O segundo dia da 21ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica, principal evento criativo das Américas, que é realizado em Buenos Aires, Argentina, termina com um total de 80 premiações para o Brasil. Somados aos 60 troféus conquistados na quarta-feira, 31 – primeiro dia do El Ojo – nosso país acumula 140 prêmios até o momento. As láureas mais relevantes conquistadas pela publicidade brasileira nesta quinta-feira, 1, são 3 Grand Ojos (como são chamados os Grand Prix): no El Ojo Produção Digital, no El Ojo Digital & Social e no El Ojo Creative Data. Além disso, nosso país também ganhou nesta quinta-feira 21 troféus de Ouro, 27 de Prata e 29 de Bronze.
A indústria publicitária brasileira teve grande destaque e reconhecimento por seus trabalhos no segundo dia de competições, no qual foram avaliadas as categorias El Ojo Inovação, El Ojo Direto, El Ojo Digital & Social, El Ojo Design, El Ojo Produção Digital, El Ojo Experiência de Marca & Ativação, El Ojo Sustentável e El Ojo Creative Data.
Confira abaixo a lista de vencedores brasileiros por competição, além dos cases que ganharam GP (independentemente do país). Clique aqui para acessar as listas de trabalhos vencedores de todos os países em todas as competições cujos resultados foram revelados durante o segundo dia do Festival.
EL OJO SUSTENTÁVEL
GRAN OJO: Nature Represented, da Maruri Grey EQUADOR, para Sambito.
ST1 – Responsabilidade Social – Responsabilidade Social Empresarial
OURO – Corruption Detector, da Grey Brasil, para Reclame Aqui. Produtora Savoir Tecnologia, com direção de Gabriel Pinzetta / Diego Campos / Gabriel Rocha
ST2 – Meio Ambiente – Responsabilidade Social Empresarial
BRONZE – Eu sou Amazônia, Campanha de Conscientização Sobre a Amazônia do Google Brasil, para Google Brasil. Produtora O2 Filmes, com direção de Fred Mauro / André D’Elia / Fernando Meirelles.
ST3 – Gênero e Diversidade – Responsabilidade Social Empresarial
OURO – Essa Coca é Fanta, da David São Paulo, para Coca-Cola Brasil. Produtora Landia, com direção de Veronica Von Hunefeld.
BRONZE – #MyGameMyName, da Africa, para Telefônica Brasil. Produtora & Associados, com direção de Amadeo Canonico.
ST5 – Meio Ambiente/Bem Público
PRATA – The dissolving pôster, da BETEC São Paulo, para Associação Internacional Habitat para a Humanidade. Produtora Trator Filmes, com direção de Vilão
EL OJO INOVAÇÃO
GRAN OJO: Kingo, da Ogilvy COLÔMBIA, para Kingo. Produtora: Los Notarios. Diretor/Realizador: Juan Pablo Caballero.
IN1 – Produto
PRATA – VR Vaccine, da Ogilvy Brasil, para Laboratório Hermes Pardini. Produtora Vetor Zero/Sonido. Diretor/Realizador: Nando Cohen/Luiz Evandro/Lucas Duque.
IN2 – Tecnologia
BRONZE – The Canceller, da Grey Brasil, para Reclame Aqui. Produtora: Gatso. Diretor/Realizador: Gabriel Pinzetta/Diego Campos/André Rocha.
EL OJO PRODUÇÃO DIGITAL
GRAN OJO – The voice of art, da Ogilvy BRASIL, para IBM Cloud/IBM Brasil. Produtora Bando Studio. Diretor/Realizador: Alexandre Charro/Leandro HBL.
PD1 – Interface e navegação
OURO – Endless Stories, da AlmapBBDO, para Getty Images Brasil. Produtora: Stink/Slikland/Punch Áudio. Diretor/Realizador: Squarehead
BRONZE – First Aperture, da AlmapBBDO, para Getty Images Music da Getty Images Brasil. Produtora: Vetor Zero/Lobo/Evil Twuin. Diretor/Realizador: Gabriel Nóbrega
PD2 – Direção de arte
OURO – Hermeto – Made of Music, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil. Produtora: Primo/PBA Cinema. Diretor/Realizador: Santi Dulce.
PD3 – Desenho de vídeo
PRATA – VR Vaccine, da Ogilvy Brasil, para Laboratório Hermes Pardini. Produtora Vetor Zero/Sonido. Diretor/Realizador: Nando Cohen/Luiz Evandro/Lucas Duque.
BRONZE – La Pelicula hecha ala la medida, da AlmapBBDO, para Volkswagen Caminhões / Man Latin América Brasil. Produtora: Clan VFX/Punch Audio/Your Mama Films. Diretor/Realizador: Filippo Capuzzi Lapietra.
PD4 – Desenho Global
BRONZE – Re-reborn, da FCB Brasil, para Festival do Clube de Criação 2017. Produtora: Saigon Filmes.
PD5 – Tecnologia
PRATA – Ricky Brasil, da Ogilvy Brasil, para Forbes Brasil. Produtora: Trator Filmes/Nexo.al/StratoStorm/Estúdio Notan/Evil Twin. Diretor/Realizador: Vinícius Cole/Luiz Carvalho/Diego Figueredo.
