Os sons, as cores e os sabores das festas juninas já estão chegando, principalmente nas cidades nordestinas, que sediam as maiores e mais tradicionais comemorações do país. Com o mote “Pagar direito autoral também tem que ser tradição”, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) lança uma campanha de marketing com foco nos estados das regiões Norte e Nordeste, a fim de conscientizar sobre a importância de as grandes festas pagarem os devidos direitos autoriais, que representam a remuneração dos artistas que criaram músicas inesquecíveis e que, muitas vezes, só têm suas obras executadas nesse período.
“Muitos compositores vivem do direito autoral e nem todos sobem ao palco ou ganham cachê musical. Pagando os direitos autorais, os organizadores fortalecem a cultura de suas regiões, cumprindo a legislação e levando o sustento para os criadores das obras”, ressalta a superintendente do Ecad, Isabel Amorim.
Os textos da campanha, que conta com peças de mídia digital e um filme, produzido pela Silence, foram criados com muita musicalidade, métrica rimada e artes que remetem ao que de mais tradicional as festas juninas apresentam, principalmente para músicos e compositores regionais que têm nessas festas as maiores vitrines da sua arte. A música não só está presente, como é parte estruturante das comemorações. Tudo gira em torno da música.
Ficha técnica:
Cliente: Ecad
Agência: Camisa 10
Direção de Criação: Bruno Richter e Victor Vicente
Redator: Victor Vicente e Bruno Castor
Direção de Arte: Jeniffer Dias e Pedro Thiago
Mídia ON: Diogo Azevedo e Caio Imenes
Programação LP: André Zupekan
Diretora de Planejamento, Contas e Mídia: Erika Millan
Produção do Filme: Silence
Locução: Diogo Felipe
Aprovação: Paula Novo, Susana Batista, Marcela Pennafort Borgaa