quinta-feira, março 6, 2025
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Estudo da Kantar mostra tendência de cabelos mais naturais

Atualmente 42,2% das mulheres usam cabelos mais naturais e ondulados. É o que mostra novo levantamento da divisão Worldpanel da multinacional de pesquisa Kantar, que faz uma análise robusta da relação das mulheres e seus cabelos em diferentes fases da vida, em 13 países.

O estudo aponta, entre outras tendências, que as mais jovens (gerações alfa e Z) têm um movimento mais forte em direção ao predomínio dos cabelos ondulados e cacheados, enquanto as mais velhas (gerações boomers e X) preferem os mais lisos. 64% das mais novas têm ondulados e 32% das gerações Z e millenials enrolados. Dos 30,6% de mulheres com madeixas lisas, 71,3% são naturais, e a grande maioria do público feminino (62%) tem fios longos, nos ombros ou abaixo deles.

Outra conclusão interessante do levantamento é a perda da força dos procedimentos químicos, que vêm sendo menos usados no longo e curto prazos. Mesmo com o recente aumento de ocasiões de uso entre o público mais maduro, com a volta à rotina fora do lar e trabalho presencial, os níveis ficam abaixo de 2020 (pré-pandemia). 62,2% das mulheres eram adeptas em 2023, e em 2024 foram 60,9%. As de 44 a 59 anos são as que mais usam produtos: 74,2% o fizeram em um período de 6 meses e são as que mais usam o tipo especializado sendo as de classe A e B as que mais desembolsam para isso. 

Enquanto isso, a geração alfa, que experimentou um expressivo aumento de uso de tratamento químico (+28%) entre 2020 e 2023, no ano passado apresentou um decréscimo de 16%. E a geração Z foi de 51,6% de ocasiões de uso em 2023 para 46,7% em 2024, indicando uma clara direção a procedimentos mais naturais e menos prejudiciais aos fios. 

A coloração é o principal tratamento adotado pelo público mais velho (58% e 55,6%, respectivamente, das usuárias de químicos da geração X e baby boomers).

Entre as mulheres das gerações Z, millennials e boomers que não realizam esses procedimentos, 47%, 35% e 38%, respectivamente, justificam estar felizes com os cabelos e preferir um look mais natural. E 15,9% das jovens de até 15 anos dizem que não fazem uso pois os pais não permitem.

“O mercado de cuidados capilares está experimentando um crescimento sustentado, impulsionado por um aumento na frequência do banho e no uso semanal de produtos. Os essenciais, como o shampoo e o condicionador, continuam a contribuir fundamentalmente para esta expansão, mas há uma forte tendência a rotinas mais diversificadas, com uso de três ou mais itens, e um maior foco na abordagem de preocupações específicas. As marcas que souberem ouvir e entender as necessidades de cada um desses públicos femininos sairão na frente.”, comenta Matheus de Macedo, Gerente de Novos Negócios, da divisão Worldpanel da Kantar.

Os dados acima fazem parte do Painel de Uso da divisão Worldpanel da Kantar, que captura o comportamento de cuidados pessoais de 50 milhões de usuários em todo o mundo, em suas 246 milhões de ocasiões semanais de cuidados pessoais em 13 países: Estados Unidos, França, Alemanha, Rússia, Espanha, Itália, Inglaterra, Polonia, China, Austrália, Japão, India e Brasil.

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