A equipe Nissan de Fórmula E está pronta e com muitas novidades para acelerar em São Paulo no dia 7 de dezembro, na corrida inaugural da 11ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA. Novos carros, pilotos, parceiros e até mesmo uma tecnológica sede contribuem para impactar de maneira positiva a equipe.
Essa temporada estreia o GEN3 Evo, o carro de corrida monoposto da FIA com aceleração mais rápida, sendo capaz de fazer de zero a 60 milhas por hora (mph) em 1,82 segundos –0-100 km/h em 1,86 s –, 36% mais rápido do que o carro GEN3 da temporada passada. Essa performance é alcançada com evoluções que vão do design, graças a um novo kit de carroceria agressivo projetado para ser mais forte, mais robusto e mais aerodinâmico. As principais mudanças são no design frontal do carro.
Uma novidade para um carro de Fórmula E é a adoção da tração integral (AWD). Ela poderá ser usada durante duelos de qualificação, largadas da corrida e no Modo Ataque. Na Nissan, essa tecnologia conta com a experiência da marca com a tração Nissan e-4ORCE, e atuando em conjunto com os pneus oficiais da categoria, Hankook iON, que tiveram a aderência melhorada entre 5 e 10%, deixam o novo monoposto da categoria ainda mais ágil. A Nissan também incorporou ao seu modelo Nissan e-4ORCE 05 GEN3 EVO um novo trem de força traseiro, melhorando a eficiência energética.
Nova pintura, mas com as flores de cerejeira
O novo carro da equipe Nissan de Fórmula E surge também com uma pintura atualizada. Como única marca japonesa na categoria, a empresa mantém em seus carros as características flores de cerejeira, um dos símbolos do Japão, mas com nova distribuição na combinação com a pintura vermelha, se diferenciando dos modelos da temporada anterior.
Nova dupla com pilotos experientes
A equipe Nissan de Fórmula E uniu em sua dupla principal dois pilotos experientes e que conhecem a marca. Além do britânico Oliver Rowland, que competiu na temporada passada pela marca e materializou uma das mais emocionantes ultrapassagens do último E-Prix de São Paulo para conquistar o terceiro lugar na corrida, voltou ao time o francês Norman Nato. Ele competiu pela Nissan na 9ª temporada e reestreia agora em São Paulo. Rowland também já tinha tido uma passagem anterior pela equipe japonesa, da 5ª a 7ª temporada.
Experientes na Fórmula E, inclusive já venceram provas na categoria, os dois pilotos acumularam quilometragem também em outras categorias. Oliver Rowland iniciou sua carreira no kart, destacando-se depois em categorias como Fórmula Renault e Fórmula 2, além de atuar como piloto de desenvolvimento na Fórmula 1. Norman Nato passou por categorias como a Fórmula Renault 3.5, GP2 Series e Fórmula 2. Ele também brilhou no Campeonato Mundial de Endurance da FIA, alcançando o segundo lugar nas 24 Horas de Le Mans (2020) e a terceira posição no campeonato 2019/20.
Brasileiro é o novo piloto de testes e simulador
No E-Prix de São Paulo a equipe Nissan de Fórmula E vai apresentar também o seu novo piloto de testes e simulador, o brasileiro Sérgio Sette Câmara. Apesar de jovem, ele foi piloto em tempo integral da categoria nas últimas quatro temporadas, apresentando várias performances notáveis. Anteriormente, ele conquistou várias vitórias e pódios na Fórmula 2 da FIA, antes de trocar para o campeonato totalmente elétrico no meio da Temporada 6 (2019/20).
O piloto de 26 anos trabalhará em estreita colaboração com Oliver Rowland e Norman Nato ao longo da nova campanha para garantir que a equipe japonesa continue a ser uma forte candidata no campeonato. A sua experiência será muito valiosa não só no simulador de preparação de eventos, mas também para ajudar a equipe no desenvolvimento contínuo do carro Nissan e-4ORCE 05 GEN3 EVO.
Novos parceiros aceleram juntos com a Nissan
Um grupo de novos parceiros se juntaram à equipe Nissan de Fórmula E para dar suporte ao time nessa temporada. Assim, a marca firmou uma parceria de quatro anos com a Petromin Corporation, fornecedora líder de soluções inteligentes no Oriente Médio. O acordo irá focar principalmente na subsidiária de carregamento de veículos elétricos da corporação, a Electromin, enquanto o negócio prevê a adoção em grande escala de mobilidade elétrica na região da Ásia. Já a Marelli traz para o time a sua experiência de mais de 100 anos no desenvolvimento de soluções tecnológicas.
Com a mesma visão da Nissan de unir sustentabilidade e desempenho, a empresa de sportswear Reflo se tornou a parceira oficial de uniformes e vestuários da equipe para as próximas duas temporadas. Mais recente empresa a entrar no time, a Dynisma Ltd. assinou um acordo com a equipe japonesa que incluirá o fornecimento de um novo simulador de corrida personalizado antes da 12ª temporada.
Já a Coral continua a bordo nessa temporada como parceira de sustentabilidade da equipe, especializada na compensação de emissões de carbono. A empresa ajuda a equipe a avaliar, monitorar e reduzir sua pegada de carbono. A Coral Eyewear também segue seu relacionamento com a equipe para uma segunda temporada. A start-up de moda sustentável fornece à roupa sua linha de produtos diferenciada, confeccionada com plástico reciclado e materiais vegetais.
Nova sede para reforçar a preparação da equipe
Nessa temporada 2024/25, a equipe Nissan de Fórmula E está contando com um suporte importante nos bastidores de sua preparação: uma nova e moderna sede. Localizada em Paris, na França, a instalação totalmente dedicada à Nissan Formula E Team se estende por mais de 2.600 metros quadrados e conta com uma área de oficina, simulador, escritórios de engenharia e gestão, bem como áreas de exibição, reunião e multiuso.
A nova sede fica perto de outras unidades da Nissan e seus parceiros da Alliance, garantindo sinergias e acesso a talentos, equipamentos e instalações disponíveis na Nissan e no grupo. A sede anterior da equipe ficava em Le Mans, também na França.
Muitas novidades que estreiam com a equipe Nissan de Fórmula E nessa 11ª temporada nas ruas de São Paulo, no dia 7 de dezembro.