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Estudo da Outbrain aponta tendência para experiência de navegação

Estudo inédito da Outbrain aponta tendência para experiência de navegação mais intencional enquanto usuários se afastam do social.

Os principais recortes da pesquisa revelam mudanças no comportamento do público, como gastar menos tempo nas mídias sociais e mais confiança em sites editoriais e em anúncios vistos em ambientes editoriais do que em redes sociais; Ainda, anúncios nas mídias sociais são considerados mais intrusivos.

A Outbrain Inc. (Nasdaq: OB), desenvolveu uma pesquisa em parceria com a empresa Savanta, agência de pesquisa de mercado, para entender o valor que as recomendações nativas trazem para publishers e anunciantes, avaliando a experiência de navegação dos usuários. As principais conclusões do estudo global, realizado de 2 de dezembro de 2021 a 4 de janeiro de 2022 com mais de 9 mil consumidores na Austrália, França, Alemanha, Israel, Itália, Japão, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, trazem dados como 21% dos consumidores globais planejam gastar menos tempo nas mídias sociais nos próximos seis meses, além de aumento da confiança dos usuários em sites editoriais e a afirmação de que os anúncios são mais confiáveis em ambientes editoriais da web do que nas mídias sociais.

Embora tenha sido realizado para avaliar o comportamento on-line, a confiança em conteúdo e as preferências dos usuários, o levantamento mapeou que cada vez mais pessoas se afastam da navegação irracional para uma experiência de navegação mais intencional e cheia de propósitos, tendência que vai de encontro a um dado revelado pelo Facebook recentemente: a queda de usuários ativos diários pela primeira vez em 18 anos de sua história.

“Na Outbrain, observamos há algum tempo que os consumidores confiam mais em conteúdo e recomendações vistos em sites editoriais e se afastam da navegação em conteúdo e recomendações gerados pelos usuários nas mídias sociais”, afirma Laura Assis, diretora de vendas da Outbrain no Brasil, ressaltando que a mudança no perfil dos usuários afeta diretamente a estratégia de marketing dos profissionais de marketing. “Com esses dados, os anunciantes devem adaptar e diversificar seus canais de marketing, incluindo a publicidade nativa em sites da open web, ambientes que os usuários preferem gastar seu tempo e são receptivos a recomendações”.

Menos tempo no social e mais confiança em sites editoriais

No estudo Outbrain-Savanta, 21% dos consumidores globais planejam gastar menos tempo nas mídias sociais nos próximos seis meses. Destes, 39% estão ficando completamente offline. Cerca de 33% estão trabalhando ou estudando e 36% estão visitando portais com conteúdo editorial, como sites de notícias nacionais e locais e sites de estilo de vida.

Outro dado aponta que o conteúdo online em sites editoriais (por exemplo, sites de notícias e estilo de vida) é percebido de forma mais positiva do que na mídia social. 75% dos consumidores confiam em conteúdo e recomendações vistos em um ambiente editorial enquanto 54% que confiam em conteúdo e recomendações gerados pelos usuários nas mídias sociais. Além disso, 76% dos tomadores de decisão dos lares são significativamente mais propensos a confiar no conteúdo e nas recomendações que veem em ambientes editoriais do que os não tomadores de decisão.

O levantamento revela que a confiança do usuário também se estende à publicidade: os anúncios são mais confiáveis em ambientes editoriais da web do que nas mídias sociais. 68% dos consumidores confiam em anúncios vistos em ambientes editoriais e 55%, na publicidade encontrada em sites com conteúdo gerado pelo usuário, como mídias sociais, blogs e comunidades on-line, sendo, esta última, menos confiável. Sete em cada dez consumidores veem anúncios nativos online com alguma frequência e a maioria confia neles.

Ainda, os anúncios nas mídias sociais são considerados o tipo de anúncio mais intrusivo, seguido por anúncios display e de paid search. Dessa maneira, a publicidade nativa, que tem a aparência e se assemelha a um conteúdo editorial, é considerada a forma menos intrusiva de publicidade.

Laura Assis afirma que as campanhas nativas na rede Outbrain superaram os anúncios sociais na qualidade dos leads gerados, engajamento e eficiência de custos para marcas líderes como Ferrero Rocher e Microsoft. “Os anúncios nativos se consolidam como alternativa e podem ser mais um ponto de contato da estratégia de marketing com esses consumidores, que poderão encontrar recomendações de conteúdo mais interessantes, mais confiáveis e genuínos em sites editoriais da web. Dessa forma, é seguro para as marcas anunciarem em portais de notícias, especialmente quando feito por meio de formatos nativos, que entendem o momento de consumo e os reais interesses dos usuários”, completa a diretora comercial da Outbrain.

Confira o estudo completo neste link.

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