Mesmo com alto gasto médio (+31,6%) em decorrência da inflação e do repasse de preços, os brasileiros aumentaram o consumo fora do lar. No primeiro trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior, houve alta de 34% em valor, crescimento de 14,1% em unidades e ascensão de 30,7% em ocasiões de consumo.
Os resultados do levantamento Consumer Insights Q1 2024, produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria, também apontam que o canal de Fast Food liderou o crescimento em valor, com alta de 9,7% na contribuição. Em segundo lugar, aparece a retomada das baladas, com crescimento de 4,2%.
Em relação às escolhas de produtos, as cestas em destaques no consumo fora do lar foram Bebidas Não Alcoólicas, Snacks Doces e Bebidas Alcoólicas. A contribuição em unidades no curto prazo (comparação entre o primeiro trimestre de 2024 com o mesmo período do ano anterior) foi de 3,9%, 3,5% e 2,8%, respectivamente.
Ainda é válido apontar que as categorias indulgentes se sobressaíram no mix de consumo, sendo os maiores drivers de crescimento entre as gerações. Aqui, consumidores até 29 anos priorizaram os doces (+4,9%), os de 30 a 39 anos preferiram as cervejas (+5,1%), os clientes de 40 a 49 anos escolheram os refrigerantes (+2,1%) e os acima de 50 anos de idade destacaram os sorvetes (+1,6%).
“Os brasileiros também impulsionaram pedidos via delivery fora do lar. O meio ganhou força com itens de menor desembolso, atingindo o maior volume em dois anos”, lembra Amanda Borges, Executiva de Contas da Kantar. O aumento foi estimulado por frequência (+46,2%) e volume médio (+16,4%) no último trimestre.
Nesse contexto, os consumidores recorreram aos aplicativos dos estabelecimentos como principal meio para realizar pedidos de delivery – alta de 60% no volume de compra. Aqui, os jovens até 29 anos foram o maior público (154% de contribuição), os Snacks Doces e as Bebidas Alcóolicas foram as cestas mais buscadas (176% e 25%, respectivamente), e a casa dos outros foi o local de destaque (134%).