El Ojo de Iberoamérica 2020 anuncia novos conferencistas

O Ciclo de Capacitação e Inspiração do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica continua crescendo com a apresentação de profissionais que são grandes referências da indústria, que irão se reunir na edição especial online que este ano. Mais do que nunca, será um espaço único para refletir, debater, repensar, analisar e compartilhar tudo o que estamos vivendo nesta era.

A XXIII Edição do Festival Internacional será realizada nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2020 em um formato online, pelo contexto regional e global da pandemia, mas mantendo tudo o que sempre fez do El Ojo o festival mais importante da região ibero-americana, apresentando profissionais que compartilharão suas experiências, visão e o que pensam hoje sobre o futuro da criatividade e da nossa indústria.

A seguir, apresentamos os novos conferencistas confirmados que chegam ao El Ojo 2020 para falar sobre a relevância da criatividade, a nova indústria que emerge de todos as mudanças impostas pela pandemia, desafios pela frente, entre outros temas.

  • MARK READ – CEO da holding global WPP

Mark Read foi designado CEO da holding global WPP em setembro de 2018. Desde que ingressou na empresa em 1989, ele ocupou vários cargos de liderança. Como Head of Strategy e posteriormente CEO da WPP Digital, foi responsável pelos primeiros movimentos em tecnologia realizados pela WPP. No início de sua carreira, ele foi cofundador da start-up WebRewards na Internet e se especializou em mídia e marketing como diretor da consultoria Booz Allen & Hamilton. Em 2015, tornou-se o CEO global da Wunderman, transformando-a em uma das principais agências de criação, dados e tecnologia do mundo.

Mark costuma estar entre os maiores influenciadores digitais do mundo. Ele é o presidente do Conselho Digital do Museu de História Natural de Londres, membro do Global Male Champions for Change Technology Group, e foi reconhecido como HERoes Champion of Women in Business em 2018 e 2019.

  • FEDERICO GARCÍA – Diretor Executivo de Criação da Huge

Diretor de criação, redator, entusiasta da fotografia, fanático por squash, guitarrista frustrado e fanático por tênis, Federico García começou sua carreira há 20 anos em Buenos Aires, Argentina. Sempre curioso sobre a criatividade em suas diversas formas, sua jornada o levou pelos mais diversos campos, como televisão, rádio, marketing digital, política e até ao desemprego, antes de finalmente se estabelecer na publicidade.

Ele morou no Japão e depois se mudou para Nova York para ingressar na Huge, uma das agências digitais mais inovadoras do mundo, com 13 escritórios ao redor do mundo. Exerceu o cargo de professor da Associação Argentina de Publicidade por mais de seis anos. Durante esse período, foi palestrante no Programa Sênior em Comunicações de Marketing e em muitos outros cursos e seminários. Seu trabalho é reconhecido em grandes festivais do mundo, como Cannes Lions, D&AD, One Show, Clio, Effie e LIA, entre muitos outros. Federico já apareceu na mídia ao redor do mundo como CCN, USA Today, The Washington Post, The Mirror, The Independent, Fox, People Magazine, Variety, LatinSpots, The Hollywood Reporter, Business of Fashion, Business Insider e muitos mais.

Também é membro do Conselho Assessor dos Festivais de Nova Iorque e dos Festivais AME e foi membro do júri em diferentes prêmios.

  • LAURA VISCO – Deputy Executive Creative Director da 72andSunny Amsterdã

Laura Visco é uma das profissionais criativas mais reconhecidas da indústria global. Na 72andSunny Amsterdã, agência em que chegou há cinco anos e meio, ela reinventou a marca Axe e busca continuar usando a publicidade como ferramenta de mudança. Visco participou como palestrante e presidente do júri do El Ojo 2018, onde compartilhou sua visão sobre as enormes transformações na indústria criativa em nível global em sua apresentação “Publicidade como uma ferramenta de mudança”.

Nascida na Argentina, Laura iniciou carreira em agências de publicidade aos 19 anos de idade. Após 20 anos de trabalho na mítica Agulla & Baccetti, passou a ser reconhecida como uma mulher ambiciosa e muito bem-sucedida. Após assumir o cargo de Diretora de Criação de uma das mais importantes agências de publicidade do mundo, gerenciou uma das marcas da Unilever mais relevantes do planeta. Trocou o tradicional “Efeito Axe” por outro que rompeu com os estereótipos do “macho”, colocando o homem em um lugar “mais humano”.

Depois de passar pela Agulla & Baccetti, e de uma curta experiência em Londres, a criativa argentina fez parte dos times da La Comunidad Buenos Aires e Madre Buenos Aires, até que surgiu a oportunidade de retornar à Inglaterra para ingressar na Fallon. Em setembro de 2014, após 13 entrevistas, ela desembarcou na 72andSunny Amsterdã como diretora para Axe. Ganhou inúmeros prêmios em festivais como Cannes, D&AD e El Ojo com “44 cuadras y una baguete”, trabalho que fez em Madrid para o Banco Hipotecario.

Em 2019 ela foi incorporada à lista de Women Trailblazers, que inclui figuras como Eva Longoria, Ruby Rose e Brie Larson. Também foi distinguida com o Three Cheers Award, concedido pelo Movimento 3percent, referência em diversidade e gênero, que a cada ano destaca agentes de mudança no setor.

Laura também lidera a SheSays Argentina, tentando dar mais exposição e oportunidades para outras mulheres na indústria.

  • GONZALO FIGARI – Diretor Geral da Disrupción, Dentsu España (Dxglobal)

Gonzalo Figari trabalhou no Peru, Chile, Argentina e mora na Espanha há mais de 20 anos. Atuou na Y&R, Ogilvy, McCann, BBDO e Wunderman, onde foi diretor criativo regional. Foi o diretor de criação e fundador da agência RemoD6, abrindo escritórios em Madrid, Valência e Lima. Por duas vezes jurado em Cannes, deu também uma palestra no referido festival e em alguns outros. Atualmente é Diretor Geral da Disruption, agência do grupo Dentsu na Espanha.

Há alguns anos Gonzalo teve um infarto enquanto dormia, mas acordou cinco dias depois do coma sem sequela alguma. Talvez não pudesse ir embora deste mundo sem ver nascer seu filho, Simón, ou sem dar esta palestra no El Ojo de Iberoamérica 2020.