O Prêmio Desafio Estadão Cannes comemora cinco anos em 2019, sendo o terceiro com a categoria Brief Desafio. O Prêmio tem como objetivo estimular agências e anunciantes a pensarem no Estadão como uma plataforma multimídia, que acessa diferentes audiências em diversos momentos.
Todo o ano um novo tema é escolhido para a categoria – sempre com um intuito social e criação inédita. Em 2018, a proposta foi desenvolver campanhas para o tema “Fake News: conscientização sobe a credibilidade das notícias que compartilhamos nas redes sociais”. A grande vencedora foi a Tribal WorldWide com a campanha “Fake News, Consequências de Verdade”. Além da viagem para o Cannes Lions Internacional Festival em 2018, a agência acaba de ter a confirmação de que a campanha será veiculada pelo Estadão durante essa semana, no primeiro caderno da publicação.
Os anúncios são de meia página com a assinatura do Estadão Verifica, citando matérias reais que foram publicadas no jornal sobre os fatos. “É importante popularizar o tema. Enquanto essa preocupação não chegar onde realmente as notícias se espalham, a tendência é acontecer notícias piores ainda geradas desses boatos”, destaca a dupla vencedora Bruno Montoro, diretor de arte da Tribal e Pedro Lazera, que atualmente está na Y&R.
A edição de 2019 do Brief Desafio tem como tema “Conscientização sobre aceitação de refugiados”, o vencedor será divulgado no próximo dia 26.
Ficha Técnica – “Fake News, Consequências de Verdade”:
Título 01: Campanha Morte dos Macacos/ Febre amarela
Título 02: Campanha Morte da Vereadora Marielle
Diretor de Arte: Bruno Montoro
Redator: Pedro Lazera
Agência: Tribal Worldwide