terça-feira, novembro 5, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoEl Ojo de Iberoamérica abre inscrições e reestrutura categorias para edição 2018

El Ojo de Iberoamérica abre inscrições e reestrutura categorias para edição 2018

Neste ano, acontece 21ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica, que dá início às inscrições de trabalhos para suas competições. Acontecerá no Auditório Principal da Rural, Prédio Ferial de Buenos Aires, localizado no bairro de Palermo, um dos centros criativos mais importantes da capital argentina, nos dias 31 de outubro, 1o e 2 de novembro.

Já está disponível o cadastro de peças para todos aqueles que desejam inscrever suas melhores ideias, trabalhos e campanhas para participar nos reconhecimentos do Festival. Para isso, é preciso acessar o Site de Inscrições do Festival. A inscrição deve ser realizada totalmente online por meio do site. Para tanto, é necessário cadastrar os dados da empresa participante, completar as fichas técnicas de cada trabalho, carregar o material requerido para cada prêmio e enviar o material audiovisual em alta qualidade ao Sistema de FTP do festival, correspondente a cada peça inscrita.

Este ano El Ojo apresenta três datas de fechamento das inscrições com diferentes descontos. Para cada etapa os preços serão diferentes, por isso, quanto antes finalizar a inscrição, mais benefícios e descontos os trabalhos inscritos na primeira data terão. O fechamento da primeira data de inscrição, que traz maiores benefícios para os inscritos, será dia 10 de agosto. Um destes benefícios que o festival concederá àqueles que inscrevam seus trabalhos durante o Primeiro Fechamento de Inscrições será o desconto dos custos de processamento de todas as peças, campanhas e casos que tenham sido cadastrados antes dessa data. Isto será aplicado apenas sobre as peças que tenham completado seu processo de inscrição e não requeiram modificação posterior.

A respeito das suas prestigiosas premiações 2018, como em todos os anos o El Ojo atualiza as categorias e reconhecimentos, se reinventando no ritmo da indústria global da comunicação. As principais novidades deste ano são:

Prêmios reestruturados

O El Ojo Interativo e o El Ojo Mobile se misturam em um prêmio único, o El Ojo Digital & Social, que reconhecerá a melhor criatividade pensada para um mundo mobile e social. O novo prêmio reconhecerá as melhores ideias experimentadas digitalmente e que aproveitem a mídia digital para melhorar a mensagem da marca. Conta com 13 categorias: Online ad, Sites, Jogos online, Aplicações, Ações em redes sociais, Influencer, Viral Marketing, Vídeos online, Branded Content, Tecnologia, Uso de data, E-commerce e Customer Experience.

Prêmios atualizados

As transformações na indústria também pressupõem novas abrangências e desenvolvimentos em prêmios já estabelecidos. Para responder a esta realidade, El Ojo promoveu algumas atualizações em prêmios como El Ojo Design, El Ojo Sustentável, El Ojo Sports, El Ojo Campanhas Integradas,

El Ojo Experiência de Marca & Ativação entre outros. Essas atualizações se refletem nas categorias de cada prêmio atualizado.

El Ojo Experiência de Marca & Ativação
Mais do que nunca, o grande fator determinante do sucesso de uma ação promocional são as experiências que as marcas proporcionam para os consumidores. Seguindo essa tendência, o El Ojo Promo & Ativação ganha um novo nome, El Ojo Experiência de Marca & Ativação, para celebrar as melhores ideias criadas com o fim de ativar e promover a venda de um produto ou serviço, dar vida a uma marca, gerar seu conhecimento e uso, originando afinidade com o público ao qual está dirigida. É a oportunidade para promover as ideias que estabeleceram um novo parâmetro na relação das marcas com os consumidores, em que o consumer experience tenha tido um papel fundamental. Divide-se em dois grupos e oito categorias no total. Grupo A (Mídia): Experiências e ativações no ponto de venda; Experiências e ativações no espaço público; Experiências e ativações em plataformas digitais; Experiências e ativações em redes sociais; e Eventos e Patrocínios. E Grupo B (Objetivos): Lançamento, Posicionamento e Ativação/Reativação.

El Ojo Design
O Design também evolui com duas novas categorias. A primeira, Artigos Promocionais, está relacionada à experiência sensorial que leva em conta o design dos artigos promocionais. Será considerado o design dos artigos para uma marca com o objetivo de promover um produto ou serviço, como indumentária, brindes promocionais e amostras, acessórios de marketing de guerrilha, artigos de merchandising etc. Outra das novas categorias do El Ojo Design está relacionada à sustentabilidade. Embalagem Sustentável reconhecerá todo tipo de embalagem que aprimore os recursos e a energia, os métodos de produção de origem responsável e limpa e que fomente a sustentabilidade.

