Diretor de arte, Erh Ray, fundador, CEO e CCO da BETC Havas, teve sempre um olhar para os fotógrafos de moda, que através da estética interpretam uma ideia.
Para ele, a moda imprime um novo olhar e as fotos transmitem numa simples imagem tudo o que uma marca gostaria de dizer.
Erh, personagem da seção Inspiração do Blog do Adonis da semana, também se inspirou e aprendeu com os grandes nomes da direção de arte da propaganda brasileira, como Marcello Serpa, Tomás Lorente e Roberto Cipolla.
Nascido em uma família de apaixonados por cinema, imigrantes de Hong Kong que se mudou para Taiwan antes de vir para o Brasil. Erh chegou criança. Os Ray se estabeleceram em Porto Alegre.
Estudou arquitetura e durante o curso descobriu afinidade, mesmo com a publicidade. Depois de alguns prêmios regionais, voltou a São Paulo para trabalhar na DM9 de Nizan Guanaes, no início da década de 1990.
Sua primeira grande obra foi a campanha “Mamíferos” da Parmalat, inspirado nas fotografias de um livro publicado pelo norte-americano Tom Arma, especializado em retratar crianças.
Durante sua carreira, Erh ganhou mais de 20 Leões no festival de Cannes. Atuou na DDB NY e em 2002 fundou a BorghiErh com José Henrique Borghi, que em 2006 se incorporou à Lowe. Em 2012 deixou a agência e dois anos depois lançou a BETC, que se juntou ao grupo Havas em 2017.
Em mais de 25 anos de carreira, conquistou prêmios nos principais festivais internacionais como Cannes Lion, Clio’s, FIAP, One Show e New York Festival. Teve mais de 40 campanhas publicadas na revista ‘Archive’ e foi três vezes jurados em Cannes.
Neste vídeo, produzido e editado pela Other Filmes, ela fala de sua inspiração nos grandes fotógrafos e diretores de arte.