domingo, junho 16, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoDigi faz parceria com edtech Mais1Code para “reprogramar a quebrada”

Digi faz parceria com edtech Mais1Code para “reprogramar a quebrada”

A falta de oportunidade de emprego e a baixa qualificação da mão de obra são uma realidade nas periferias das grandes cidades. Diante desse contexto, para qualificar jovens de baixa renda, formar mão de obra especializada para atuar no mercado de campanhas de incentivo e abrir oportunidades de trabalho, a Digi, hub de soluções para campanhas de incentivo, firmou parceria inédita com a Mais1Code, negócio de impacto social online que transforma jovens periféricos em solucionadores de problemas de suas “quebradas” através da tecnologia. Essa é a primeira parceria da Mais1Code com um hub da área de marketing de incentivo.

O projeto “Reprogramando a Quebrada”, da edtech Mais1Code, oferece educação tecnológica de qualidade e acesso às trilhas formativas para o desenvolvimento social e econômico do jovem periférico, especialmente mulheres, pretos e pardos, com idades entre 18 e 35 anos.

Os estudantes que serão formados em parceria com a Digi, hub de incentivo que atende grandes marcas como Coca-Coca Brasil, Nestlé e Santander, vão aprender tecnologias específicas para atuação no setor de expertise da empresa. De acordo com o gerente de tecnologia Leonardo Moraes, com o aquecimento do mercado tech e carência de profissionais da área há a necessidade de capacitar a nova geração para atender à demanda do setor.

“Nosso objetivo vai além de ter mão de obra qualificada dentro das tecnologias que utilizamos. Queremos formar pessoas capazes de mudar o mundo: seja aplicando conceitos ágeis, desenvolvendo linguagens de ponta ou criando estruturas de dados complexas. Nosso foco está em dar oportunidade para quem realmente precisa, retribuindo um pouco do que tivemos quando começamos as nossas carreiras. Ter o privilégio de tirar esse projeto do papel é a realização de um grande sonho”, destaca Leonardo Moraes.

Ao final do curso de 10 meses, os formandos patrocinados pela Digi poderão ser incorporados pela empresa. Além da Digi, empresas como Drogasil, Droga Raia, Sodexo, Zé Delivery, Grupo SBF, Instituto Coca-Cola Brasil e Instituto Nu, entre outras, já apoiaram o projeto.

“O projeto ‘Reprogramando a Quebrada’ é mais um ato de fortalecimento da Digi e vai ao encontro do nosso propósito de transformar a vida das pessoas. Através da inovação, os estudantes irão se desenvolver dentro da tecnologia – uma das áreas importantes na construção das campanhas de incentivo – e estarão aptos para o mercado de trabalho. Preparar esses jovens para um caminho de sucesso está sendo gratificante e inspirador”, reforça Barbara Ogoshi, diretora de Gente e Gestão da Digi.

“Vejo que através desse projeto conseguimos fomentar todos os nossos valores. Além disso, temos uma cultura ‘Remote First’. Então, pouco importa de onde os alunos são, eles vão poder fazer o curso online e depois ter a possibilidade de serem absorvidos pela empresa. É gratificante demais”, comenta Fabiana Miyada, diretora financeira da Digi.

O projeto Mais1Code, 100% online e gratuito, foi idealizado em 2019 por Diogo Bezerra, formado em marketing, membro do programa Jovem Líder das Américas, também fundador da escola de idiomas com impacto social, 4WAY, que posteriormente convidou o outro sócio-fundador Tauan Matos, especialista em expansão de franquias de alto padrão, para estar à frente do negócio.

Ambos cresceram na periferia, se conhecem desde a adolescência e decidiram fundar o projeto Mais1Code quando foram questionados sobre a existência de uma escola que ensinasse programação de forma gratuita próxima às regiões periféricas e, distante dos grandes centros da cidade.

A escola de formação gratuita foi implementada em 2020 e desde então mais de 2 mil alunos foram formados, sendo 70% mulheres e 66% que se consideram pretos ou pardos. Em 2021, a Mais1Code ganhou o Selo de Negócio de impacto social da Artemisia (organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil) e foi convidada para palestrar no 1mi, evento da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Em 2022, o projeto foi apresentado no Web Summit Lisboa, o maior evento de tecnologia e inovação do mundo.

Sobre as expectativas com o projeto, Tauan Matos diz que a parceria com a Digi representa um passo mais próximo do principal objetivo da escola: “O nosso propósito é reduzir ao máximo o número de jovens desempregados nas comunidades, através do ensino da programação. Por isso, a parceria com a Digi é tão importante. Quanto mais apoio ao projeto, mais próximos estaremos de cumprir as nossas expectativas e principalmente, fomentar a esperança dos jovens da periferia sobre uma mudança radical, mas possível, em suas vidas”.

As inscrições para ingressar no curso “Reprogramando a Quebrada” da Mais1Code com patrocínio da Digi vão até o dia 31 de maio. A seleção acontece até o dia 02 de junho. O curso acontecerá de junho a fevereiro de 2024. O formulário de inscrição pode ser acessado através do link disponível na bio do Instagram da Mais1Code (https://www.instagram.com/mais1code/)

Artigos relacionados

Novidades