Para valorizar o trabalho dos artistas e, em especial, dos compositores dos gêneros musicais mais executados durante o Carnaval (marchinhas, sambas, axé, frevos, entre outros), o Ecad iniciou, em janeiro, sua campanha anual que visa conscientizar os usuários de música sobre a importância do pagamento do direito autoral, que é a justa remuneração aos criadores das obras musicais e está previsto na lei federal 9610/98. Com o tema “Brinque o Carnaval, mas leve a sério o direito autoral”, o material foi enviado para usuários de música como promotores de eventos, prefeituras, hotéis, pousadas, clubes, casas de shows, bares, boates, restaurantes, associações, organizadores de blocos de Carnaval e trios elétricos de todo o país.
A primeira fase da campanha consistiu no envio de e-mail marketing aos usuários de música e de inserção de banner animado da campanha no site do Ecad (no endereço www.ecad.org.br) e nos seus perfis nas redes sociais. Como segunda fase da campanha, a instituição lançou uma campanha inédita sobre seu trabalho no Carnaval em uma rádio carioca com inserções de vinhetas de 30 segundos ao longo de toda a programação antes, durante e logo após o Carnaval. Todos os materiais trazem informações sobre como os organizadores de eventos carnavalescos devem proceder para ficar em dia com o pagamento do direito autoral, que somente pode ser efetuado através de boleto bancário de cobrança. Eles também explicam a importância do trabalho dos operadores de gravação do Ecad, que utilizarão um equipamento digital com grande autonomia de gravação para registrar as músicas que serão tocadas nos eventos carnavalescos, o Ecad.Tec Som, a fim de assegurar aos artistas uma distribuição fidedigna dos valores arrecadados nesse período. Mais de 300 aparelhos Ecad.Tec Som serão utilizados para a gravação de eventos como bailes, desfiles de blocos, trios elétricos e apresentações em coretos em todo o Brasil.
E para reconhecer aqueles que já respeitam o direito autoral, durante os eventos de Carnaval, a área de Marketing do Ecad preparou ainda uma campanha de reconhecimento na qual disponibilizará para os usuários adimplentes banners físicos ou virtuais e vinhetas para TV ou telões com mensagens destacando a importância do respeito ao direito autoral para os artistas e para a cultura, que poderão ser exibidos durante os eventos de Carnaval.
A gerente executiva de Marketing do Ecad, Bia Amaral, destaca a importância da campanha. “Nosso objetivo com as ações de comunicação é mostrar, com criatividade e descontração, que a música é o principal fator de sucesso do Carnaval brasileiro, considerado um dos maiores espetáculos do mundo. O pagamento do direito autoral é importante porque contempla milhares de titulares de música, em especial, os compositores de marchinhas que, muitas vezes, têm suas músicas tocadas somente neste período do ano. Também procuramos informar que, mesmo as músicas mais antigas, de autores já falecidos, têm o direito autoral assegurado e pago a seus familiares até 70 anos após a morte do último titular da obra”, explica.
Em 2014, o Ecad distribuiu R$ 14.288.429,22 para 16.327 titulares de direitos autorais e conexos das músicas executadas em bailes, clubes, coretos, casas de diversão, blocos e shows de carnaval, e também para as associações. Esse valor representa um aumento de 22% em relação ao que foi distribuído no Carnaval do ano anterior (2013).