El Ojo Sustentável – pelo Bem Comum
O El Ojo Sustentável ganha neste ano um novo formato em termos de categorias. Divide-se em dois grupos, A (Responsabilidade Social Empresarial) e B (Bem Público), ambas englobam as seguintes categorias: Responsabilidade Social; Meio ambiente; e Gênero e Diversidade.

El Ojo Sports
Tendo em conta a realização da Copa do Mundo FIFA Rússia 2018, o El Ojo Sports soma novas categorias para atingir uma segmentação melhor das ideias e aprimorar sua avaliação posterior. O protagonismo dos influencers no desenvolvimento das ideias passa a ser considerado na categoria Plataformas Sociais & Influencers, que premiará ações criadas exclusivamente para serem desenvolvidas em redes sociais para melhorar a afinidade da marca com uma audiência ou comunidade. A nova categoria Ações e Instalações no Espaço Público reconhecerá peças ou ações criadas para serem desenvolvidas ou exibidas em espaços públicos interiores ou exteriores, espaço ideal para incluir as ideias executadas na Copa do Mundo da Rússia. A nova categoria Excelência na Experiência de Marca premiará agências e anunciantes que atinjam suas audiências para estabelecer experiências inesquecíveis, obtendo a participação do consumidor e das suas conexões únicas com as suas marcas.

El Ojo Campanhas Integradas
O El Ojo amplia este ano as categorias de Campanhas Integradas para premiar as melhores ideias que implementem uma campanha integrada usando múltiplas mídias, ações e aplicações que se enriqueçam mutuamente e potenciem a comunicação da marca ou produto. De duas categorias, o El Ojo Campanhas Integradas passa a ter nove, para reconhecer os melhores de cada categoria de produtos/serviços: Alimentos e Bebidas; Lar e Escritório; Artigos de Higiene Pessoal, Medicinais e Farmacêuticos; Automóveis, Caminhões e Motos; Companhias de Serviços Públicos e Privados com fins de lucro e Instituições e Serviços Financeiros; Varejos, Supermercados e Lojas Online; Recriação, Moda, Viagens e Turismo; Institucional e imagem corporativa, Patrocínios e Responsabilidade social empresarial; e Bem público e mensagens governamentais.

El Ojo Eficácia
O prêmio ganha novas categorias. No grupo A (Produtos e Serviços), passa de 4 a 9 para reconhecer o melhor de cada categoria de produto/serviço: Alimentos e bebidas; Lar e escritório; Artigos de higiene pessoal, medicinais e farmacêuticos; Automóveis, caminhões e motos; Companhias de serviços públicos e privados com fins de lucro e Instituições e serviços financeiros; Varejos, supermercados e lojas online; Recriação, moda, viagens e turismo; Institucional e imagem corporativa, Patrocínios e Responsabilidade social empresarial; e Bem público e mensagens governamentais. Além disso, conta com 5 categorias no grupo B (Objetivos): Estratégia no lançamento e ativação de marca; Estratégia no uso de mídias; Sucesso sustentado; Real time marketing; e Campanhas de baixo orçamento, que engloba ações ou campanhas de produtos ou serviços que tenham atingido ótimos resultados partindo de um investimento total inferior a U$D 120 mil dólares entre produção e mídia.

Melhor Ideia Latina para o Mundo
Este ano se renova e passa a reconhecer também ideias da Iberoamérica com relevância internacional, aqueles trabalhos que tenham sido criados ou produzidos em algum país da Iberoamérica, mas que tenham ganhado projeção internacional. Estas são as três categorias: Ideias da Iberoamérica para o mundo; Ideias Locais da Iberoamérica com relevância internacional; e Ideias de latinos no mundo para qualquer país ou região do mundo.

El Ojo Produção Audiovisual
Seguindo o mesmo espírito de reconhecer o trabalho de latinos fora da região, o prêmio El Ojo Produção Audiovisual ganha uma nova categoria: Melhor Produção Latina para o Mundo para reconhecer as ideias realizadas fora da Iberoamérica, na qual um profissional latino tenha trabalhado cumprindo um papel importante e relevante na sua produção (Diretor, Produtora, Produção, Animação, Edição, etc.). Além disso, soma a categoria de Baixo Orçamento no Grupo A (Comerciais) e de Roteiro no Grupo B (Outros Formatos).

El Ojo Produção Digital
Este prêmio também se renova e passa a englobar a categoria de Melhor Produção Latina, para profissionais latinos que trabalham fora da Iberoamérica ou para profissionais da Iberoamérica que produziram para fora. Além disso, soma a categoria de tecnologia para trabalhos criativos digitais que usam a tecnologia para melhorar a experiência do usuário e a comunicação da marca.

 

 

Artigos relacionados

Novidades