sexta-feira, fevereiro 21, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoConsumidor conectado brasileiro supera média global em interesse por tecnologia

Consumidor conectado brasileiro supera média global em interesse por tecnologia

O avanço da inteligência artificial generativa tem redefinido a relação das pessoas com a tecnologia, impactando desde o consumo de conteúdo até as interações sociais. No início de 2025, testemunhamos o nascimento da Geração Beta, cujos integrantes jamais conhecerão um mundo sem a presença massiva da I.A. generativa. Nesse cenário de transformação, a Kantar IBOPE Media lança a 45ª edição do Data Stories, trazendo insights exclusivos sobre as expectativas e receios dos consumidores conectados em relação às inovações tecnológicas.

A tecnologia no dia a dia: como o mundo está se adaptando?

O Target Group Index Global Quick View 2025 identificou um crescimento no interesse por tecnologia em escala global. Sete em cada dez consumidores conectados nos países pesquisados afirmam acompanhar os avanços do setor – número inferior em três pontos percentuais no ano anterior. A satisfação com a aquisição de dispositivos eletrônicos para uso pessoal e doméstico também aumentou, saindo de 57% em 2024 para 61% neste ano. No topo do ranking, a Índia registra 86% na tentativa de acompanhar os avanços tecnológicos, enquanto a diferença entre os BRICS e países como França e Estados Unidos ultrapassa 10 pontos percentuais.

O consumidor brasileiro e a adoção tecnológica

O Brasil aparece como um dos países mais interessados no tema, com 73% dos entrevistados afirmando que tentam acompanhar os desenvolvimentos tecnológico – três pontos acima da média global – e demonstram grande receptividade às novas tecnologias. Entre os usuários de internet, 33% utilizaram o ChatGPT nos últimos 30 dias; 56% acreditam que a inteligência artificial tem impacto significativo em sua vida diária; e 88% valorizam tecnologias que tornam sua rotina mais fácil. O levantamento também mostra que 53% dos brasileiros valorizam manter sua casa equipada com tecnologia de ponta, e 46% aguardam ansiosamente pelo avanço dos carros autônomos.

Preocupação global: estamos nos distanciando do mundo real?

Apesar do entusiasmo pela tecnologia, a preocupação com seu impacto também é crescente. Globalmente, seis em cada dez consumidores conectados temem que a tecnologia esteja afetando nossa capacidade de interagir e interpretar a realidade. Na América Latina, essa inquietação é ainda maior, atingindo quase 70% dos entrevistados.

Sobre a Kantar IBOPE Media

Com as pessoas apresentando cada vez mais um comportamento cross-media por meio de canais e plataformas, os serviços de dados e medição de audiência, segmentação, análise e inteligência publicitária da Kantar IBOPE Media revelam ao mercado de mídia insights para possibilitar decisões fundamentadas.

Trabalhando com dados de painel e first party data em mais de 80 países, temos o portfólio de medição cross-media que mais cresce no mundo, apoiado por nossa versatilidade, escala, tecnologia e experiência, para impulsionar o crescimento dos negócios dos nossos clientes e parceiros.

Artigos relacionados

Novidades