Há pouco mais de um mês para a sua 27ª edição, o Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica anuncia mais quatros nomes que farão parte do seu Ciclo de Conferências. São eles: a brasileira Keka Morelle, CCO Latam da Ogilvy Latina; o argentino Leandro Raposo, Creative President & Founder da The Cyranos; o mexicano Omar Carrión, Diretor IMC & Omnichannel Kellanova (antiga Kellogs) América Latina e o brasileiro Bruno Regalo, Global Chief Design Officer da TBWA Worldwide.
“O Festival El Ojo é o evento de maior prestígio da região para treinamento, inspiração e debate sobre comunicação, marketing, mídia, tecnologia e conteúdo. Com um perfil claramente focado em Ideias, Criatividade, Inovação, Tendências, Big Data, Plataformas Sociais e Digitais. Um encontro para ver além, ir mais longe, mudar o olhar, observar a realidade a partir de diferentes óticas e perspectivas, compreendendo as mudanças sociais e tecnológicas que a velocidade atual do mundo exige. Nossos conferencistas, alguns dos principais líderes mundiais do setor de ideias, têm muito a contribuir para essa transformação”, afirma Santiago Keller Sarmiento, presidente do El Ojo de Iberoamérica.
Keka, Leandro, Omar e Bruno se juntam à lista de outros quatro palestrantes confirmados anteriormente, que são: o brasileiro Ícaro Doria, Presidente e CCO da DM9; Javier Campopiano, Global CCO da McCann Worldgroup e McCann; Bruno Bertelli, Global CEO da LePub e Global CCO da Publicis Worldwide; e Yasu Sasaki, Global Chief Creative Officer da Dentsu, Chief Creative Officer da Dentsu Japan e Managing Executive Officer (Creative) da Dentsu Inc.
O El Ojo 2024 ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de novembro, no Auditório Principal do espaço La Rural, Prédio Ferial de Buenos Aires, na Argentina.
Confira abaixo mais informações sobre os quatro novos palestrantes confirmados.
A brasileira Keka Morelle é uma das líderes criativas mais respeitadas da América Latina. Ela assumiu o posto de Chief Creative Officer da Ogilvy Latina em agosto de 2023.
Por quase três décadas, Keka provou sua capacidade de usar o poder da criatividade para gerar impacto tanto para as marcas, quanto para a sociedade. Seu trabalho foi reconhecido em diversos festivais, incluindo One Show, D&AD, Clio e sobretudo Cannes Lions, no qual participou como jurada por três vezes.
Keka trabalhou também na WT Brasil; foi diretora executiva de criação na AlmapBBDO; diretora de criação na DDB; e diretora de arte na F/Nazca.
Foi nomeada “Melhor Profissional de Criação” do Brasil pelo Prêmio Caboré em 2018. Em 2020, entrou para a lista Creative 100 da Adweek como uma das líderes globais que estão renovando a cultura das agências e foi nomeada uma das Women to Watch. Também foi selecionada como a segunda profissional mais admirada no setor de comunicação brasileiro, de acordo com o estudo Agency Scope 2020.
Ela estudou publicidade na Universidade PUC e também tem formação em moda na Universidade Santa Marcelina, em São Paulo.
Em 2020, como CCO da Wunderman Thompson Brasil, Keka foi Presidente do Júri do El Ojo Gráfica e El Ojo Via Pública.
Leandro Raposo ganhou seu primeiro prêmio criativo aos 17 anos de idade: uma bolsa para estudar na Escuela Superior de Creativos. Hoje, aos 50 anos de idade, esse argentino, que vive na Espanha há 15 anos, é um dos criativos mais reconhecidos do mundo.
Ele foi escolhido pelo Big Won Report 2012 como um dos 25 melhores Chief Creative Officers do mundo, é graduado honorário da Universidad del Pacífico (Chile), da Escuela de Creativos Argentina e conquistou praticamente todos os prêmios concedidos no setor.
Ganhou, entre outros prêmios, mais de 50 Leões no Cannes Lions, mais de 30 Clios, o Grand Prix de TV no New York Film Festival, One Show, o Grand Prize for Innovation no Eurobest, D&AD, ADC, Epica, Communication Arts, 30 London Awards e mais de 350 prêmios e 11 Grand Prix em todos os festivais regionais existentes. Criando conteúdo para marcas, ele também ganhou prêmios no Grammy, MTV Awards, Gardel, Museu Reina Sofia e Festival de Cinema de Havana.
No início de 2008, aceitou uma oferta para continuar experimentando sua carreira em outro continente e tornou-se Diretor Geral de Criação da Mccann Espanha. Um ano e meio depois, a agência passou do décimo para o primeiro lugar no ranking de criação, onde permaneceu durante os cinco anos em que ele liderou a agência criativamente. Sua agência conquistou mais de 20 novos clientes em competições criativas e aumentou o número de distinções criativas em 400% (com mais de 260 prêmios). Também se tornou a agência mais premiada no Effies, além de ganhar dois Grand Effies pelo trabalho que Raposo e sua equipe fizeram para seu cliente Campofrío.
Em novembro de 2012, o Mccann Worldgroup lhe ofereceu a gerência geral de criação europeia e o desafio de criar um centro de excelência criativa global com sede em Barcelona: a Cyranos/McCann, que ele liderou como presidente de criação e fundador.
