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El Ojo 2024 anuncia outros seis palestrantes

O Festival El Ojo de Iberoamérica 2024 anuncia mais seis grandes nomes da indústria da comunicação que farão parte do seu Ciclo de Conferências.

São eles: o brasileiro Rafael Nasser, CEO da Hogarth Brasil; o colombiano AndrésOrdóñez, Global Chief Creative Officer da FCB; o argentino Facundo Guerra, Líder da Agência Criativa LATAM da TikTok; os argentinos Matías del Olmo, Gerente de Desenvolvimento de Conteúdo da The Walt Disney Company Latin America, e Juan Rovai, Supervisor de Desenvolvimento de Conteúdo da The Walt Disney Company Latin America (que se apresentarão no mesmo painel); e o peruano Gabriel Barrio, Gerente Comercial do UNACEM.

“Há menos de um mês do evento, em uma atmosfera íntima e inspiradora, alguns dos maiores profissionais da publicidade latina e global compartilharão com os participantes do festival os segredos de suas carreiras, as novas tendências criativas e suas visões de um setor em constante transformação. Nesses painéis, grandes líderes preveem e analisam quais serão os próximos passos para que agências, redes e anunciantes ultrapassem os limites atuais e estejam na vanguarda do mercado criativo”, afirma Santiago Keller Sarmiento, presidente do El Ojo de Iberoamérica.

Nasser, Ordóñez, Guerra, Olmo, Rovai e Barrio se juntam à lista de outros oito palestrantes já confirmados. São eles: o brasileiro Ícaro Doria, Presidente e CCO da DM9; Javier Campopiano, Global CCO da McCann Worldgroup e McCann; Bruno Bertelli, Global CEO da LePub e Global CCO da Publicis Worldwide; Yasu Sasaki, Global Chief Creative Officer da Dentsu, Chief Creative Officer da Dentsu Japan e Managing Executive Officer (Creative) da Dentsu Inc; a brasileira Keka Morelle, CCO Latam da Ogilvy Latina; Leandro Raposo, Creative President & Founder da The Cyranos; Omar Carrión, Diretor IMC & Omnichannel Kellanova (antiga Kellogs) América Latina; e o brasileiro Bruno Regalo, Global Chief Design Officer da TBWA Worldwide.

A 27ª edição do Festival Internacional de Iberoamérica acontece nos dias 13, 14 e 15 de novembro, no Centro de Convenções La Rural, em Buenos Aires, Argentina.

Confira mais informações sobre os seis novos conferencistas confirmados.

Rafael Nasser, Diretor Geral da Hogarth Brasil.

Painel: The Creative Revolution of Generative AI: Rethinking the Future of Humanity”.

Rafael foi Produtor Executivo e Diretor de Cinema por 10 anos, ganhando prêmios no Brasil e nos Estados Unidos. Sua carreira foi direcionada para a área de marketing e comunicação da Genomma Lab, o terceiro maior anunciante da América Latina na época, liderando campanhas para mais de 20 marcas em 10 mercados e em diversas plataformas de comunicação. Atendeu diversas marcas como: GSK, Heinz, Mattel, Pão de Açúcar, Toyota, BMW, Abbott, Roche, Cartoon Network, MTV, Lacoste e AES Eletropaulo, entre outros, nos mais diversos segmentos, com foco em novas tecnologias, comportamento do consumidor, projetos culturais e de sustentabilidade. Essa combinação de experiências o levou em 2015 a liderar a Hogarth Brasil, a maior produtora do mundo e parte do grupo WPP.

 

Nessa 27ª edição do festival, Rafael estará presente compartilhando os desafios e oportunidades das novas tecnologias para o setor por meio do painel “The Creative Revolution of Generative AI: Rethinking the Future of Humanity”. Referindo-se à sua apresentação, ele detalhou que após um ano de uso intenso da IA generativa em campanhas publicitárias, é hora de ir além do hype: “Nesta palestra, mergulharemos na realidade da criação orientada por IA explorando em profundidade a diferença entre a mente humana e a IA geradora. Analisaremos suas implicações éticas e legais, com foco nas diferentes estratégias de direitos autorais nos EUA, na UE e seu impacto na América Latina”.

 

O brasileiro ainda abordará as mudanças reais no mercado de trabalho, os próximos desenvolvimentos tecnológicos e o futuro do trabalho criativo com exemplos práticos de campanhas: “Prepare-se para desmistificar a IA generativa, entender seu verdadeiro impacto na criação, os desafios e as oportunidades que ela apresenta e como ela moldará o futuro da publicidade”, finaliza Nasser”.

