As melhores práticas sobre engajamento de colaboradores de três grandes players do mercado ganharam destaque na primeira edição do SuaTV Cases, realizado pelo Grupo Comunique-se na manhã desta terça-feira, 13, no auditório do ESPM Tech, Zona Sul da capital paulista. Voltado a gestores de comunicação e de RH convidados, o evento teve parceria da ESPM e do Great Place to Work (GPTW Brasil).
Conduzido por Patricia Gil, professora da instituição de ensino, o workshop apresentou os desafios, aprendizados e resultados do Grupo NotreDame Intermédica, Oracle e CPFL Renováveis a partir do uso de TV corporativa, canal de comunicação interna que, nos dias de hoje, representa o melhor investimento para empresas que almejam elevar o empenho de equipes. “Uma comunicação interna eficiente engaja quatro vezes mais os colaboradores, diminui o absenteísmo e melhora a performance da companhia. Todos esses ganhos vêm ao encontro do uso de TVs corporativas”, destacou na abertura do evento Rodrigo Azevedo, CEO do Grupo Comunique-se.
Diretor de consultoria e capacitação do GPTW Brasil, Cauê de Oliveira apresentou logo em seguida o conceito de “Giftwork”, desenvolvido pela consultoria, que ensina a lideranças como criar práticas de grande impacto baseadas em passos simples e sem grandes aportes financeiros. “De nada adianta a empresa, por exemplo, ter o melhor equipamento de TV corporativa, se ela não conta com lideranças engajadas. Ações simples e pouco dispendiosas, ao contrário do que se pensa, geram, sim, grandes resultados”, pontuou.
“Quando bem trabalhada, a comunicação corporativa valoriza o público interno e reforça nele o sentimento de pertencimento à empresa. Uma imagem positiva junto a clientes finais necessita, primeiro, ser endossada pelos próprios colaboradores, que são um dos principais porta-vozes da companhia”, salientou Mônica Paiva, diretora de gente e gestão do Comunique-se. A gestora apresentou ao público ações internas de engajamento ativadas pelo grupo. “Comercializamos a SuaTV no mercado, mas também fazemos uso interno da solução que desenvolvemos. No Comunique-se, a TV corporativa é dos nossos colaboradores, que têm muito a falar. O nosso melhor conteúdo vem das pessoas. É uma ferramenta que não só informa, mas, sobretudo, envolve”, destacou.
Cases – Maior empresa brasileira de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, a CPFL Renováveis contou como está conquistando a excelência nos resultados. Josy Alves, coordenadora de comunicação da companhia, apresentou o modelo de gestão de comunicação interna da empresa. “Posso resumir a minha fala na seguinte frase: procure uma fórmula que funciona e que faça sentido para o seu público interno”, aconselhou.
Representando o Grupo NotreDame Intermédica, Bruna Oliveira, gerente de comunicação, revelou a “fórmula” que fez o GNDI, em apenas três anos, engajar aproximadamente 13.000 mil colaboradores em mais de 90 diferentes locais de trabalho. “A programação da nossa TV corporativa é trabalhada de forma geral, para todos os colaboradores do País, mas também de modo específico, para as unidades. Focamos mais em imagens e menos em textos. Criamos diversos conteúdos em vídeos, como dicas de saúde, de lazer e também quizzes interativos. Todas as ações só são possíveis com o suporte dos nossos agentes de comunicação, funcionários que nos ajudam a desenvolver a programação”, contou.
Pioneira no uso da SuaTV Cases, a Oracle contou como faz para, desde 2010, engajar seus colaboradores. Alexandre Silva, coordenador de comunicação corporativa da gigante global de TI, mostrou como a ferramenta, utilizada de maneira assertiva, funciona como um poderoso agente agregador da multinacional. “O nosso desafio foi transformar a comunicação interna. Como estamos em vários estados do País, a integração de colaboradores de culturas heterogêneas era um dos ‘gaps’. Acabei me familiarizando tanto com a ferramenta do Grupo Comunique-se que, se quiserem, posso realizar manutenções da plataforma”, brincou Silva.
Com grande participação do público, a primeira edição do SuaTV Cases terminou no final da manhã com tour dos convidados pelo ESPM Tech. Situado na Joaquim Távora, o campus foi reformado no primeiro semestre do ano. Inspirado em universidades dos Estados Unidos, o espaço possui área de convivência, nova biblioteca e uma andar para coworking e incubadora. O objetivo é promover a autonomia dos profissionais, tanto em ambientes corporativos, quanto em ações empreendedoras.