O livro “Inovação: Uma visão sobre o uso das tecnologias emergentes e os impactos na transformação da sociedade”, escrito por Douglas Miquelof, diretor de Negócios e Inovação da Compasso Coolab e especialista em inovação, marketing e vendas, trata sobre temas relacionados ao mercado publicitário, os meios de comunicação e a influência da cultura digital.
Um dos principais conteúdos abordados no livro é como a inovação vem ajudando o desenvolvimento dos meios de comunicação, reestruturando a forma como a sociedade consome e vende notícias e informações. Ele também ressalta as transformações, realizadas por meio dos avanços tecnológicos, no mundo da comunicação e publicidade, que influenciam a maneira como as mensagens são transmitidas, recebidas e entendidas. Douglas conta com a colaboração de Luiz Serafim, empreendedor, palestrante de criatividade, inovação e liderança, consultor e conselheiro de inovação e diretor de marca e comunicação, para a escrita do prefácio, onde ele faz os primeiros apontamentos sobre todos esses temas, a partir da sua própria perspectiva.
De acordo com a pesquisa “O Futuro das Agências: ESG, Aquisições, Crescimento e Concorrência”, conduzida pela KPMG no Brasil e pelo grupo Meio & Mensagem, a publicidade é cada vez mais digital, inclusiva e focada em sucesso. O estudo indica insights importantes sobre o mercado publicitário, marketing e branding e revela que
o setor reconhece o cenário atual e quer ser co autor das transformações, por isso deve apostar na criação de negócios. O levantamento feito também diz que, para o futuro do mercado, devem prevalecer as estratégias de produção de conteúdo, o business intelligence e a oferta de outros serviços, tais como consultoria de tecnologia e plataformas de marketing digital.
Em 2024, os investimentos globais no setor de publicidade devem ultrapassar US$1 trilhão, pela primeira vez, segundo a pesquisa realizada pela Warc. Um levantamento feito pelo Cenp (Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário) diz que no primeiro semestre de 2023 os investimentos ultrapassaram R$9 bilhões. Desse total, 43% foram para anúncios em TV aberta e outros 36,9% para propagandas na internet. Os números são referentes ao valor destinado por 319 agências de publicidade, sendo 262 matrizes e 57 filiais.
A TD – Tecnologia Digital destaca que a tecnologia mudou a maneira como os anúncios são vistos. Isso se dá considerando que, hoje, existem diversas maneiras de fazer publicidade, dentro e fora das agências, em um universo inteiro de redes sociais, vídeos, pesquisas por voz, inteligência artificial, blockchain e entre outros. A TD ainda afirma que as mídias tradicionais não chamam mais a atenção como antes, por isso é essencial ter uma estratégia de segmentação e personalização.
Essa é uma das questões citadas ao longo dos capítulos do livro, sendo a grande influência que a internet e as redes sociais têm na vida da população e das marcas. “Hoje, é possível alcançar públicos somente analisando dados demográficos, comportamentais e geográficos. Isso significa que a publicidade online está sendo uma solução eficaz para as empresas atingirem seus clientes, facilitando a verificação de métricas e desempenho em tempo real, de forma rápida”, diz Douglas.
Apesar de todos os benefícios que a tecnologia proporciona, o autor ainda expõe no livro os problemas e desafios enfrentados pelas empresas e agências que utilizam desse recurso. A grande preocupação é encontrada na privacidade de dados e na ética de coleta e uso de informações pessoais, além da configuração do algoritmo e a
propagação de fake news e desinformação. “Essa, com certeza, é uma discussão pertinente e que interessa não só aos próprios consumidores de conteúdo, como também às marcas, que devem sempre estar atentas ao que está sendo divulgado na internet e os produtos que estão sendo vendidos”.
Douglas Miquelof é formado como técnico em Administração de Empresas, Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduado em Logística e tem MBA em Negócios, Inovação e Empreendedorismo, com extensão em módulo internacional pela Bentley University de Massachussets, nos Estados Unidos. Ele também participou de alguns dos principais eventos de inovação, tecnologia e transformação do Brasil e do mundo, entre eles: SXSW, Web Summit, Hacktown, Digitalks e Rio Innovation Week. Já atuou como professor universitário e atualmente ministra aulas e palestras em cursos livres, treinamentos corporativos e eventos.