Em apenas quatro anos, a Cyranos venceu concorrências globais para clientes como Coca-Cola, Unilever, Alitalia, eletrodomésticos Beko e mais de 20 contas locais ou regionais.
Há sete anos, ele comprou toda a participação acionária da agência por meio de um management by out. Hoje, a Cyranos se tornou um dos centros independentes mais criativos da Espanha e um parceiro criativo global preferencial para marcas como Amazon, Coca-Cola, Unilever, Kellogs, Kimberly Clark, Mowi Salmon, Catalana Occidente, Cervecería Damm e Boffil urbanismo, entre muitas outras.
Nos últimos anos, a Cyranos também abriu a Cyranos Buenos Aires e o Sioux meet Cyranos Madrid, com o qual ganhou o grande prêmio de eficiência 2020 por seu renomado trabalho para o Bankinter.
Leandro Raposo foi nomeado um dos 10 criativos mais influentes da história pela Associação Argentina de Agências. Foi o primeiro criativo ibero-americano a ser eleito em Cannes como jurado da Argentina e da Espanha, foi presidente do júri de festivais internacionais como o El Ojo de Iberoamérica e foi convidado a dar conferências na Argentina, Brasil, México, Cuba, Estados Unidos, Reino Unido, França, Malásia, Tailândia, Chile, Turquia e Rússia. Participou no Equador de um congresso tecnológico com Julian Assange e foi convidado a falar em uma infinidade de congressos, desde conferências internacionais de comunicação política até no Museu Guggenheim de Arte Moderna.
Em 2020, em plena pandemia, atuou na conferência online do El Ojo intitulada “15 coisas que nunca veria numa conferência presencial. A diferença entre ficar paralisado pela mudança e tirar partido dela”.
Omar Carrión tem mais de 25 anos de experiência em marketing, dedicado a construir e reconstruir plataformas de comunicação que ajudam as marcas a se conectar com seu público de forma significativa. Entusiasta por marcas, teve o privilégio de trabalhar com algumas das mais influentes do mundo, incluindo Coca-Cola, Kellogg’s, McDonald’s, Samsung e Volkswagen. É ainda apaixonado por colaborar com marcas locais que têm um impacto e um espírito significativos.
A sua experiência abrange tanto a perspectiva da agência como a do cliente, o que lhe permite compreender e equilibrar os dois lados das histórias. Como um amigo criativo lhe disse uma vez, “Omar esforça-se por manter todos os hemisférios equilibrados”. Para ele, as marcas são mais do que simples produtos e as campanhas não são meras ocorrências. Para ele “os festivais e eventos do setor são essenciais para medir o nosso progresso e as nossas aspirações”.
A criatividade, na sua opinião, não é apenas uma melhoria cosmética, mas uma ferramenta vital para quebrar as zonas de conforto e desafiar o status quo. Sente-se confortável com o desconforto, acreditando que as melhores ideias surgem frequentemente quando se aborda o desconforto social, emocional e económico.
Ao longo de sua carreira, Omar teve a honra de trabalhar com algumas das mentes mais brilhantes e criativas da América Latina, formando amizades duradouras e parcerias profissionais. Chegou a se casar com um dos principais diretores de arte de publicidade do México, conhecido por criar direções de arte icônicas para campanhas.
Ele se orgulha das campanhas e projetos integrados que desenvolveu, como o Kube, que foram transformadores em escala global. O seu trabalho foi reconhecido em prémios de prestígio, incluindo Cannes Lions, Effie, El Ojo de Iberoamérica, San Sebastian, NY Festival e Clio. Ganhou o prêmio Coca-Cola Global Best in Show Award 2006 e o W.K. Kellogg Global Award 2017.
Omar Carrión acredita que as melhores ideias transcendem a nacionalidade. Está constantemente “a aprender e a desaprender”, movido pela curiosidade e pela paixão pela inovação. Fora do trabalho, gosta de explorar novas tecnologias, praticar esportes, viajar e aumentar a sua coleção de sapatos. Com gigantes do mercado global ou heróis locais, continua empenhado em criar narrativas que ressoem e inspirem, procurando sempre o próximo desafio que ultrapasse os limites da criatividade e do impacto.
O brasileiro Bruno Regalo é o Global Chief Design Officer da TBWA Worldwide, liderando a mais completa manifestação de design em todo o coletivo global. Seu trabalho tem sido distinguido nos maiores festivais do mundo, como Cannes Lions, One Show, D&AD, Clios, ADC, Webby’s, Effie e El Ojo de Iberoamérica, entre outros. Liderou criativa e visualmente marcas como Adidas, Gatorade, Grammys, Levi’s, Tiffany, Nações Unidas, Google, Intel, AMD, Disney, McDonald’s, 2K, Amazon, Cannon, Tik Tok e Expedia, entre muitas outras.
Bruno apresentará a palestra intitulada “A Alma Visual da Marca”, na qual abordará a forma como o design evoluiu de uma “simples” marca, logotipo ou direção de arte para algo ainda maior na cultura, nas agências e na vida cotidiana.
Pré-venda de ingressos: Descontos importantes para compras antecipadas e por número de passes. Há também pacotes corporativos para empresas. Preços especiais para jovens profissionais e estudantes. Para comprar online clique AQUI. Ou pelo Executivo de Conta.
Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024 – 27ª edição
Data: 13, 14 e 15 de novembro de 2024, Buenos Aires, Argentina.
Inscreva-se online por meio do site.