O Encontro Nacional do Ecossistema Sinapro-Fenapro, realizado em Campo Grande (MS), nas últimas quarta e quinta-feira, contou com a participação de presidentes e diretores dos Sindicatos das Agências de Propaganda de todo o País. O evento foi marcado por discussões estratégicas e pela entrega de soluções concretas voltadas à evolução do ecossistema da propaganda brasileira.
“Este foi um encontro especial entre os vários que já realizamos junto às lideranças do nosso ecossistema, com a discussão de temas que estão impactando ou irão influenciar o negócio das agências no futuro”, afirma Daniel Queiroz, presidente da Fenapro.
|
Entre os temas centrais, destacou-se o programa de formação de novas lideranças da Fenapro e dos Sinapros – tema que vinha sendo tratado por um dos Grupos de Trabalho (GTs), e para o qual foi proposto um plano de ação robusto de capacitação e sucessão. A proposta visa assegurar a continuidade das operações e o fortalecimento da representação setorial por meio da formação de novas lideranças qualificadas.
Outro destaque foi a apresentação do projeto do novo sistema digital para as Listas Referenciais de Custos Internos, que deve ser finalizado no segundo semestre deste ano. O sistema trará mais eficiência e acessibilidade às agências de todo o País e será desenvolvido em parceria pelos Sinapros e a Fenapro. Entre os principais benefícios do novo formato estão a busca rápida e simplificada das referências sobre os custos internos, atualizações dos valores em tempo real e a customização dos valores de acordo com a realidade de cada estado.
Também foram apresentados os resultados preliminares da VanPro, levantamento de indicadores das agências, e as ações em âmbito estadual que estão em andamento com vistas ao desenvolvimento sustentável do mercado e o entendimento das realidades locais.
Olhando para o futuro
O grande diferencial desta edição foi o Workshop “Planejamento de Cenários”, conduzido por Fernando Braga e Silva, fundador da Delta Consulting, que promoveu uma imersão estratégica nos possíveis futuros para o setor. A atividade proporcionou insights relevantes e gerou forte engajamento dos participantes – sentimentos que puderam ser captados nos depoimentos em vídeo colhidos ao longo do evento.
|
Braga e Silva, que também é especialista em planejamento estratégico e cenários futuros, utilizou, no workshop, a metodologia Oxford Scenario Planning Approach (OSPA), um modelo que permite que organizações aprendam a lidar melhor com a incerteza, ampliando suas possibilidades estratégicas.
|
Na avaliação dos presidentes dos Sinapros presentes ao encontro, esta foi uma oportunidade de trocar informações, olhar as novidades do mercado e o cenário futuro. “O encontro contribuiu para dar acesso a ferramentas que irão ajudar na gestão dos negócios e a expandir a visão estratégica de cada um dos participantes”, destacou Adriany Bueno, presidente do Sinapro-MS e anfitriã do evento.
“Este encontro trouxe conteúdos altamente relevantes e qualificados para os Sinapros e as agências, tornando-se um case que deve inspirar e nortear os próximos encontros nacionais”, completou o presidente da Fenapro.