Em um mercado cada vez mais orientado por algoritmos e campanhas performáticas, a Edelbrau, cervejaria artesanal de Nova Petrópolis (RS), optou por um caminho diferente.
Desde 2017, a marca mantém no portfólio a “Cerveja da Vovó”, uma witbier leve, aromática e refrescante, feita com sementes de coentro, casca de bergamota e laranja, inspirada no pomar da avó de um dos fundadores. Mais do que o sabor, foi o storytelling por trás da bebida que transformou a vó Sidônia, de 81 anos à época, em uma inesperada garota-propaganda.
A ideia nasceu de forma totalmente espontânea, durante um almoço de rotina na casa da avó. Após a refeição, Fernando Maldaner, sócio da Edelbrau, tomava chimarrão com ela quando observou o pomar e teve a ideia de testar uma receita com aquelas frutas. O experimento deu tão certo que foi lançado ainda em 2017 como uma edição sazonal e logo passou a integrar o portfólio fixo da cervejaria. “A receita ficou muito boa e ainda carregava a nossa identidade. Era uma cerveja com ingredientes locais, com uma história real e com um rosto que representava isso tudo”, afirma Fernando.
Apesar de não participar da criação da receita, Sidônia foi homenageada no rótulo, com uma ilustração inspirada em sua foto. Mesmo com a visão bastante comprometida por uma condição degenerativa, ela entendeu a importância de sua presença ali. Se emocionou. E passou a contar para todos que encontrava, que era a garota-propaganda de uma cerveja, da sua cerveja.
A campanha ganhou força porque, além do apelo visual e criativo, carrega uma verdade que ressoa com todos: o carinho e a memória que temos das avós. A vovó, autêntica, simples e acolhedora, representa tudo isso. Moradora do interior de Nova Petrópolis, ex-professora, a vovó tornou-se uma embaixadora informal da marca.
Em 2025, a Edelbrau repaginou a identidade visual da cerveja, adotando um rótulo mais realista criado por um artista local. A cerveja também ganhou um novo nome, “Legado de Vó”, reforçando seu vínculo afetivo e simbólico com a história da marca. A novidade passou a integrar a linha “Raízes da Terra”, que celebra ingredientes, personagens e expressões culturais da região.
“Queremos mostrar que uma cervejaria pode ser mais do que um negócio. Pode ser um canal para valorizar a cultura local, gerar pertencimento e contar histórias reais. A Cerveja da Vovó é tudo isso. Ela nasceu de uma memória simples e virou um produto que traz profundidade, que gera conexão de verdade com o consumidor”, resume o empresário.
Hoje, a cerveja “Legado da Vovó” ocupa um espaço relevante dentro do portfólio da Edelbrau. Seu diferencial não está apenas no sabor, mas na forma como traduz, em cada rótulo, um pedaço da história da marca, de Nova Petrópolis.
