A Bloom Consulting, empresa global especializada em Nation e City Branding e Placemaking, acaba de lançar o “Brasil City Brand Ranking”, estudo inédito que analisa a performance dos 100 municípios brasileiros mais populosos nos aspectos:
visitar, viver e investir.
O objetivo do ranking é apresentar as cidades brasileiras que contam com boas práticas de estratégias de promoção, visibilidade e registram procura proativa por turistas em sites de buscas. O levantamento também avaliou os municípios que oferecem as melhores plataformas online e redes sociais, além dos melhores indicadores estatísticos nas três categorias avaliadas neste estudo.
Por meio de uma metodologia própria e inovadora da Bloom Consulting que combina os melhores resultados no ranqueamento do Google, estatística e ferramentas únicas, os resultados do “Brasil City Brand Ranking” podem auxiliar os municípios no planejamento de suas estratégias de marca atuais.
“O ‘Brasil City Brand Ranking’ é uma pesquisa diferenciada, sem variáveis qualitativas ou de opinião, focada exclusivamente em ‘hard data’. Ou seja, em dados fidedignos que classificam o desempenho das marcas dos municípios de forma tangível e realista”, ressalta Caio Esteves, Partner global director of placemaking da Bloom Consulting.
“Marcas Estrela”
O “Brasil City Brand Ranking” criou a categoria “Marcas Estrela” para reconhecer as cidades que se destacaram tanto nacionalmente, nos três eixos analisados pelo ranking (visitar, viver e investir), quanto regionalmente.
Nacionalmente, a cidade vencedora nesse quesito foi Curitiba (PR). A capital paranaense se destacou em 2º lugar nos eixos “Investir” e “Viver”, além de 3º no “Visitar”, confirmando a solidez de sua marca-cidade. O trabalho frequente de divulgação de seus aspectos positivos, tais como: segurança, sistema de transporte e equipamentos culturais pode ser considerado um dos principais fatores responsáveis por sua performance.
O ranking traz também o resultado “Marca Estrela” das cidades por cada eixo específico. O “Viver”, avalia a porcentagem de taxas de desemprego, de criminalidade e o poder de compra per capita em relação à média nacional.
Neste eixo, a cidade que se destacou foi Campinas (SP). A vencedora da “Marca Estrela” de “Visitar”, aspecto que analisa a taxa de ocupação hoteleira, foi Florianópolis (SC). Já no eixo “Investir”, que considera a porcentagem de novas empresas sobre o total, Brasília foi a campeã.
Regionalmente, Goiânia (GO), ganhou a “Marca Estrela” do centro-oeste do país. Manaus (AM) foi a vencedora na Região Norte; Maceió (AL), no Nordeste; São José dos Campos (SP) no Sudeste, e Curitiba (PR) e Maringá (PR) no Sul.
TOP 10 Geral
A cidade de São Paulo ficou com o 1º lugar do “TOP 10 Geral” do “Brasil City Brand Ranking©”, dominando todos os eixos e grande parte das variáveis estatísticas e digitais. Além disso, o município se destaca por alcançar o melhor ranqueamento no Google, comprovando seu status de cidade brasileira mais procurada por investidores, turistas e talentos.
Rankings Categorias – Análise dos Top 10
TOP 10 – Investir
Assim como o “TOP 10 Geral”, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, respectivamente, lideraram o pódio do “TOP 10 – Investir”. No entanto, o destaque desse eixo ficou com Brasília e Manaus. Suas boas performances online, de redes sociais e ranqueamento no Google (4º e 5º lugar, nessa ordem), colocaram as cidades entre os 5 melhores ambientes para negócios do país.
Já o baixo desempenho nos resultados de busca do Google da cidade de Belo Horizonte (na qual obteve apenas o 35º lugar), resultou na em sua 10ª colocação neste eixo. No entanto, a boa presença em redes sociais e online, manteve a capital mineira entre as 10 principais cidades deste eixo.
TOP 10 – Visitar
Apesar de se encontrar praticamente empatada com o Rio de Janeiro, Curitiba se classificou como o 2º melhor destino turístico do “TOP 10 – Visitar”, ficando atrás apenas de São Paulo
Apesar do bom resultado do Rio de Janeiro nos resultados dos mecanismos de buscas, a capital paranaense obteve a nota máxima em performance online e redes sociais, gerando o desempate.
Vale destacar também neste eixo, as performances de Florianópolis e Maceió, classificadas em 6º e 8º lugar, respectivamente. Estes resultados foram impulsionados pelo bom desempenho destas cidades nas redes sociais e nos buscadores. No entanto, ambas as cidades ficaram apenas em 27º e 22º lugar, nessa ordem, no quesito de performances online, ficando atrás, inclusive, de destinos turísticos menos convencionais como: Mogi das Cruzes, Contagem, entre outros.
TOP 10 – Viver
Apesar de não ter sido o 1º lugar do “TOP 10 – Viver”, Campinas foi o principal destaque entre as 10 cidades com melhores índices de qualidade de vida, já que é a única não-capital a figurar na categoria. A cidade conquistou um prestigioso 8º lugar neste quesito, consequência de suas excelentes performances online e nos mecanismos de busca (onde obteve o 2º melhor desempenho). Este desempenho foi fundamental para consolidar a cidade como a melhor marca-cidade do interior no “Brasil City Brand Ranking”.
“Os nossos estudos e pesquisas fazem parte de todas as discussões acerca do desempenho das estratégias de marca de cidades e países pelo mundo. Estamos muito satisfeitos em trazer uma análise pertinente e fundamental ao Brasil pela primeira vez”, finaliza Esteves.
O “Brasil City Brand Ranking” completo está disponível no Bloom Consulting Journal: https://www.bloom-consulting.