segunda-feira, dezembro 9, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoESPM sedia Congresso Internacional sobre Cor 2024

ESPM sedia Congresso Internacional sobre Cor 2024

Entre os dias 16 e 19 de setembro a ESPM, escola de referência em Marketing e Inovação voltada para negócios, será a sede do Congresso da AIC (International Colour Association). Após 20 anos, o encontro volta a ser realizado no Brasil com parceria da ESPM e tendo como anfitriã a Associação Procor – representante exclusiva da AIC no país.

O fórum global de discussão sobre cores, realizado há mais de 50 anos em diferentes países pelo mundo a cada edição, terá como tema geral Color Design, Communication and Marketing (Cores: Design, Comunicação e Marketing). Ao longo dos quatro dias, a programação do Congresso, que será realizado nas dependências da ESPM, em São Paulo, conta com palestras de grandes especialistas internacionais. “A realização do Congresso da AIC no Brasil amplia a visibilidade da importância das cores para as mais variadas áreas de estudo e de aplicação prática”, afirma Paula Csillag, professora da ESPM, presidente da Associação Procor e uma das coordenadoras do Congresso no país.

Para Paula, de acordo com diversos estudos, entre 62% e 90% da avaliação de um produto por parte dos consumidores baseia-se na cor. “Vários autores afirmam que a cor é uma ferramenta de marketing, por atrair consumidores e moldar suas percepções. Uma recente pesquisa da WGSN (Worth Global Style Network), referência em tendências de consumo, teve 98% de respostas apontando que a decisão de compra é influenciada pela cor”, acrescenta, lembrando que a forma como os contrastes de cores é escolhida em produtos ou ambientes pode ser fator determinante para o sucesso ou fracasso desses projetos.

Além de palestras, o Congresso traz workshops sobre temas como aquarela de plantas e paisagens brasileiras, mistura de cores RGB por meio da exploração microscópica de pixels e pigmentos naturais da floresta amazônica, apresentações na forma de pôster, debates e uma exposição de produtos e serviços, com a participação de empresas de vários setores.

A edição 2024 do Fórum reunirá acadêmicos e profissionais de áreas ligadas à cor (tecnologias digitais, indústrias de pigmentos, arquitetura, arte, química, colorimetria, branding, marketing, entre outras). Gareth Doherty, professor de Harvard, é um dos confirmados para o Congresso para apresentar o estudo sobre metáforas cromáticas. Doherty é também autor do livro “Roberto Burle Marx Lectures: Landscape as Art and Urbanism”, que aborda a trajetória do brasileiro Burle Marx por meio da reunião de algumas de suas palestras.

Estarão presentes no evento cerca de 120 pessoas de 26 países para acompanhar e apresentar seus estudos. Além do público especializado, o AIC 2024 estará aberto à visitação dos alunos de graduação da ESPM em uma oportunidade para que eles possam aprender ainda mais.

Entre os confirmados para o Congresso estão a professora Anat Lechner, da Stern School of Business da New York University, e Leatrice Eiseman, diretora-executiva do Pantone Color Institute. Além disso, os participantes ainda terão acessos a palestras com Patricia Fecci, gerente de Marketing da Sherwin Williams, Urangoo Samba, da WGSN, e os professores Ed. D. Petronio Bendito, da Purdue University (EUA), Ingrid Calvo Ivanovic, da Universidad de Chile e Larissa Noury, do ITECOM Art&Design Paris, entre outros nomes.

A coordenação das atividades está sob o comando de Paula Csillag, Carolina Raffainer e Ricardo Zagallo Camargo, professores da ESPM, e Vien Cheung, professora na Universidade de Leeds, no Reino Unido.

O evento, realizado no Brasil, conta com o patrocínio de Sherwin-Williams, Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), Lukscolor, RAL Colours, Studio Immagine, Canson, Sinteglas e Sitivesp (Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo).

Artigos relacionados

Novidades