sábado, abril 20, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoEl Ojo anuncia mais cinco conferencistas, entre eles Sérgio Gordilho e Eduardo...

El Ojo anuncia mais cinco conferencistas, entre eles Sérgio Gordilho e Eduardo Tracanella

O Ciclo de Capacitação e Inspiração do XXIII Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica continua crescendo com a apresentação de grandes profissionais do setor que participarão da edição especial online, que este ano, mais do que nunca, será um espaço único para refletir, debater, repensar, analisar e compartilhar sobre tudo o que estamos vivendo nestes tempos.

A edição 2020 será realizada nos dias 25, 26 e 27 de novembro em um formato online, pelo contexto regional e global da pandemia, mas mantendo tudo o que sempre fez do El Ojo o festival mais importante do planeta com um olhar latino. Agora, o evento presenta os novos profissionais que compartilharão suas experiências, visão e o que pensam hoje sobre o futuro da criatividade e da nossa indústria.

Os novos conferencistas confirmados que chegam ao El Ojo 2020 para falar sobre a relevância da criatividade, a nova indústria que emerge de todos as mudanças impostas pela pandemia e os desafios para o que virá e muitos outros temas são os brasileiros Sergio Gordilho, Co-Presidente e CCO da Africa; e Eduardo Tracanella, Diretor de Marketing Institucional, Mercado Atacadista e Global do Itaú Unibanco; além de  Tiffany Rolfe, CCO Global da R/GA, dos Estados Unidos; Pablo Alzugaray, CEO da Shackleton, da Espanha; e Beth Ann Kaminkow, Global Chief Executive Officer da Geometry Estados Unidos.

Eles se unem aos nomes já anunciados para a plataforma de conteúdo do El Ojo 2020: Fernando Machado (Burger King), José Miguel Sokoloff (MullenLowe), Eva Santos (Consultora Criativa Independente), Andrés Ordoñez (FCB Chicago), Teodora Marinova, Natalia Forster, Pepe Beker e Marcelo Romeo;  Mark Read, CEO da WPP; Federico García, Diretor Executivo de Criação da Huge; Laura Visco, Deputy Executive Creative Director da 72andSunny Amsterdã; e Gonzalo Figari, Diretor Geral da Disrupción, Denstu Espanha (Dxglobal).

Sergio Gordilho, Co-Presidente e CCO de Africa – Brasil

Sergio é um dos fundadores da Africa, uma das dez melhores e mais corajosas agências do planeta, segundo a Contagious, referência mundial em criatividade e inovação, e a Melhor Agência Ibero-americana nas edições 2017 e 2019 do El Ojo de Iberoamérica. É um dos publicitários brasileiros mais respeitados da atualidade em todo o mundo, considerado por Adweed um dos 13 líderes criativos globais cujas ideias estão inovando a publicidade. Foi eleito Melhor Criativo de Iberoamérica no El Ojo de 2017 e de 2019. Formado em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia, com pós-graduação em Design Gráfico pela Royal College of Art, em Londres, também tem MBA em Administração de Negócios pela Berlin School of Creative Leadership.

Iniciou sua carreira na área de criação, onde trabalhou nas agências de publicidade Propeg e SLAP, em Salvador, cidade onde nasceu. Morou em Londres e, em 1999, mudou-se para São Paulo, para trabalhar na agência DM9DDB, onde conheceu seu futuro sócio, Nizan Guanaes. De 2000 a 2002, trabalhou na Bates Brasil, atualmente Y&R. Em dezembro de 2002, fundou a Africa, ao lado de Nizan Guanaes, Márcio Santoro, Fernando Vieira e Olivia Machado. Hoje, a agência faz parte do Grupo ABC, uma das maiores holdings de comunicação da América Latina, pertencente à rede DDB, do grupo Omnicom. Em 2010, Gordilho foi nomeado Copresidente da Africa, junto com Márcio Santoro. Hoje, lidera a comunicação de marcas como Itaú, Brahma, Vivo, Natura, Budweiser, entre outras. Este ano ele vai ao El Ojo para dar uma palestra juntamente com Eduardo Tracanella, Diretor de Marketing Institucional, Mercado Atacadista e Global do Itaú Unibanco.

Eduardo Tracanella, Director de Marketing Institucional, Mercado Atacadista e Global do Itaú Unibanco

Eduardo Tracanella é um dos responsáveis pela estratégia de marca, marketing institucional, atacado e global do Itaú Unibanco. Ele lidera também as áreas de publicidade, patrocínios, eventos, redes sociais e projetos de conteúdo do banco. Em 2014, ganhou o prêmio Caboré, como “Profissional de Marketing do ano”. Ainda em 2014, foi eleito “Melhor Profissional de Comunicação” pela Associação Brasileira de Propaganda.

