Já pensou em desenvolver uma ONG que pudesse resolver os problemas do mundo como saúde, educação, pobreza ou desmatamento? Ou ainda, trabalhar com uma causa social ou ambiental e ao mesmo tempo ganhar dinheiro? Realizar e ter, realmente, um propósito?
Este é o trabalho de um empreendedor de negócio de impacto social, que diferentemente do empreendedor tradicional que só busca o lucro, desenvolve por meio de sua organização atividades juntamente com outros públicos, como governo, empresa e sociedade civil organizada, para transformar uma realidade social ou ambiental dentro de um modelo pragmático e inovador.
Empreender é uma arte que inspira e motiva pessoas pelo mundo todo. Grandes negócios são criados, vidas transformadas e ótimas ideias são colocadas em prática. O empreendedorismo social vem ganhando espaço e quem opta por esse caminho monta uma organização em que a responsabilidade social está à frente do negócio.
Assim, a ESPM-SP e o professor Marcus Nakagawa idealizaram o Curso de Férias Empreendedorismo de Impacto Social: definindo causas e ações para mudar o mundo, com o objetivo de desenvolver nos alunos a compreensão sobre o empreendedor e o empreendedorismo social nas suas várias vertentes, engajamento, desafios e oportunidades, além de apresentar outros formatos de projetos, organizações e negócios que estão trabalhando para um mundo melhor.
As aulas serão de 14 a 18 de janeiro de 2019, das 19h30 às 22h30, na ESPM-SP, Joaquim Távora, e serão ministradas pelo doutorando em Sustentabilidade pela USP/EACH, mestre em administração com ênfase em sustentabilidade na estratégia de negócios das empresas e professor na graduação e no MBA da ESPM-SP, Marcus Nakagawa, que também foi coordenador do Programa Social Nutrir da Nestlé, gerente de sustentabilidade para fornecedores da Philips para a América Latina e foi empreendedor na iSetor com consultorias e projetos para o Instituto Akatu, Instituto Ressoar da Rede Record, Fundação Telefônica, entre outras empresas e instituições.
“O curso é direcionado para todos os públicos, como: executivos e profissionais de administração, marketing e publicidade, empreendedores, gestores e mobilizadores sociais, para que possam discutir, aprender e planejar a união de ações e valores pessoais na profissão”, explica Nakagawa.
As 15 horas de aula serão dinâmicas e com diversos estudos de casos, além de debates e a montagem do esboço de um empreendimento. Entre os assuntos abordados estão: Quem é o empreendedor social?; O que é empreendedorismo social?; Desafios e problemas do mundo; Voluntariado e projetos sociais: a importância da ação social na sociedade e na empresa; Terceiro Setor: parceiros estratégicos para melhorar o mundo; Negócios sociais: pensando em negócios e fazendo um impacto socioambiental; e O início da modelagem da minha ONG, meu negócio social ou meu projeto social.
Serviço:
Empreendedorismo de Impacto Social: definindo causas e ações para mudar o mundo
Datas: 14 a 18/01
Carga horária: 15 horas
Investimento: R$ 1.720,00 (pode ser parcelado em até seis vezes)
Local: R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana
Informações: (11) 5081-8200 / ferias@espm.br