A 27ª edição do El Ojo de Iberoamérica, um dos principais eventos de criatividade ibero-americana, anuncia os quatro primeiros nomes a presidir o júri no festival deste ano. São eles: o brasileiro Paulo Areas, CCO & Head of Business Transformation da TBWA Espanha, que será líder do El Ojo Direct; o colombiano Andrés Ordóñez, Global CCO da FCB, liderará o El Ojo Conteúdo; o peruano Sergio Franco Tosso, CCO da DDB Fahrenheit Peru, irá comandar o El Ojo Sports; e a argentina Celeste Dalairac, DGC da ISLA Argentina, estará à frente das categorias El Ojo Gráfica e El Ojo Produção Gráfica.
“Como em todos os anos, o Festival Internacional El Ojode Iberoamérica reúne os mais prestigiados profissionais de agências e empresas da indústria criativa para avaliar, debater e reconhecer as melhores ideias em cada uma das categorias premiadas. Há 27 anos, o festival é o ponto de encontro mais importante para promover a integração latina com toda a sua diversidade”, afirma Santiago Keller Sarmiento, presidente do El Ojo de Iberoamérica.
Ele explica que os presidentes dos júris têm a missão de liderar a votação das melhores ideias nas diferentes categorias. Os prêmios serão entregues presencialmente nos dias 13, 14 e 15 de novembro no evento, que será realizado no Centro de Convenções La Rural, no charmoso bairro de Palermo, em Buenos Aires, na Argentina.
Paulo Areas, CCO & Head of Business Transformation da TBWA\Espanha – El Ojo Direct
O brasileiro Paulo Areas é Chief Creative Officer e Head of Business Transformation da TBWA\Espanha (Madri e Barcelona), que hoje está entre as principais agências criativas da Espanha, com mais de 200 talentos.
Formado pela School of Visual Arts – SVA de Nova York, Paulo começou a trabalhar com publicidade na agência boutique independente Mad Dogs and Englishman, em Nova Iorque. Voltou ao Brasil para atuar em algumas das maiores agências do país, como Publicis e Leo Burnett. Da Leo Burnett Brasil, Paulo mudou-se para Portugal, para trabalhar como diretor criativo na Leo Burnett Lisboa, e depois foi para Espanha, onde assumiu o cargo de diretor criativo global na Leo Burnett Iberia.
Na Espanha, Paulo tornou-se um reconhecido líder criativo, tendo dirigido algumas das agências mais importantes do país, como LOLA MullenLowe, Cheil, Ogilvy e VMLYR Espanha. Como membro da maioria dos painéis criativos do país, julgou os prêmios mais influentes, tanto localmente como internacionalmente, como Cannes, Oneshow, CdeC e El Ojo de Iberoamérica, entre outros. Paulo ganhou mais de 170 prêmios pelo mundo, incluindo Leões de Ouro em Cannes, Eurobest Grandprix, El Ojo de Iberoamérica e muito mais.
No final de 2019, deixou o cargo de CCO na Ogilvy Espanha para se tornar sócio da inovadora agência criativa Forever Beta, no Reino Unido, gerenciando escritórios em Londres, Manchester e Nova Iorque, posicionando a empresa como a agência independente número 4 no Reino Unido em 2022.
Após três anos como CCO e sócio da Forever Beta, Paulo regressou a Madrid em abril de 2023, para ser CCO da agência VMLY&R Espanha, função que ocupou até abril de 2024, quando foi chamado para assumir a liderança criativa da TBWA\Espanha.
Graças à sua vasta experiência, acumulou conhecimento de diferentes mercados, como Brasil, Portugal, Reino Unido, EUA, Espanha e Coreia. Fala inglês e espanhol fluentemente – além do português – e já liderou marcas globais em diversos mercados (Jeep, Chrysler, Magnum Ice Cream, Unilever e Chesterfield, entre outros) e ainda marcas nacionais e internacionais (Santander, Iberia, Ford, Fiat e Heineken, entre outros). Também fez parte de numerosos conselhos criativos globais das redes de Ogilvy, Leo Burnett e Cheil. Além disso, trabalhou em diversas disciplinas como Digital, Mobile, Performance, Inovação e Integrado.
Paulo foi Júri no El Ojo Via Pública 2018 e Júri de Film no Cannes Lions 2024.