Em 2015, recebeu o Prêmio de Contribuição Profissional da APP – Associação dos Profissionais de Propaganda, pela sua liderança no desenvolvimento do mercado de propaganda no país. Em 2017, em levantamento realizado pela consultoria espanhola Merco e divulgado pela revista Exame, foi apontado como um dos 100 líderes de negócio com melhor reputação no Brasil. Em 2016 e em 2018, no estudo bienal da consultoria espanhola Scopen Tracanella foi destacado pelo mercado brasileiro como “Profissional de Marketing Mais Admirado do País”.

O executivo acumula atualmente o cargo de Diretor de Marketing do movimento Todos Pela Saúde, que tem o objetivo de atuar para mitigar os efeitos do Covid-19.

Tiffany Rolfe, CCO Global da R/GA – Estados Unidos

Como CCO global, Tiffany defende a visão criativa da R/GA nos escritórios globais da agência e trabalha liderando equipes criativas que operam na interseção de negócios e cultura para entregar um trabalho transformador para clientes globais. Ela é conhecida por desenvolver soluções criativas estratégicas que criam impacto comercial e cultural, e acumula mais de 20 anos de experiência em design e criatividade. Antes da R/GA, passou mais de seis anos na Co: Collective como parceira e diretora de criação, onde atuou como parceira sênior da conta da Puma e supervisionou uma campanha de grande sucesso que catapultou estrelas do YouTube para a fama. Antes da Co: Collective, ela passou uma década na CP+B, onde foi VP, Diretora Executiva de Criação e liderou contas como MINI Cooper, Microsoft, VW, American Express, Hulu, Virgin Atlantic, Burger King e Old Navy.

O trabalho de Tiffany foi destaque em publicações importantes como The New York Times, The Wall Street Journal, The Huffington Post, Ad Age e Adweek. Ganhou prêmios em todas as principais competições de eficiência e criatividade, incluindo Best of Show at One Show, Grand Prix e Titanium Lions em Cannes e um Grand Clio. A profissional foi nomeada uma das “Women to Watch” pela Ad Age e atualmente faz parte da diretoria do The One Club e do Ad Council Creative Committee. Ela está particularmente orgulhosa do trabalho que fez com a American Civil Liberties Union (ACLU) após a eleição de 2016, onde liderou a identidade da marca e campanhas externas.

Pablo Alzugaray, CEO da Shackleton – Espanha

Co-fundador e presidente da Shackleton, Pablo Alzugaray presidiu a CP Comunicación (agência que se expandiu para Portugal, Argentina, Chile e Colômbia), Contrapunto e Grupo Contrapunto. Ele também foi cofundador da Proximity Worldwide e membro de seu conselho global.

Após 15 anos de independência, em abril de 2019 a Shackleton ingressou na Accenture, descrita por diferentes meios de comunicação como “a maior operação da história da publicidade espanhola”. Recebeu o prêmio de “Agência do Ano” 32 vezes em sete festivais diferentes e 17 Grand Prix, incluindo um em Cannes e o Grand Effectiveness Award da Advertisers Association. Foi Presidente do Júri do Festival de Cannes e do El Ojo de Iberoamérica, entre outros festivais.

Em 2012, a Universidade Complutense concedeu-lhe o prêmio de Melhor Talento Comunicativo. Em 2019, ele recebeu o Andi Emerson Awards, tornando-se o primeiro não anglo-saxão a ser reconhecido por esta distinção do The Caples Awards. Em 2020, ele recebeu o prêmio pelo conjunto de sua obra da Associação Espanhola de Anunciantes.

Alzugaray é presidente da Academia de Publicidade. Foi fundador e presidente da Associação de Agências Digitais (ad.), bem como membro dos Conselhos de Administração da Associação Espanhola de Agências de Comunicação Publicitária (AEACP) e da Associação Espanhola de Economia Digital (Adigital). Foi Conferencista do El Ojo em duas ocasiões: em 2003 e em 2008.

Beth Ann Kaminkow, Global Chief Executive Officer – Geometry – EUA

Beth Ann é reconhecida como uma líder com um histórico comprovado de reinventar o varejo, assim como de criar e projetar programas de negócios que impulsionam o crescimento. Em suas mais de duas décadas na indústria, tocou todos os aspectos das comunicações de marketing em empresas de produtos, varejo, finanças, restaurantes e tecnologia. Ela é uma forte defensora de programas de marketing inspirados no conhecimento e foi pioneira em metodologias de pesquisa de planejamento estratégico. Hoje, continua a promover a inovação neste espaço.

Viajante do mundo nascida em Baltimore, Beth Ann formou-se com um bacharelado pela Newhouse School da Syracuse University e tem MBA em Comportamento Organizacional pela Boston University. Também foi membro fundadora de uma startup de sucesso comprada pela Omnicom e liderou a TracyLocke como a primeira CEO mulher em seus 100 anos de história, assim como a primeira diretora de marketing global da Westfield Corp.

Atuou mais recentemente como CEO da Kantar Consulting Americas. Beth Ann foi escolhida pela AdAge como Woman to Watch, é membro do X-Factor do WPP e do conselho nacional de diretores da Newhouse School of Public Communications, da Syracuse University, bem como da instituição de caridade (sem fins lucrativos) Back on My Feet.

Artigos relacionados

Novidades