
Em sua primeira edição, o Prêmio Live contabilizou mais de 4 mil participantes, 15 mil indicações e cerca de 300 concorrentes indicados entre profissionais, cases e empresas. Na categoria LATAM, houve a participação de agências da Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai. O formato do troféu é alusivo ao instrumento de propagação de voz, ícone universal da promoção.
“Foi muito importante realizar a entrega do Prêmio Live neste momento de retomada dos negócios, mostrando a força e o valor do mercado de Live Marketing no cenário da comunicação”, afirma Cindy Feijó, coordenadora do prêmio e uma das principais influenciadoras do mercado de ativações do momento.