Oliver Rowland, da Nissan Formula E Team, obteve uma vitória dominante na 4ª ronda do Campeonato do Mundo de Fórmula E ABB FIA 2024/25, depois da conquista de um segundo lugar no dia anterior.
Depois de conseguir qualificar-se em segundo lugar, o piloto britânico teve um excelente desempenho, liderando durante grande parte da corrida e executando uma estratégia perfeita de Attack Mode para regressar à frente nas fases finais. Numa posição confortável em termos de energia, Rowland aumentou a sua diferença para quase seis segundos, liderando um conjunto equipado com Nissan, com Taylor Barnard, da NEOM McLaren Formula E Team, a ficar em segundo.
Entretanto, depois de arrancar do 10º lugar da grelha, Norman Nato ganhou posições na volta de abertura, antes de se perder na fase Attack Mode. Num pelotão muito disputado, o francês não conseguiu poupar energia para um esforço final e cruzou a linha de meta em 15º lugar no final das 31 voltas.
A vitória de Rowland juntou-se ao seu segundo lugar na corrida de sexta-feira, que viu a estreia do Pit Boost. Estes desempenhos elevam o seu registo na época para 68 pontos, colocando-o no topo do Campeonato de Pilotos. A Nissan Formula E Team também saltou para o topo da classificação das Equipas. Entretanto, os pódios em ambas as corridas para a equipa japonesa e para a NEOM McLaren Formula E Team fizeram com que a Nissan conquistasse uma vantagem de 47 pontos no Campeonato de Construtores.
No início da semana, Gabriele Minì participou no FP0 apenas para estreantes da equipa. O piloto italiano, que irá competir na Fórmula 2 em 2025, conduziu anteriormente para a Nissan Formula E Team em Berlim no ano passado e aprofundou a sua experiência na Fórmula E na quinta-feira, no Circuito Corniche de Jeddah. Ao completar uma sessão inteira, Minì ajudou a equipa a recolher dados antes do evento, estabelecendo o segundo tempo mais rápido.
Tommaso Volpe, Diretor-Geral e Chefe de Equipa da Nissan Formula E Team: “Estamos muito contentes por conseguirmos hoje a nossa segunda vitória da época, depois do P2 de ontem, especialmente num local tão importante para a Nissan e para o nosso parceiro de inovação Electromin. A segunda corrida de uma jornada dupla é sempre um desafio, uma vez que todas as equipas têm muitos dados do dia anterior, mas fizemos alguns bons ajustes durante a noite. Na qualificação, Norman teve a infelicidade de perder os duelos, mas Oli fez um excelente trabalho para alinhar na primeira linha. Na corrida, Oli poupou energia logo no início, o que lhe permitiu passar para a frente e pressionar. A estratégia foi perfeita, mantendo-se afastado dos problemas quando necessário e utilizando a quantidade certa de Attack Mode na altura certa. Do lado de Norman, começar no meio do pelotão não é fácil e foi difícil poupar energia no início, o que significou que não conseguiu avançar no final. Apesar de alguns desafios, estamos muito orgulhosos por terminar esta semana de corridas em Jeddah com a liderança nos três campeonatos. No entanto, esta primeira parte da época também revelou algumas áreas a melhorar. O nosso foco agora é continuar a trabalhar para resolver esses pontos no próximo intervalo antes de Miami. Os nossos concorrentes vão melhorar, por isso também temos de fazer o mesmo para continuarmos a ter um desempenho a este nível e mantermos a nossa posição na classificação.”
Oliver Rowland, Piloto da Nissan Formula E Team: “Estou muito feliz por ter conquistado outra vitória com um excelente desempenho em Jeddah. A qualificação em segundo lugar foi ótima, larguei mais cedo e aproveitei ao máximo o slipstream para poupar alguma energia, o que foi o cenário perfeito. Por vezes, o pelotão estava a ficar um pouco agressivo, por isso escolhi esses momentos para chegar à frente e não ter problemas. A nossa estratégia com o Attack Mode foi perfeita e garantiu que eu conseguisse aumentar a distância na frente para um final tranquilo. O carro esteve fantástico durante todo o fim de semana, foram duas corridas muito diferentes, mas tivemos um bom desempenho em ambos os dias. É fantástico estar a liderar os três campeonatos, mas o nosso foco está conseguir ir progredindo corrida a corrida e fazer o nosso melhor para estarmos numa boa posição no final da época.”
Norman Nato, piloto, Nissan Formula E Team: “Tínhamos um carro forte este fim de semana, mas não fomos capazes de juntar tudo. A infração técnica de ontem foi frustrante e colocou-nos bem fora de posição e incapazes de tirar o máximo partido da estratégia na fase de Pit Boost. Depois, hoje, foi uma corrida difícil, cheguei a estar em P7 na fase inicial, mas o pelotão ficou confuso e perdi algumas posições após alguns contactos. Tentámos uma abordagem diferente na tentativa de entrar no top-10, mas não aconteceu. É frustrante sair sem pontos, temos um carro competitivo, como provou o Oli, e estou a sentir-me confortável em pista, mas algum azar e alguns erros tornaram tudo mais difícil. Vamos continuar a trabalhar e estamos determinados a aprender com este fim de semana e a voltar melhor para lutar pelas primeiras posições.”
Gabriele Minì: “Foi um FP0 interessante, aprendi muito e melhorei imenso ao longo da sessão. É um carro muito diferente daquele que conduzi em Berlim, os pneus fizeram uma enorme diferença com o aumento dos níveis de aderência. Foi ótimo fazer voltas nos modos de potência de 300kW e 350kW e estou satisfeito por ter ajudado a equipa e por ter feito uma sessão sem problemas. Estou satisfeito com o meu desempenho e gostaria de voltar a conduzir o carro se houver uma oportunidade. Parabéns à equipa por este fim de semana incrível e espero que a forma possa continuar durante o resto da época!”