Há vários anos venho tocando nesse ponto, porém se ouvia muito que as empresas estavam focadas em seus “ganhos” e que se fosse para investir no colaborador, deveria ser algum curso ou qualificação que trouxesse retorno para a empresa, algo como cursos de gestão, vendas, processos e outros complementares à área de atuação do colaborador, mas a questão de investir no próprio colaborador parecia algo pouco interessante, afinal qual seria o retorno?
Então mais recentemente começamos a ouvir sobre humanizar as empresas, acolher melhor os colaboradores, ou seja, as marcas compreenderam que não é somente um colaborador qualificado e bem preparado que fará a marca corporativa melhor, mas um colaborador que saiba que é visto como alguém especial naquele contexto, uma marca pessoal que faz parte de um todo, que junto a tantas outras representa uma marca corporativa e que somente juntos crescerão.
Como empresa, é fácil focar apenas na marca que foi criada para seus produtos ou serviços. Mas, você empresa, já pensou na importância de trabalhar as marcas pessoais de seus colaboradores? A marca pessoal tem um impacto significativo no sucesso de seus colaboradores e da empresa como um todo. Neste artigo, exploro porque a marca pessoal é importante e como a empresa pode trabalhar com seus colaboradores para cultivar e promover suas marcas pessoais.
Por que a marca pessoal é importante
Marca pessoal é o processo de construção de uma reputação e imagem para si mesmo que destaca as habilidades, valores, crenças, experiências e pontos fortes únicos. Na era digital de hoje, a marca pessoal é mais importante do que nunca. Com o surgimento das mídias sociais, os colaboradores têm a capacidade de atingir um público mais amplo do que nunca. Uma marca pessoal forte os ajudará a se destacarem da multidão/concorrência, atrair novas oportunidades e construir sua rede profissional.
Mas a marca pessoal não é benéfica apenas para seus colaboradores. Também têm um impacto positivo na empresa. Quando os colaboradores têm uma marca pessoal forte, eles se tornam embaixadores da marca corporativa.
Eles ajudarão a:
- Ampliar a visibilidade e a conscientização do público;
- Aumentar a demanda e fidelidade dos clientes e parceiros;
- Aumentar a confiança do profissional;
- Fortalecer a marca corporativa;
- Conquistar mais clientes;
- Ampliar a consciência de marca para 0 ecossistemas;
- Tornar a marca corporativa mais humanizada e desejada;
- Gerar maior sentimento de confiança nos stakeholders;
- Atrair os melhores talentos para a organização e
- Melhorar o reconhecimento geral da marca.
Como cultivar a marca pessoal
Agora que entendemos a importância da marca pessoal, como pode trabalhar com seus colaboradores para cultivar e promover suas marcas pessoais?
Tenho feito alguns trabalhos em empresas exatamente com esse intuito, ou seja, construído e realinhando marcas pessoais, por meio de meu workshop, onde passamos por um processo de autoconhecimento e compreensão de valores, crenças, diferenciais, construção de posicionamento, missão, visão e propósito, conectando tudo ao posicionamento, propósito e valores da empresa, alinhando assim as duas partes.
Fora isso, que considero primordial, deixo aqui algumas dicas:
1. Incentive os colaboradores a desenvolver sua voz única: todos têm uma perspectiva e uma voz únicas. Incentive seus colaboradores a desenvolver sua voz pessoal e compartilhar suas opiniões e pensamentos sobre tópicos do setor. Isso os ajudará a se destacar e ser reconhecidos como líderes de pensamento em suas áreas.
2. Ofereça oportunidades de desenvolvimento profissional: Investir no desenvolvimento profissional dos colaboradores ajudará a desenvolver suas habilidades e experiências, o que fortalecerá a marca pessoal e a marca corporativa.
3. Use a mídia social: a mídia social é uma ferramenta poderosa para a marca pessoal e consequentemente para a marca corporativa. Incentive os colaboradores a criar perfis em redes profissionais como o LinkedIn, Instagram e a compartilhar informações e notícias do setor em seus canais de mídia social. Mas é importante que tenham total consciência de que suas marcas pessoais representam e impactam também a marca corporativa, afinal precisa haver um cuidado com tudo que se posta. Essa consciência será adquirida a partir do momento que eles passarem por um processo de construção de suas marcas pessoais e compreendem a real importância das redes, e o co-branding entre suas marcas pessoais e a marca corporativa.
Um Pit Stop estratégico para explicar rapidamente o que é co-branding.
O co-branding é uma parceria entre duas marcas, que traz benefícios para ambas as marcas envolvidas, como por exemplo o aumento do alcance e da credibilidade.
É uma estratégia em que duas ou mais marcas se associam com um mesmo objetivo, para fortalecer o posicionamento de ambas, melhorar o reconhecimento no mercado e gerar valor.
4. Destaque as conquistas dos colaboradores: reconheça e celebre as conquistas dos colaboradores, seja uma promoção, palestra ou prêmio. Isso não apenas aumentará sua confiança, mas também mostrará seus conhecimentos e realizações para um público mais amplo.
5. Apoie os projetos paralelos dos colaboradores: incentive os colaboradores a buscar projetos paralelos que se alinhem com seus interesses e paixões pessoais. Isso pode ajudá-los a construir sua marca pessoal e trazer novas ideias e insights para sua empresa.
Os benefícios da marca pessoal
Com apresentei no início deste artigo, ao investir na marca pessoal dos colaboradores, a marca corporativa criará uma situação vantajosa para ambos, colaboradores e sua empresa. Aqui detalho alguns dos benefícios da marca pessoal:
- Maior visibilidade e credibilidade: uma marca pessoal forte pode ajudar os colaboradores a se destacarem em um mercado concorrido e serem reconhecidos como especialistas em suas áreas, o que impactará diretamente a percepção de valor da marca corporativa.
- Atraia os melhores talentos: quando os colaboradores têm uma marca pessoal forte, eles se tornam mais atraentes para outros talentos importantes do setor, que desejam se unir, aprender e ter experiências com elas.
- Reputação da marca aprimorada: quando os colaboradores são reconhecidos como líderes de pensamento em suas áreas de atuação, isso ajudará a melhorar a reputação geral da marca corporativa.
- Maior confiança do cliente: quando os colaboradores têm uma marca pessoal forte, eles ajudarão a criar confiança e credibilidade com clientes em potencial.
- Maior retenção de colaboradores: Investir no desenvolvimento pessoal dos colaboradores e ajudá-los a construir sua marca pessoal pode levar a uma maior satisfação no trabalho e retenção desses colaboradores.
Por fim, a marca pessoal é um aspecto importante do desenvolvimento de carreira que pode beneficiar tanto os colaboradores quanto sua empresa. Ao incentivar e apoiar os colaboradores em seus esforços de marca pessoal, a marca corporativa ajudará a se destacarem em um mercado concorrido e se tornarem embaixadores da marca corporativa.
Então, por que não começar a investir nas marcas pessoais dos seus colaboradores hoje?
Paulo Moreti, especialista em personal branding, publicitário, coach e autor.
email contato@paulomoreti.com
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