BRONZE – Eddie Highway, da Wunderman Brasil, para Shell Rimula/Shell Brasil. Produtora: 7Filmes. Diretor/Realizador: Gugu Seppi.
PD6 – Experiência de Usuário
BRONZE – Hermeto – Made of Music, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil. Produtora: Primo/PBA Cinema. Diretor/Realizador: Santi Dulce.
PD7 – Melhor Produção Latina
OURO – Endless Stories, da AlmapBBDO, para Getty Images Brasil. Produtora: Stink/Slikland/Punch Áudio. Diretor/Realizador: Squarehead
PRATA – Horizontal x Vertical, para Caminhões Volkswagen, da Volkswagen do Brasil. Produtora: Your Mama Filmes.
EL OJO DIRETO
GRAN OJO: Mi Linea, da Mullen Lowe SSP3 COLÔMBIA, para Programa Vive Digital do Mistério de Tecnologia e Comunicação da Colômbia.
MD1 – Mailing
PRATA – Inequality Balls, da Africa, para ESPN Brasil.
MD2 – Uso de plataformas digitais
OURO – TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil.
MD3 – Ações em Redes Sociais
PRATA – Hemoji, da Y&R Brasil, para Campanha de Doação de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
MD4 – Uso de data
OURO – Corruption Detector, da Grey Brasil, para Reclame Aqui.
BRONZE – Mr. Congressman, Africa, para MTV Brasil
BRONZE – Nissan´s Follow the Ball, da Lew’Lara\TBWA, para Nissan Kicks, da Nissan Brasil.
MD5 – Ações em Via Pública
OURO – TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil.
MD6 – Ações em campo
PRATA – TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil.
MD8 – Ativação de marca
OURO – TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil.
MD9 – Fidelização ou Construção de Marca
BRONZE – Tutorial Comics, da JWT Brasil, para Tramontina Churrasco, da Tramontina
EL OJO CREATIVE DATA
GRAN OJO – The Canceller, da Grey BRASIL, para Reclame Aqui. Produtora: Gatso. Diretor/Realizador: Gabriel Pinzetta / Diego Campos / André Rocha
CD1 – Melhor visualização com o uso de data
OURO – Corruption Detector, da Grey Brasil, para Reclame Aqui. Produtora: Savoir Tecnologia. Diretor/Realizador: Gabriel Pinzetta / Diego Campos / André Rocha
PRATA – TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil. Produtora: Landia. Diretora/Realizadora: Aline Lata.
BRONZE –. Ricky Brasil, da Ogilvy Brasil, para Forbes Brasil. Produtora: Trator Filmes/Nexo.al/StratoStorm/Estúdio Notan/Evil Twin. Diretor/Realizador: Vinícius Cole/Luiz Carvalho/Diego Figueredo.
CD2 – Uso de data em tempo real
OURO – Delayed flight break machine, da JWT Brasil, para Kit Kat/Nestlé. Produtora Landia. Diretora/Realizadora: Aline Lata.
PRATA – Nissan´s Follow the Ball, da Lew’Lara\TBWA, para Nissan Kicks, da Nissan Brasil.
CD3 – Melhor experiência com o uso de data
PRATA – Delayed flight break machine, da JWT Brasil, para Kit Kat/Nestlé. Produtora Landia. Diretora/Realizadora: Aline Lata.
BRONZE – TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil. Produtora: Landia. Diretora/Realizadora: Aline Lata.
BRONZE – The Voice of Art, da Ogilvy Brasil, para IBM Cloud/IBM Brasil. Produtora: Bando Estúdio. Diretor/Realizador: Alexandre Charro / Leandro HBL
EL OJO DIGITAL & SOCIAL
2 GRAN OJOs – Corruption Detector, da Grey BRASIL, para Reclame Aqui. Produtora Savoir Tecnologia, com direção de Gabriel Pinzetta / Diego Campos / Gabriel Rocha; e Hidden flag, da Lola Mullen Lowe Espanha, para FELGTB/Eldiario.es – Produtora: Primo. Diretor/Realizador: Michelle Cassis
DS1 – Online Ad
OURO – TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil. Produtora: Landia. Diretora/Realizadora: Aline Lata.
BRONZE – Human button, da Mcgarrybowen, para Unicef Brasil. Produtora: Fantástica Filmes.
DS2 – Sites
OURO – Endless Stories, da AlmapBBDO, para Getty Images Brasil. Produtora: Stink/Slikland/Punch Áudio. Diretor/Realizador: Squarehead
BRONZE – Original writers, da AlmapBBDO, para Hewlett Packard Brasil. Produtora: Base Digital/Cabaret Studio/Malabar Filmes. Diretor/Realizador: Albert Kinkle
DS4 – Aplicações
OURO – Audio chords, da Cheil Brasil, para Samsung. Produtora: Volcano Hotmind. Diretor/Realizador: Giancarlo Barone
DS5 – Ações em redes sociais
BRONZE – #wtfRonaldo, da AlmapBBDO, para Snickers/Mars Brasil. Produtora: Sentimental Filmes/RAW Audio. Diretor/Realizador: Marcello Lima
BRONZE – Hemoji, da Y&R Brasil, para Vivo. Produtora: Saigon Filmes. Diretor/Realizador: Dois.