Celeste Dalairac, DGC de ISLA Argentina – El Ojo Gráfica y El Ojo Producción Gráfica
Argentina de Banfield, Celeste é redatora de arte. Trabalhou nas agências Savaglio, Kepel & Mata, Don, Ogilvy e Del Cam
po Saatchi & Saatchi, na Argentina. Em 2014, ela foi escolhida junto com outras 11 mulheres criativas de todo o
mundo para fazer parte da primeira edição do “See It Be It” (uma iniciativa de Cannes para ajudar mulheres criativas a crescer na indústria).
Um ano depois, foi convidada para ser diretora criativa da Saatchi London. Em Londres trabalhou, além de Saatchi, na Santo y Grey, onde foi promovida a diretora geral de criação em apenas três meses.
Trabalhou para algumas das maiores marcas do mundo, incluindo PepsiCo, Coca-Cola, P&G, Unilever, GSK, Avon, Vodafone, Amazon e Epson.
Seus trabalhos receberam prêmios em Cannes Lions, Clio, One Show, D&AD, El Ojo de Iberoamérica e el Diente, entre outros.
Participou como jurada no Cannes Lions (França), Mad Stars (Coreia do Sul), D&AD, Creative Circle, Immortal Awards & 40 over 40 (Reino Unido), ADG Laus (Espanha) e Diente (Argentina), entre outros festivais.
Em 2022 retornou à Argentina e desde então é diretora geral de criação da agência independente Isla junto com seu marido, Julián Tachella.
Nos próximos dias, o festival anunciará os demais profissionais de destaque que completarão o time de presidentes que terá a tarefa de liderar os mais de 300 jurados que este ano escolherão as melhores ideias da Ibero-América.
Andrés Ordóñez, Global CCO da FCB – El Ojo Conteúdo
Natural de Bogotá, Colômbia, Andrés é um dos líderes criativos latinos mais premiados na indústria publicitária. Ao longo de sua carreira de mais de 20 anos, ajudou no sucesso das marcas com as quais trabalhou tanto em seu país quanto em agências de destaque na Espanha, Reino Unido, Porto Rico e Estados Unidos.
Ordóñez cresceu rodeado de publicidade: sua mãe era modelo publicitária e seu pai dirigia uma agência. Depois de conseguir uma vaga na Miami Ad School começou sua carreira em 2001 na BBDO Puerto Rico, depois mudou-se para Zubi Miami e Bravo, antes de ingressar na Energy BBDO em 2014.
Em 2016, foi nomeado diretor criativo na Energy BBDO, impulsionando a inovação na construção de ideias para uma ampla gama de clientes, incluindo MillerCoors, American Egg Board, Avocados From México, Bayer, Kerrygold, National Safety Council, OceanSpray, Luxottica, Mars. Wrigley e SC Johnson.
Depois de um grande trabalho criativo na Energy BBDO, agência com a qual ganhou inúmeros prêmios – incluindo El Gran Ojo Design no El Ojo de Iberoamérica 2018 com “Prescrito à morte” -, Ordoñez foi convocado em 2019 por Susan Credle (Palestrante no El Ojo 2018) para liderar a criatividade do icônico escritório da FCB em Chicago, um dos escritórios da FCB mais importantes do mundo. A agência foi vencedora do Gran Ojo Produção Gráfica 2019, com “O livro de história da violência armada”, para o Illinois Council Against Handgun Violence. Em 2021, conquistou o El Gran Ojo Sustentável com “Contrato de Mudança” para Michelob ULTRA e Gran Ojo Via Pública em “Conselhos de mudança”, para a cidade de Chicago.
Com a chegada de Ordóñez em 2019, a FCB Chicago adicionou mais de 40 novas marcas ao seu portfólio de clientes e desempenhou um papel fundamental na nomeação do IPG como principal parceiro criativo da Pfizer em uma das maiores análises do setor de 2023.
Sob sua liderança, a FCB Chicago foi reconhecida como a agência criativa nº 1 na América do Norte, a terceira no mundo e a agência nº 1 no Cannes Lions. Pela quarta vez consecutiva e pela quinta vez na história do Festival Cannes Lions, a FCB Health foi premiada como Rede do Ano em Saúde 2024. A FCB Health recebeu o mesmo reconhecimento nas edições 2018, 2021/2020, 2022 e 2023 e no Clio 2024, o FCB New York foi premiado como Agência do Ano. O catalisador por trás desses reconhecimentos é a abordagem de liderança de Andrés, profundamente enraizada na filosofia #NVRFNSHD da FCB. Este princípio, que defende tanto na vida profissional como pessoal, baseia-se na crença de que a melhoria e o crescimento estão sempre ao nosso alcance e que o nosso potencial é ilimitado.
Foi conferencista no El Ojo de Iberoamérica, quando apresentou “É hora de colocar o coração”. Foi também presidente do El Ojo Sustentável em 2021.
