quinta-feira, novembro 21, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoEstudo da Kantar aponta ascensão de pedidos via delivery

Estudo da Kantar aponta ascensão de pedidos via delivery

Mesmo com alto gasto médio (+31,6%) em decorrência da inflação e do repasse de preços, os brasileiros aumentaram o consumo fora do lar. No primeiro trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior, houve alta de 34% em valor, crescimento de 14,1% em unidades e ascensão de 30,7% em ocasiões de consumo.

Os resultados do levantamento Consumer Insights Q1 2024, produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria, também apontam que o canal de Fast Food liderou o crescimento em valor, com alta de 9,7% na contribuição. Em segundo lugar, aparece a retomada das baladas, com crescimento de 4,2%.

Em relação às escolhas de produtos, as cestas em destaques no consumo fora do lar foram Bebidas Não Alcoólicas, Snacks Doces e Bebidas Alcoólicas. A contribuição em unidades no curto prazo (comparação entre o primeiro trimestre de 2024 com o mesmo período do ano anterior) foi de 3,9%, 3,5% e 2,8%, respectivamente.

Ainda é válido apontar que as categorias indulgentes se sobressaíram no mix de consumo, sendo os maiores drivers de crescimento entre as gerações. Aqui, consumidores até 29 anos priorizaram os doces (+4,9%), os de 30 a 39 anos preferiram as cervejas (+5,1%), os clientes de 40 a 49 anos escolheram os refrigerantes (+2,1%) e os acima de 50 anos de idade destacaram os sorvetes (+1,6%).

“Os brasileiros também impulsionaram pedidos via delivery fora do lar. O meio ganhou força com itens de menor desembolso, atingindo o maior volume em dois anos”, lembra Amanda Borges, Executiva de Contas da Kantar. O aumento foi estimulado por frequência (+46,2%) e volume médio (+16,4%) no último trimestre.

Nesse contexto, os consumidores recorreram aos aplicativos dos estabelecimentos como principal meio para realizar pedidos de delivery – alta de 60% no volume de compra. Aqui, os jovens até 29 anos foram o maior público (154% de contribuição), os Snacks Doces e as Bebidas Alcóolicas foram as cestas mais buscadas (176% e 25%, respectivamente), e a casa dos outros foi o local de destaque (134%).

Artigos relacionados

Novidades