Pai é pai e mãe é mãe. Tudo indica que para o brasileiro há diferença, sim, entre os dois, ainda mais com relação às duas datas que tocam o coração dos filhos: Dia dos Pais e Dia das Mães. Levantamento conduzido pela Vert.se Inteligência Digital, empresa de business intelligence com foco em dados de redes sociais, aponta que houve grande diferença entre as interações no Instagram, principal rede usada nas duas datas. Foram registradas 41,62 milhões de interações nos posts sobre o Dia dos Pais, nessa rede, entre 8 e 15 de agosto. Esse número representa queda de 50,56% na comparação com 2021, quando foram contabilizadas 62,66 milhões de interações.
O abismo é ainda maior na analogia com as publicações da semana do Dia das Mães deste ano, que chegaram a quase 83 milhões (98% a mais do que o Dia dos Pais).
Confira o comparativo no volume de interações entre as datas no gráfico abaixo:
O estudo também aponta que presentes, promoções, reuniões em família, amigos, homenagens e receitas de comida foram as principais temáticas abordadas pelos filhos no Dia dos Pais. Já no Dia das Mães, a data foi relacionada a assuntos como filhos, crianças, casa e família.
Se as interações no Instagram sofreram queda, o Google Trends, por outro lado, aponta que esse foi o melhor Dia dos Pais dos últimos cinco anos em termos de volume de pesquisas, no recorte de sete dias. “Nas buscas relacionadas, chama a atenção a procura por atividades manuais para crianças produzirem lembrancinhas e cartões para os pais, comportamento também observado em 2019”, analisa Carol Zaine, CEO da Vert.se.
Boa data para o varejo — Assim como outras datas importantes para o varejo, o Dia dos Pais também foi explorado na estratégia das marcas. Segundo a Vert.se, o Bradesco foi a marca que recebeu mais interações em um de seus posts – que foi ao ar no dia 9. Foram mais de 79 mil interações e outras 6,28 milhões de visualizações no vídeo que fala sobre o pai ser o primeiro em muitas coisas na vida do filho. O Boticário foi outra empresa que usou bem a data. O post em parceria com o influenciador Cocielo rendeu 81 mil likes.