A publicidade brasileira é a mais criativa entre os países ibero-americanos, o que inclui América Latina, Caribe, Estados Unidos hispânico e Espanha. Essa é a constatação que se pode tirar com os resultados do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica, que em 2018 completou 21 anos e se fortaleceu como o maior e mais importante evento da criatividade da região. O evento foi realizado na semana passada, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, na cidade de Buenos Aires, na Argentina.
O Brasil deixou o festival com 190 troféus na bagagem. A Espanha aparece em segundo lugar no ranking de países com mais prêmios: conquistou 145. A Argentina vem em terceiro lugar, com 77 estatuetas.
Ainda pelo número total de metais conquistados, o ranking de países mais premiados prossegue com Colômbia (57 troféus), Estados Unidos/publicidade hispânica (37), México (25), Peru (22), Centro América & Caribe (21), Chile (19), Equador (12), Porto Rico (9), Uruguai (8), Países não ibero-americanos (6) e Bolívia (4).
Vale destacar que o El Ojo é voltado para a criatividade ibero-americana, no entanto, há alguns ganhadores de chamados “Países não ibero-americanos” pois tratam-se de trabalhos que tiveram a participação de empresas da região, porém, são direcionados a mercados não ibéricos e, consequentemente, assinados por agências de países como França, Inglaterra e Estados Unidos. Esse é o caso, para citar apenas um exemplo, do filme da Saigon Filmes, dirigido por Vellas, que ganhou Ouro em Produção Audiovisual para “Países não ibero-americanos”, pois foi feito para a BBDO Paris mas inscrito pela produtora.
Desempenho brasileiro
Nos três dias do El Ojo nosso país ganhou 7 Gran Ojo (ou Grand Prix): em Gráfica, Via Pública, Media, PR, Digital & Social, Produção Digital e Creative Data. Conquistou também 52 troféus de Ouro, 61 de Prata de 70 de Bronze, o que totalizou os 190 prêmios no 21º El Ojo de Iberoamérica.
Os brasileiros mais premiados no festival foram laureados com os troféus do El Ojo Local – Desempenho, que não conta no ranking de estatuetas. São as empresas e pessoas mais premiadas em 2018 em cada país.
Os vencedores do Brasil no El Ojo Local – Desempenho são:
Agência: Africa
Criativo: Sergio Gordilho (Africa)
Produtora: Saigon Filmes
Realizador (diretor de cena): Vellas
Anunciante: AmBev Brasil
OS MELHORES DE TODA A IBEROAMÉRICA
Um diretor brasileiro foi o mais premiado na 21ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica e conquistou o título de Diretor de Cena do Ano: Vellas, que atua na Saigon Filmes.
A Lola MullenLowe, da Espanha, foi apontada como a Agência do Ano do El Ojo 2018. Nos últimos dois anos o Brasil havia tido uma de suas agências como grande destaque do evento: em 2017 a Africa e em 2016 a AlmapBBDO foram as vencedoras de Agência do Ano. O troféu de Produtora do Ano vai para a Primo/PBA Cinema. O Criativo do Ano é o espanhol Pancho Cassis, da Lola MullenLowe. A Rede de Agências do Ano é a MullenLowe. Por fim, a Agência Independente do Ano é a El Ruso de Rock, de Madri, na Espanha. Veja abaixo os vencedores e finalistas em desempenho da Iberoamérica:
Agência do Ano
Ganhadora: Lola Mullen Lowe / Espanha
1ª Finalista: Africa / Brasil
2ª Finalista: Almap BBDO / Brasil
3º Finalista: Ogilvy Colombia / Colômbia
4º Finalista: Mercado McCann / Argentina
Criativo do Ano
Ganhador: Pancho Cassis – Lola Mullen Lowe / Espanha
1º Finalista: Sergio Gordilho / Africa
2º Finalista: Luiz Sanches / AlmapBBDO
3º Finalista: John Raúl Forero – Juan Pablo Álvarez – Mauricio Guerrero / Ogilvy Colômbia
4º Finalista: Martín Mercado – Diego Tuya – Darío Rial – Nicolás Massimino / Mercado McCann
Produtora do Ano
Ganhadora: Primo/PBA Cinema
1ª Finalista: Landia
2ª Finalista: Saigon Filmes
3º Finalista: Rebolucion
4º Finalista: Blur
Diretor de Cena do Ano
Ganhador: Vellas, da Saigon Filmes
1º Finalista: Michele Cassis, da Primo/PBA Cinema
2º Finalista: Nico Perez Veiga, da Primo/PBA Cinema
3º Finalista: Armando Bo, da Rebolucion
4º Finalista: Dois, da Saigon Filmes
Anunciante do Ano
Ganhador: Burger King Global
1º Finalista: AmBev
2º Finalista. ElDiario.es
3º Finalista: Getty Images Brasil
4º Finalista: Coca Cola
Rede de Agências do Ano
Ganhadora: MullenLowe
1ª Finalista: DDB
2ª Finalista: Ogilvy
3º Finalista: BBDO
4º Finalista: McCann
Agência Independente do Ano
Ganhadora: El Ruso de Rocky
1ª Finalista: La Despensa
2ª Finalista: Pueblo
3º Finalista: Houdini
4º Finalista: Pingüino Torreblanca