Natural de Bogotá, Colômbia, Andrés Ordóñez é um dos líderes criativos latinos mais premiados na indústria publicitária. Ao longo de sua carreira de mais de 20 anos, ajudou no sucesso das marcas com as quais trabalhou tanto em seu país, quanto em agências de destaque na Espanha, Reino Unido, Porto Rico e Estados Unidos.

 

Ordóñez cresceu rodeado de publicidade: sua mãe era modelo publicitária e seu pai dirigia uma agência. Depois de conseguir uma vaga na Miami Ad School começou sua carreira em 2001 na BBDO Puerto Rico. Depois mudou-se para Zubi Miami e Bravo, antes de ingressar na Energy BBDO em 2014. Em 2016, foi nomeado diretor criativo na Energy BBDO, impulsionando a inovação na construção de ideias para uma ampla gama de clientes, incluindo MillerCoors, American Egg Board, Avocados From México, Bayer, Kerrygold, National Safety Council, OceanSpray, Luxottica, Mars. Wrigley e SC Johnson.

 

Depois de um grande trabalho criativo na Energy BBDO, agência com a qual ganhou inúmeros prêmios – incluindo o Gran Ojo Design no El Ojo de Iberoamérica 2018 , com “Prescrito à morte” –, Ordoñez foi convocado em 2019 por Susan Credle (Palestrante no El Ojo 2018) para liderar a criatividade do icônico escritório da FCB em Chicago, um dos mais importantes da FCB do mundo. A agência foi vencedora do Gran Ojo Produção Gráfica 2019, com ‘O livro de história da violência armada’, para o Illinois Council Against Handgun Violence. Em 2021, conquistou o Gran Ojo Sustentável com ‘Contrato de Mudança’, para Michelob ULTRA, e o Gran Ojo Via Pública com ‘Conselhos de mudança’, para a cidade de Chicago.

 

Com a chegada de Ordóñez em 2019, a FCB Chicago adicionou mais de 40 novas marcas ao seu portfólio de clientes e desempenhou um papel fundamental na nomeação do IPG como principal parceiro criativo da Pfizer em uma das maiores análises do setor de 2023. Sob sua liderança, a FCB Chicago foi reconhecida como a agência criativa nº 1 na América do Norte, a terceira no mundo e a agência nº 1 no Cannes Lions. Pela quarta vez consecutiva e pela quinta vez na história do Festival Cannes Lions, a FCB Health foi premiada como Rede do Ano em Saúde, em 2024. A FCB Health recebeu o mesmo reconhecimento nas edições 2018, 2021/2020, 2022 e 2023. No Clio 2024, a FCB New York foi premiada como Agência do Ano. O catalisador por trás desses reconhecimentos é a abordagem de liderança de Andrés, profundamente enraizada na filosofia #NVRFNSHD da FCB. Este princípio, que defende tanto na vida profissional como pessoal, baseia-se na crença de que a melhoria e o crescimento estão sempre ao nosso alcance e que o nosso potencial é ilimitado.

 

Ordóñez foi conferencista no El Ojo de Iberoamérica, quando apresentou “É hora de colocar o coração”. Foi também presidente do El Ojo Sustentável em 2021.

 

Em fevereiro de 2024 foi promovido e tornou-se CCO global da rede FCB.

 

Nessa 27ª edição do El Ojo de Iberoamérica Andrés apresentará o painel “Mentalidad Never Finished” e será também Presidente do Júri do El Ojo Conteúdo.

 

Com mais de 20 anos de experiência em marketing digital e publicidade, Facundo Guerra é um profissional apaixonado por criatividade e estratégia. Atualmente atua como Líder de Agência Criativa na TikTok LATAM, onde colabora com agências criativas para maximizar o potencial da plataforma, fornecendo soluções inovadoras e eficazes para seus clientes.

Antes de ingressar na TikTok, foi gerente sênior de estratégia de marca na IMS Internet Media Services, liderando uma equipe dedicada a ajudar marcas de toda a América Latina a aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelo mundo digital. Seu histórico inclui uma função proeminente como Head of Digital na Commonwealth//McCann, onde desenvolveu estratégias de conteúdo e produção para a General Motors Argentina.

Facundo também foi líder em atendimento ao cliente e inteligência de dados em sua função como Líder Regional de Sucesso do Cliente da Coca-Cola na Findasense, gerenciando uma equipe de 30 profissionais para dar suporte a várias marcas da companhia em diversos países da América Latina. Sua experiência se estende a cargos importantes na VML e na Global Mind, onde liderou equipes na criação e otimização de campanhas de marketing digital para clientes renomados.

