Os universitários Luanna Pinheiro e Luiz Brayner, que cursam Publicidade e Propaganda na UNEF – Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana, venceram a etapa regional do concurso FenapróUniversitário 2020, que celebrou na última sexta-feira (4/12), o Dia Mundial da Propaganda. A dupla representou a Bahia na etapa nacional do concurso promovido pela Federação Nacional das Agências de Propaganda, em parceria com o Sindicato das Agências de Propaganda Estado da Bahia (Sinapro-Bahia).
Em 2020, o desafio foi criar uma campanha publicitária cujo o tema foi “Publicidade: qual é o futuro do mercado de trabalho?”. A etapa baiana contou com 19 duplas inscritas das cidades de Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. “Para nós foi uma surpresa e grande alegria termos tantos trabalhos interessantes nesta sétima edição do FenapróUniversitário, ainda mais neste ano atípico, em meio a pandemia da Covid-19”, destaca a presidente do Sinapro-Bahia, Vera Rocha, que integrou a comissão julgadora.
Além da presidente do Sinapro-Bahia; a Comissão Julgadora da etapa regional foi composta por Rebecca Lyrio, gerente Digital da agência Propeg; Paulo Coelho, diretor do Sinapro-Bahia e sócio-diretor da agência Mago Comunicação; Faustão, vice-presidente de Criação da agência Objetiva; e Diana Navarro, publicitária e gerente Executiva do Sinapro-Bahia. As duplas tinham de criar uma campanha composta por um projeto de atuação em meios digitais, um anúncio de jornal, um cartaz, além de roteiro para peça de rádio com a duração de 30 segundos. O material deveria ser apresentado em forma de layout e texto, além de descritivos que defendessem a ideia central da campanha, sua estratégia e planejamento.
Processo criativo – Cada campanha inscrita deveria contar com a atuação de dois estudantes: um focado na redação e outro na direção de arte, além de um professor orientador. “Considero o FenapróUniversitário um evento importantíssimo para a formação dos estudantes de publicidade, por dar visibilidade aos nossos talentos e aproximá-los das dinâmicas de mercado. Ficamos muito felizes com a conquista de Luanna e Luiz”, garante Everlan Araujo, professor do curso de Publicidade e Propaganda da UNEF e orientador da dupla vencedora da etapa regional Bahia.
Foi justamente o incentivo do professor que motivou os estudantes do 6° e 7º semestres de Publicidade e Propaganda da UNEF, Luanna Pinheiro e Luiz Brayner (21 anos), a participarem do FenapróUnivesritário 2020. “No primeiro momento, estávamos receosos em participar, já que é um concurso nacional e tínhamos um pouco de medo de não corresponder às expectativas. Mas, nosso professor Everlan acabou motivando a gente a pelo menos participar e ter essa experiência única”, explica Luanna, de 20 anos.
O mote da campanha desenvolvida pela dupla foi justamente uma característica dos publicitários: a criatividade. “Optamos por um propósito onde acharíamos um papel para a publicidade influenciar no mercado de trabalho em geral e nada melhor para transformar o mercado, solucionar problemas e enxergar novas soluções do que criatividade! A criatividade é ‘algo publicitário’, está intrínseco à profissão”, detalha Luiz Brayner.
O segundo lugar da etapa regional do FenapróUnivesritário 2020 ficou com a dupla formada pelos estudantes Suzane Castro dos Santos e Gustavo Trindade Pierote Paiva, da Unifacs, em Salvador., sob a orientação do professor Pablo Caldas. Já a terceira colocação foi para os estudantes Bruno Henrique Campos Brito e Tiago Campos Lacerda, da UNIFTC, de Vitória da Conquista, com a orientação do professor Reginaldo do Amaral.
Etapa nacional – O FenapróUnivesritário 2020 recebeu 69 inscrições de 11 estados e contou com a participação de 138 estudantes. A campanha “O futuro da publicidade não é só olhar pra frente. É olhar pro lado”, dos estudantes Maria Clara Sales e Vitor Maurílio Freire da Silva, da Universidade de Brasília (UNB), foi a grande vencedora. Eles foram orientados pela professora Isabela Lara Oliveira. A dupla vencedora, além de ter a campanha veiculada, receberá como prêmio um Macbook Air (cada) e o professor orientador ganhará um Ipad. Todos os participantes ganharão também um ano de licença de uso do Adobe Creative Cloud.
As campanhas foram analisadas por uma Comissão Julgadora constituída por Alexis Pagliarini, presidente executivo da Associação de Marketing Promocional (Ampro), Humberto Mendes, criador do FenapróUniversitário e Marcelo Ribeiro, executivo da Fenapro.