O Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica, anunciou nesta quinta-feira (16), Humberto Polar, Chief Creative Officer (CCO) e Head of Content da Grey México, como conferencista. Ele se une a Fernando Machado, Wendy Clark, John Mescall, Javier Campopiano, Laura Visco e Luis Fernando Dugand, anunciados anteriormente na plataforma de conteúdo profissional que será compartilhado com o público que participar do ciclo de capacitação e inspiração do evento, que será realizado entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro em Buenos Aires, na Argentina.
Polar ministrará uma conferência intitulada “Cuando Pase el Temblor”, na qual tratará sobre o que restará na indústria após as turbulências provocadas pelas mudanças tecnológicas. O criativo dissertará sobre como manter a qualidade do trabalho depois deste fenômeno e, com o pretexto do terremoto do ano passado no México, se estenderá sobre a situação atual daquele país.
Natural do Peru, o CCO e Head of Content da Grey México está entre os líderes criativos mais importantes da América Latina, devido às suas grandes contribuições à comunicação de marcas na região. Polar iniciou sua carreira em 1986 trabalhando como redator para a Properú Lintas. Pouco tempo depois, foi para a McCann-Erickson Equador e, em 1991, para a DeMaruri, hoje Maruri Grey, com Jimmy e Eduardo Maruri. No ano seguinte (1992), passou a trabalhar na McCann Colômbia como Diretor Criativo para a conta da Coca-Cola e em 1995 ganhou o primeiro Leão em Cannes para o país, com o trabalho para Tesa Glue.
Em 1996, Polar fundou a Lowe-SSP3 com José Miguel Sokoloff e Francisco Samper, a agência que mudou completamente a indústria colombiana. Foi Diretor Criativo Executivo até 2003, quando a Lowe pediu que ele liderasse os escritórios da rede do México. Em 2005 foi nomeado Chefe do Conselho Criativo da América Latina e membro do Board Criativo Mundial do grupo.
Após um intervalo entre 2008 e 2011, voltou ao seu país natal para liderar outra revolução, dessa vez como Chefe Criativo da FCB Mayo. Em apenas quatro anos, levou a agência a liderar o mercado peruano e a pôs no mapa criativo internacional. Em abril de 2016 foi para a FCB México, para comandar o renascimento criativo da agência e liderar o Conselho Criativo da América Latina. Mais recentemente, em setembro de 2017, uniu-se à Grey México como CCO e Head of Content.
Em 2013, Polar ficou no sétimo lugar do ranking da Business Insider, que listou os 25 melhores criativos do mundo. Foi jurado no Festival de Cannes em duas ocasiões, onde, ao longo de sua carreira, já conquistou 17 Leões (começando na época em que as campanhas ganhavam apenas um Leão nesse evento). Seu portfólio inclui também diversos outros troféus, como 12 Effies, 5 Lápis do One Show e um grande número de Grand Prix e Ouros, tanto em prêmios regionais quanto nacionais.
Entre suas conquistas no El Ojo de Iberoamérica há um total de 6 prêmios em Melhor Ideia Local, na sua etapa na Lowe México e FCB Mayo. Foi eleito Criativo do Ano de três países diferentes: Peru, Colômbia e México. Em 2013, foi o responsável criativo do Gran Ojo Media pela peça “El primer panel publicitario en producir agua potable a partir del aire”, para UTEC. O trabalho foi realizado para combater a seca e a poluição sofrida na cidade de Lima, no Peru. Em outras edições do El Ojo participou como Conferencista e também foi Presidente do Júri no El Ojo PR (2013), e foi Presidente do El Ojo Sustentável (2014).