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Dica Legal debate o impacto da reforma tributária nas agências

Promovido pela Fenapro, programa recebeu na quarta-feira, 18 de maio, Antônio Lino e Emerson Casali para debater como as agências serão impactadas caso a reforma seja aprovada pelo Congresso Nacional

O programa Dica Legal, produzido pelo Sistema SINAPRO/FENAPRO e veiculado em seu canal no YouTube, recebeu, na quarta-feira, 18 de agosto, Antônio Lino, sócio da Viramundo Consultoria e Emerson Casali, assessor da CNCOM – Confederação Nacional da Comunicação Social, para um debate sobre o impacto que a reforma tributária – que está sendo discutida no Congresso e que pode ser aprovada ainda neste ano – causará nas agências de propaganda, e sobre quais rumos o mercado publicitário seguirá para se adaptar as mudanças propostas pela reforma.

Casali afirmou que a reforma do IR impacta de forma diferente cada tipo de regime tributário. Durante o debate, ele explicou a proposta de reforma, informando que há a chance de aumento de carga tributária para 12%, se a proposta de juntar PIS e Cofins em único tributo com alíquota única, como enviada pelo governo, for aceita pelo Congresso. “No Valor Agregado Nacional, que une impostos federais, estaduais e municipais, se houver a unificação de PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS, a alíquota única pode chegar à 25%, uma carga muito grande para o setor que tem poucos créditos a aproveitar”, afirmou. Por outro lado, alguns contratantes passarão a utilizar créditos gerados e cada situação precisa ser analisada individualmente.

Contudo, há também na proposta a desoneração da folha de pagamentos, mas, segundo Casali, não está ainda claro se tem alguma chance de avançar esse ano. “O que o País decidir nestas reformas impactará o mercado pelos próximos 10 ou 20 anos. Há seis anos temos lutado para que as reformas nos impostos sobre consumo não passem da maneira como estão, transferindo carga para os serviços”, disse Casali.

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