Desde seu início na publicidade na FM Rock & Pop até sua função atual, Facundo demonstrou uma capacidade excepcional de mesclar criatividade e inovação, contribuindo para o crescimento de marcas icônicas em vários setores.

 

O argentino Matías del Olmo é um criativo audiovisual, cartunista, animador, diretor de arte e músico, com mais de 24 anos de experiência no setor audiovisual em séries e curtas-metragens de ação ao vivo e de animação. Em sua função atual, ele desenvolve universos em conteúdo de produção regional para as marcas Disney e Star. Sua paixão por novas tecnologias o leva a explorar maneiras inovadoras de contar histórias únicas que surpreendem e inspiram o público. Ao longo de sua carreira, ele se envolveu em projetos que empolgam e cativam o público global. Sua capacidade de criar mundos imersivos e personagens memoráveis tem sido fundamental para construir experiências que transcendem o tempo.

 

Sobre o painel “Creativity, Memorable Moments and Tonics for Capybaras” (Criatividade, momentos memoráveis e tônicos para capivaras), que apresentará ao lado de Juan Rovai no El Ojo 2024, Matías diz: “Imagine, persuada e faça o impossível acontecer. Descubra como transformar suas ideias em momentos realmente memoráveis que deixam uma impressão duradoura em seu público”. E completa: “Nesta palestra, Rovai e eu exploraremos a arte da criatividade original e como superar desafios para se destacar em um mar de convenções. E, para completar, revelaremos a fórmula secreta do enigmático ‘tônico de capivara’. Não perca esta oportunidade de se inspirar, se divertir e levar suas ideias para o próximo nível”, convida Matías del Olmo.

 

O argentino Juan Rovai desempenha o papel de Desenvolvedor Audiovisual Visual e Criativo para conteúdo de produção regional para as marcas Disney e Star.

Com mais de duas décadas de experiência no setor audiovisual, sua paixão por contar histórias e seu foco na criatividade têm sido os pilares de sua carreira. Ele começou sua carreira no campo da edição e pós-produção e, com o tempo, expandiu seu escopo de ação para a produção e o desenvolvimento de conteúdo.

Rovai participou de projetos que se caracterizaram por uma combinação de criatividade, narrativa e domínio artístico, resultando em experiências únicas e memoráveis que geraram uma conexão autêntica com o público. Ele também leciona Direção de Arte na Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo da Universidade de Buenos Aires.

Nesta edição do festival, apresentará o painel “Creativity, Memorable Moments and Tonics for Capybaras” (Criatividade, Momentos Memoráveis e Tônicos para Capivaras) ao lado de Matías del Olmo.

 

Com mais de 20 anos de experiência como executivo de marketing e vendas, o peruano Gabriel Barrio é formado em Administração de Empresas pela Universidade de Lima. Possui um MBA internacional da IAE Business School (Buenos Aires, Argentina) e da ESSEC Business School (Paris, França).

Sob a liderança de Barrio, a UNACEM lançou, juntamente com a marca Cemento Sol, a campanha “Sightwalks”, uma iniciativa em favor das pessoas com deficiência visual, que recentemente recebeu oito prêmios no Cannes Lions 2024, incluindo um Grand Prix – maior reconhecimento desse importante festival de criatividade. Com isso, a Cemento Sol se tornou a única marca peruana a receber um Grand Prix em Cannes e foi posicionada como a oitava marca mais criativa do mundo. Além disso, junto com a marca Cemento APU, ganhou o único Grand Effie Latam para o Peru.

Segundo Barrio, seu painel intitulado “Km 0: de commodity a love brand”, detalhará a evolução de uma empresa que optou pela criatividade para desenvolver marcas memoráveis em um setor de commodities, no qual a comunicação não existia. “Serão apresentados o reposicionamento e o lançamento de marcas para consolidar um portfólio que aumentou o valor da empresa e da categoria. Dentro desse processo de 10 anos, será explicado o desenvolvimento de uma cultura criativa como filosofia de trabalho com parceiros comerciais (agências). Por fim, serão detalhados os resultados tangíveis nos negócios e nos festivais de eficiência e criatividade, incluindo o único Grand Effie Latam no Peru e a campanha e a marca peruana mais premiada na história de Cannes”, define Gabriel Barrio.

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Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024 – 27ª edição

Data: 13, 14 e 15 de novembro de 2024, Buenos Aires, Argentina.

Inscrições online por meio do site.

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