DS6 – Influencers
OURO – #wtfRonaldo, da AlmapBBDO, para Snickers/Mars Brasil. Produtora: Sentimental Filmes/RAW Audio. Diretor/Realizador: Marcello Lima
PRATA – The neymarless sponsorhip, da AlmapBBDO, para Gol Linhas Aéreas. Produtora: Saigon Filmes/Satelite Audio. Diretor/Realizador: Dois.
DS7 – Viral marketing
BRONZE – The neymarless sponsorhip, da AlmapBBDO, para Gol Linhas Aéreas. Produtora: Saigon Filmes/Satelite Audio. Diretor/Realizador: Dois.
DS8 – Videos online
OURO – Endless Stories, da AlmapBBDO, para Getty Images Brasil. Produtora: Stink/Slikland/Punch Áudio. Diretor/Realizador: Squarehead
BRONZE – La Pelicula hecha ala la medida, da AlmapBBDO, para Volkswagen Caminhões / Man Latin América Brasil. Produtora: Clan VFX/Punch Audio/Your Mama Films. Diretor/Realizador: Filippo Capuzzi Lapietra.
DS9 – Branded content
OURO – Endless Stories, da AlmapBBDO, para Getty Images Brasil. Produtora: Stink/Slikland/Punch Áudio. Diretor/Realizador: Squarehead
PRATA – Hermeto – Made of Music, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil. Produtora: Primo/PBA Cinema. Diretor/Realizador: Santi Dulce.
BRONZE – 01.09, da AlmapBBDO, para VW Polo/Volkswagen Brasil. Produtora: O2 Filmes/Punch Audio. Diretor/Realizador: Marcus Alqueres.
DS11 – Uso de data
PRATA – TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil. Produtora: Landia. Diretora/Realizadora: Aline Lata.
DS13 – Costumer Experience
OURO – VR VR Vaccine, da Ogilvy Brasil, para Laboratório Hermes Pardini. Produtora Vetor Zero/Sonido. Diretor/Realizador: Nando Cohen/Luiz Evandro/Lucas Duque.
PRATA – TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil. Produtora: Landia. Diretora/Realizadora: Aline Lata.
EL OJO EXPERIÊNCIA DE MARCA & ATIVAÇÃO
GRAN OJO – Scary clown night, da Lolla Mullen Lowe ESPANHA, para Burger King Global
EM1 – Experiências e ativações no ponto de venda
PRATA – The most legible label, da Africa, para Ketchup Heiz Brasil
BRONZE – Instagram menu, da DM9DDB, para McDonalds
BRONZE – Job on the Shelf, da DM9DDB, para Walmart Brasil
EM3 – Experiências e ativações em plataformas digitais
BRONZE – Endless Stories, da AlmapBBDO, para Getty Images Brasil.
EM4 – Experiências e ativações em redes sociais
PRATA – Inequaity balls, da Africa, para ESPN Brasil
BRONZE – #wtfRonaldo, da AlmapBBDO, para Snickers/Mars Brasil.
EM5 – Eventos, auspícios e patrocínios
PRATA – The neymarless sponsorhip, da AlmapBBDO, para Gol Linhas Aéreas.
BRONZE – SportsCenter emoji-fied, da Leo Burnett Tailor Made, para Samsung
EM6 – Lançamento
PRATA – Volvo Live Reviews, da Grey Brasil, para Volvo XC60/Volvo Brasil
EM7 – Posicionamento
BRONZE – Inequality Balls, da Africa, para ESPN Brasil.
EL OJO DESIGN
GRAN OJO: Prescribed to death, da EnergyBBDO dos ESTADOS UNIDOS, para National Safety Council.
DG2 – Meios Impressos de Comunicação
PRATA – Original writers, da AlmapBBDO, para Hewlett Packard Brasil
DG3 – Editorial
PRATA – 100 coisas para fazer no Brasil antes de morrer, da FCB Brasil, para Estadão
PRATA – O livro do gato curioso, da AlmapBBDO, para Mars Pet – Whiskas
PRATA – Original writers, da AlmapBBDO, para Hewlett Packard Brasil
DG4 – Digital
OURO – Endless Stories, da AlmapBBDO, para Getty Images Brasil.
BRONZE – Instagram menu, da DM9DDB, para McDonalds
DG5 – Artigos promocionais
OURO – Inequality Balls, da Africa, para ESPN Brasil.
PRATA – Hermeto – Made of Music, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil.
DG6 – Design de produto
PRATA – Inequality Balls, da Africa, para ESPN Brasil.
DG7 – Packaging
OURO – The most legible label, da Africa, para Ketchup Heiz Brasil
PRATA – Hermeto – Made of Music, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil.
DG10 – Design de Experiência de marca
PRATA – Hermeto – Made of Music, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil.
BRONZE – Inequality Balls, da Africa, para ESPN Brasil.