Em fevereiro de 2024 foi promovido e tornou-se CCO global da rede FCB.
Além de ser Presidente do Júri do El Ojo Conteúdo, Andrés será novamente palestrante para compartilhar suas opiniões sobre o setor e os desafios que temos pela frente.
Sergio Franco Tosso, CCO da DDB Fahrenheit Peru – El Ojo Sports
O peruano Sergio Franco Tosso lidera a equipe criativa da Fahrenheit DDB, uma das agências mais premiadas do Peru. Sergio começou sua carreira na McCann Lima, depois passou pela JWT, Leo Burnett Lima e Leo Burnett Colômbia. Ingressou na Fahrenheit DDB em 2012 como Diretor Criativo do Grupo. Cinco anos depois, foi promovido a ECD da agência, liderando uma equipe de 50 criativos em diferentes disciplinas e trabalhando com marcas locais e globais como BBVA, AB InBev, McDonalds, DirecTV, Movistar, Nestlé e Plaza Vea, entre outras. Sob sua liderança, a agência foi reconhecida em importantes premiações como Cannes, LIA, One Show, El Ojo de Iberoamérica, NY, entre outros. Recebeu mais de 400 troféus, incluindo 24 Cannes Lions e três Grand Prix em El Ojo de Iberoamérica: em 2021 com “AWA” para Andea foi premiado com o Tercer Ojo, e em 2023 com “Redesigning for E-nclusion” para o Plaza Vea conquistou dois GPs, o Gran Ojo Creative Commerce e o Gran Ojo Experiência de Marca e Ativação.
O festival mais reconhecido da Ibero-América também concedeu o reconhecimento de Melhor Criativo do Peru nos últimos 3 anos (2021, 2022 e 2023) e a Fahrenheit DDB foi reconhecida como a Melhor Agência do Peru no El Ojo Local em quatro ocasiões (2019, 2021, 2022 e 2023). Em 2023, a agência ficou no Top 3 do Ranking El Ojo de Iberoamérica de Melhores Agências. Na sua carreira também ganhou 1 Lápis de Ouro no One Show e 2 Grandes Prêmios em El Sol na Espanha.
Membro ativo do Conselho Regional da DDB, Sergio contribuiu para que a DDB Latina fosse consagrada pela quinta vez como a Melhor Rede da Ibero-América no El Ojo em 2023 e para que em 2024 a DDB fosse reconhecida como Rede da Região em Cannes.
Para ampliar seus conhecimentos em diferentes disciplinas, estudou direção de fotografia na EICTV, a escola de cinema mais emblemática de Cuba, o que lhe permitiu ser diretor de fotografia de quatro projetos vencedores no Cannes Lions e de muitos projetos pessoais fora da publicidade.
Atualmente está trabalhando na fase de pós-produção de seu primeiro curta-metragem, “Nosotros no Dormimos”, escrito e dirigido por ele, que retrata o submundo sombrio de dois médicos ilegais no Peru. Também estudou Antropologia Visual, Roteiro de Cinema, Redação e História da Arte.
Sergio é ainda membro do Comitê Consultivo de Carreira em Comunicações da Universidade USIL. Professor da Escola de Ideias, programa acelerador de estudantes de publicidade, membro ativo dos conselhos regionais da DDB e contribui como vice-presidente da APAP, Associação Peruana de Agências de Publicidade.
Todas as premiações do El Ojo – Para conhecer todos os prêmios e categorias do Festival El Ojo de Iberoamérica 2024, CLIQUE AQUI. As inscrições, com descontos especiais, estarão disponíveis até 31 de agosto.
O festival também oferece desconto especial de 40% para compras antecipadas até 31 de agosto. Para mais informações sobre essas oportunidades, entre em contato por e-mail: conferencias@elojodeiberoamerica.com.
O Festival – Único festival latino-americano que faz parte do WARC Creative 100, O El Ojo de Iberoamérica é o evento global mais importante para a criatividade latino-americana, onde inspiração, motivação e o encontro unem-se ao reconhecimento dos melhores profissionais, empresas e ideias da região. O Festival traz ainda uma série de conferências e workshops com a participação de profissionais de destaque na indústria da comunicação e do entretenimento global.
Para agendar:
Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica
Data: 13, 14 e 15 de novembro de 2024, Buenos Aires, Argentina.
1ª Prorrogação: encerramentos da inscrição em 31 de agosto
2ª Prorrogação: encerramento das inscrições em 20 de setembro
Encerramento final das inscrições: 30 de setembro