Empresas lançam serviço de gestão financeira para a indústria da comunicação

A ideia de que publicitários, jornalistas e profissionais do audiovisual detêm pouca intimidade com números já é velha conhecida no mercado. Com objetivo de desmistificar essa história, a consultoria PlanoGestão e a empresa iSetor acabam de lançar o F4U – Finance for you, serviço personalizado para gestão estratégica e operacional nas áreas administrativa e financeira.

O objetivo é atender agências de comunicação corporativa e de publicidade, produtoras de audiovisual e outras empresas que atuam na área cultural com faturamento de até R$ 10 milhões. “Depois de atendermos durante muito tempo algumas dessas empresas, identificamos problemas específicos do setor, daí a decisão de unirmos nossa expertise para criar um produto sob medida. A ideia é transformar os números em histórias, e as histórias em números, com uma linguagem mais próxima dos criativos”, destaca Erick Krulikowski, sócio-diretor da iSetor.

“Nos cursos de comunicação é, geralmente, escasso o aprendizado sobre educação financeira, empreendedorismo e gestão de negócios, o que cria certa barreira nos profissionais em relação aos números”, explica Silvio Soledade, sócio-diretor da PlanoGestão e diretor Financeiro e Cultural da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP).

A novidade oferece um mix de serviços como planejamento financeiro, gestão de negócios e outsourcing para orientar agências na tomada de decisões e também a organizarem o negócio do ponto de vista operacional. O escopo inclui a operação terceirizada da gestão de caixa, pagamento de fornecedores e contas a receber, conciliação bancária entre outros. “A grande vantagem é que oferecemos olhar isento, com mapeamento de como está a saúde financeira da empresa. Acompanhamos de perto sua gestão e criamos a cultura de determinar encontros periódicos para os sócios analisarem suas finanças, algo geralmente deixado de lado e só levado em conta quando há riscos graves”, explica Silvio.

Com um time de especialistas e consultores dedicados, o serviço oferece suporte para que a agência possa gerenciar por conta própria seu negócio ou delegar a equipe da PlanoGestão e iSetor toda ou parte de sua operação administrativa financeira. “Manter um profissional bem qualificado para gerir financeiramente seu negócio nem sempre é um investimento que as empresas conseguem fazer. Em estruturas mais enxutas também é comum o acúmulo de funções administrativas e de recursos humanos, desviando o foco do planejamento e gestão das finanças”, explica Silvio.

“Acreditamos nos negócios criativos como ferramenta de desenvolvimento do País. O cenário é excelente para as organizações começarem a rever seus processos e controlar ainda mais as entradas e saídas de recursos, pois somente com um bom controle e planejamento somados à criatividade é que efetivamente conseguirão gerar mais valor e serem mais sustentáveis”, finaliza Erick.