terça-feira, novembro 5, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoEdelman lança estudo sobre Tendências de Consumo na América Latina

Edelman lança estudo sobre Tendências de Consumo na América Latina

A Edelman lança o Cultural Connections: Latin America, um estudo inédito que apresenta as principais tendências de comportamento e consumo de quatro países: Argentina, Brasil, Colômbia e México, identificadas a partir de suas maiores cidades. Para traçar o perfil do latino-americano, foi usada uma metodologia de pesquisa própria da agência.

Coordenado por Maxine Gurevich, senior brand planner, Global Insights, da Edelman em Nova York, o estudo se desenvolveu a partir do trabalho de campo de especialistas dos escritórios da Edelman nesses quatro países. “Os times compilaram, entre outras informações, as nuances dos mercados, o que as pessoas estão comprando e por que e, o mais importante, o que as marcas precisam saber antes de se estabelecerem nessas regiões”, diz Gurevich.

Esse tipo de iniciativa, como ressalta Allan McCrea Steele, CEO da Edelman na América Latina, é um diferencial da empresa. “Constantemente, apresentamos ao mercado estudos que representam nossas ideias criativas e nossas estratégias de trabalho, além de manter nossos profissionais mais atualizados e melhor informados”, diz McCrea Steele.

A pesquisa aponta, entre outros dados, que a América Latina está de fato integrada, com diversas tendências comuns entre os países. Os movimentos de reocupação dos espaços públicos, por exemplo, são cada vez mais frequentes e intensos:

  • Em São Paulo, a Avenida Paulista, uma das mais importantes vias da cidade, foi fechada para carros aos domingos. Essa e outras ruas e praças seguem atraindo cada vez mais pessoas em busca de lazer, ciclistas e manifestantes de causas políticas e sociais. Algumas marcas souberam surfar na onda e trazer para si bandeiras como o uso da bicicleta e da causa LGBT. Além disso, os food trucks, os food parks e os parkletts, uma espécie de minipraça construída no espaço de uma vaga de carro, vieram para ficar.
  • Enquanto isso, em Buenos Aires, além dos movimentos sociais, e dos food trucks, os festivais ao ar livre e as maratonas de rua, por exemplo, têm atraído muita gente aos espaços públicos.
  • A cidade do México, por sua vez, passou por um importante processo de revitalização, no qual cartões postais como o Monumento a la Revolución foram reformados. Com isso, o local recebe de skatistas a manifestantes de diversas causas. No local, a cultura do street food também é forte, com suas torterías e loncherias.
  • Em Bogotá, onde a bicicleta também tem substituído o carro com cada vez mais frequência, os food trucks, os amantes dos esportes, com seus personal trainners, e as aulas de yoga e pilates invadiram os parques da cidade.

O cuidado com a saúde física e mental; a busca por uma alimentação saudável e orgânica; o interesse por formas de consumo mais eco-friendly, e o aumento da população com acesso à internet (onde os influenciadores digitais direcionam o consumo da massa) estão entre outras tendências na América Latina. Por outro lado, cada região possui suas peculiaridades. Em Buenos Aires, é forte a cultura business, na qual os argentinos se apresentam como empreendedores natos. No México, os negócios orientados por causas sociais surgem visando o desenvolvimento social das comunidades locais. Além disso, foi identificado um aumento no número de galerias e feiras de arte em São Paulo, ao mesmo tempo que intervenções artísticas e posters poéticos estão por toda a parte. O Cultural Connections: Latin America surgiu a partir da experiência do Cultural Connections: Southwest Asia, lançado em janeiro de 2015.

 

Artigos relacionados

Novidades