A ABF — Associação Brasileira de Franchising realizou no último dia 22/11 sua Assembleia Geral Ordinária, na qual foram eleitos os novos membros do Conselho da ABF para o triênio 2023/2024/2025, do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal para o biênio 2023/2024 (veja a composição da chapa abaixo). Conforme estabelece o Estatuto Social da entidade, cabe ao Conselho Diretor implantar as ações que visam cumprir a missão da ABF, isto é, promover o desenvolvimento do franchising brasileiro nacional e internacionalmente, além do fortalecimento institucional da Associação, com o apoio e direcionamento do Conselho da ABF. Já o Conselho Fiscal é responsável por analisar e fiscalizar as contas e ações da ABF.
A presidência da entidade a partir deste ano é exercida por Antonio (Tom) Moreira Leite. Presidente e sócio do Grupo Trigo — controlador das marcas China In Box, Gurumê, Koni Store, LeBonton e Spoleto –, Moreira Leite assumiu a vice-presidência da Associação em 2019, o primeiro ano da gestão de André Friedheim.
Já a vice-presidência fica a cargo de Adriana Auriemo. Sócia-diretora da rede Nutty Bavarian do Brasil, a executiva foi diretora de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos, e diretora da Comissão de Microfranquias da Associação. Adriana é graduada em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, sócia da Terra Molhada Negócios Imobiliários, do Co.W Coworking Space e da Wise Office.
Como integrante da diretoria não estatutária, a entidade anuncia também o nome da nova presidente da Comissão de Ética, Sylvia de Moraes Barros. Fundadora e CEO da rede The Kids Club, Sylvia deixa o cargo de coordenadora da Comissão de Educação. A partir deste ano de 2023, a ABF conta com uma novidade na gestão: a participação de coordenadores regionais, que atuarão ao lado dos diretores regionais para ampliá-la e aprofundá-la ainda mais nessas localidades. Atualmente, a ABF possui representações regionais no Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul.
Principais propostas
Com foco nas transformações e na evolução do ecossistema do setor e da própria ABF, o presidente eleito destaca algumas das principais propostas de sua gestão. Moreira Leite enfatiza: “Vamos continuar a fortalecer as ações de advocacy da ABF, junto com entidades parceiras representativas de diversos segmentos, entre elas Abrasce, ANR, IFB, Sebrae e Abrasel. Vamos seguir com a agenda de ISS [em que a entidade tem conseguido confirmar com diversas prefeituras de diferentes estados a redução da alíquota do Imposto de 5% para 2%].
Temos também uma agenda fundamental de prover aos nossos associados um entendimento e acesso a fontes de financiamento para o crescimento das redes, assim como vamos falar sobre a melhor estrutura de capital para apoiar esses ciclos de crescimento. Vamos tratar, ainda, de toda parte de planejamento e de inovação, possibilitando o acesso dos associados a fontes de soluções tecnológicas e startups, através dos acordos de cooperação com os hubs de inovação — essa será uma frente priorizada por nós –, e nós vamos agir de uma maneira a integrar, cada vez mais, os associados de todas as regiões do País. Por fim, a agenda de ESG, que passa a ser também um pilar da nossa gestão, dentro de um contexto do que eu chamo de ‘franchising consciente’, com o objetivo declarado de educar reguladores, franqueadores, fornecedores e franqueados em uma abordagem ganha-ganha entre os participantes do sistema”.O agora ex-presidente André Friedheim (Café do Ponto) passa, a partir deste ano, a compor o Conselho da ABF, atuando ao lado dos demais membros: os também ex-presidentes Cristina Franco (LocTok), que assume a Presidência do colegiado, e Altino Cristofoletti Junior (Casa do Construtor), além do próprio Tom Moreira Leite, que, como presidente, também possui assento neste Conselho. Como membros eleitos, completam o colegiado: Décio Pecin (CNA), Fernando Fernandes (Fernando José Fernandes Advogados), Fernando Tardioli de Lima (Tardioli Lima Sociedade de Advogados) e Marcelo Maia (DIA).
Além dos conselhos Diretor, da ABF e Fiscal eleitos, dos diretores e coordenadores regionais e da presidente da Comissão de Ética nomeados, a entidade conta também com um staff formado por cerca de 30 profissionais do mercado que atuam nas áreas Administrativo-Financeira, Educação, Eventos, Jurídica, Marketing e Comunicação, Planejamento Estratégico e Transformação Digital. De acordo com Moreira Leite, “a ABF seguirá neste próximo biênio entregando ainda mais valor aos seus associados e atuando incansavelmente na defesa e na promoção do desenvolvimento sustentável do setor”.
Confira a composição da diretoria estatutária da ABF para o biênio 2023-2024:
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Veja a composição da diretoria não estatutária:
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