A Fispal, maior vitrine da América Latina para a indústria da transformação, é um caleidoscópio de inovações e lançamentos. Caminhar por seus corredores é uma experiência sensorial, onde cada estande conta uma história diferente, um convite para descobertas. Aqui, a ideia não é fazer uma cobertura tradicional, mas buscar histórias envolventes e seus protagonistas.
Em meio a tantas opções, fiz uma pausa para um café no estande da Orfeu Cafés e, como é costume, o café logo se transformou em prosa. Ali, encontrei Ricardo Madureira, CEO da empresa, e Edmara Fudalli, Gerente Nacional de Trade Marketing, prontos para compartilhar suas novidades entre um gole e outro de café.
Para eles, a Fispal é mais do que um evento, é um ponto de encontro com clientes e futuros parceiros, uma oportunidade única para apresentar suas mais recentes criações. Assim como no mundo dos vinhos, o terroir, o microclima, a insolação e a topografia são essenciais para transferir aromas e sabores únicos aos grãos, que, aliados às técnicas de torrefação da Orfeu, trazem ao paladar notas sutis de avelã, maracujá e outras delícias. Além dos cafés, estavam também lançando uma linha de azeites varietais especiais.
Após mais um gole de café, a conversa se voltou para o compromisso ambiental da Orfeu Cafés. Ricardo explicou que a empresa sempre se destacou por suas práticas sustentáveis. Desde a utilização de técnicas agrícolas responsáveis até a gestão eficiente de recursos naturais, cada etapa da produção é pensada para minimizar o impacto ambiental.
A Orfeu orgulha-se de seu manejo sustentável das lavouras, que reduz o uso de fertilizantes químicos e protege a biodiversidade local, preservando matas remanescentes, em especial a agricultura regenerativa baseada na conservação do solo, da água e da biodiversidade, que mantêm o bioma, abrigam pássaros e ajudam a controlar pragas de forma natural. A empresa é certificada por entidades que atestam seu compromisso com a sustentabilidade, o que acrescenta uma camada de confiança e respeito à marca.
Café brasileiro para paladar brasileiro, essa é a essência da Orfeu: oferecer ao mercado nacional cafés de altíssima qualidade. Reconhecendo a crescente demanda dos consumidores por produtos premium, a empresa investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento para criar blends e variedades que satisfaçam os paladares mais exigentes.
Na Fispal, a Orfeu destacou a importância de valorizar o mercado interno, mostrando que o Brasil, além de ser um dos maiores produtores de café do mundo, é também um grande apreciador da bebida. A empresa reforçou seu compromisso em entregar aos brasileiros um café que combina tradição, inovação e qualidade.
A Fispal foi o evento escolhido para o lançamento da nova linha de cafés varietais 100% arábica: ACAUÃ, ARARA e JAPY. Este lançamento representa um marco significativo para a Orfeu, que busca constantemente inovar e surpreender seus consumidores. Os novos cafés foram desenvolvidos com base em um criterioso processo de seleção de grãos, cultivados em condições ideais para maximizar o sabor e o aroma. O lançamento na Fispal permitiu à Orfeu apresentar essas novas opções a um público especializado, destacando as características únicas de cada variedade.
Mas nem só de café e azeite vive a Orfeu. Ricardo contou sobre a capela projetada por Oscar Niemeyer. O projeto da capela foi um presente do arquiteto às famílias que trabalham na fazenda, é um símbolo de união e fé. Recentemente, a capela inspirou o Microlote Especial de 2024 cultivados à sombra da capela, como disse a a Edmara, refletindo a harmonia entre tradição e inovação que define a empresa.
E assim, entre goles de café e histórias compartilhadas, a presença da Orfeu Cafés na Fispal se mostrou não apenas como uma participação em uma feira, mas como um compromisso contínuo com a excelência, a sustentabilidade e a celebração do verdadeiro sabor brasileiro para brasileiros.
O aroma do café espalhava-se pelo estande, misturando-se com o vai e vem frenético dos visitantes.
E assim, com a xícara quase vazia e a alma cheia de histórias, dei o último gole como um ponto final nesta prosa.
Afonso Abelhão é CEO da agência BigBee e Diretor de Comunicação, Tecnologia e Inovação na APP- Associação de Profissionais de Propaganda
Contato: afonso.abelhao@bigbee.com.br