Empreendedorismo de Impacto Social é tema do curso de férias da ESPM

Já pensou em desenvolver uma ONG que pudesse resolver os problemas do mundo como saúde, educação, pobreza ou desmatamento? Ou ainda, trabalhar com uma causa social ou ambiental e ao mesmo tempo ganhar dinheiro? Realizar e ter, realmente, um propósito?

Este é o trabalho de um empreendedor de negócio de impacto social, que diferentemente do empreendedor tradicional que só busca o lucro, desenvolve por meio de sua organização atividades juntamente com outros públicos, como governo, empresa e sociedade civil organizada, para transformar uma realidade social ou ambiental dentro de um modelo pragmático e inovador.

Empreender é uma arte que inspira e motiva pessoas pelo mundo todo. Grandes negócios são criados, vidas transformadas e ótimas ideias são colocadas em prática. O empreendedorismo social vem ganhando espaço e quem opta por esse caminho monta uma organização em que a responsabilidade social está à frente do negócio.

Assim, a ESPM-SP e o professor Marcus Nakagawa idealizaram o Curso de Férias Empreendedorismo de Impacto Social: definindo causas e ações para mudar o mundo, com o objetivo de desenvolver nos alunos a compreensão sobre o empreendedor e o empreendedorismo social nas suas várias vertentes, engajamento, desafios e oportunidades, além de apresentar outros formatos de projetos, organizações e negócios que estão trabalhando para um mundo melhor.

As aulas serão de 14 a 18 de janeiro de 2019, das 19h30 às 22h30, na ESPM-SP, Joaquim Távora, e serão ministradas pelo doutorando em Sustentabilidade pela USP/EACH, mestre em administração com ênfase em sustentabilidade na estratégia de negócios das empresas e professor na graduação e no MBA da ESPM-SP, Marcus Nakagawa, que também foi coordenador do Programa Social Nutrir da Nestlé, gerente de sustentabilidade para fornecedores da Philips para a América Latina e foi empreendedor na iSetor com consultorias e projetos para o Instituto Akatu, Instituto Ressoar da Rede Record, Fundação Telefônica, entre outras empresas e instituições.

“O curso é direcionado para todos os públicos, como: executivos e profissionais de administração, marketing e publicidade, empreendedores, gestores e mobilizadores sociais, para que possam discutir, aprender e planejar a união de ações e valores pessoais na profissão”, explica Nakagawa.

As 15 horas de aula serão dinâmicas e com diversos estudos de casos, além de debates e a montagem do esboço de um empreendimento. Entre os assuntos abordados estão: Quem é o empreendedor social?; O que é empreendedorismo social?; Desafios e problemas do mundo; Voluntariado e projetos sociais: a importância da ação social na sociedade e na empresa; Terceiro Setor: parceiros estratégicos para melhorar o mundo; Negócios sociais: pensando em negócios e fazendo um impacto socioambiental; e O início da modelagem da minha ONG, meu negócio social ou meu projeto social.

 

Serviço:

Empreendedorismo de Impacto Social: definindo causas e ações para mudar o mundo
Datas: 14 a 18/01
Carga horária: 15 horas
Investimento: R$ 1.720,00 (pode ser parcelado em até seis vezes)
Local: R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana
Informações: (11) 5081-8200 / [email protected]

https://www.espm.br/educacao_continuada/empreendedorismo-de-impacto-social-definindo-causas-e-acoes-para-mudar-o-mundo/