domingo, dezembro 22, 2024
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Como expressar a marca pessoal

Uma das dúvidas que mais recebo no meu direct, email ou no início de minhas assessorias é essa, não sei como expressar minha marca pessoal!

Sabemos, e mais ainda vivenciamos nos dias de hoje, que a concorrência no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada. Por isso, é fundamental que os profissionais se destaquem e criem uma imagem forte e positiva, capaz de chamar a atenção de recrutadores, empresas e clientes, porém para isso é preciso saber comunicar/expressar essa marca pessoal.

Nesse sentido, expressar a marca pessoal é um dos principais passos para alcançar esse objetivo. Ao desenvolver uma marca forte e autêntica, o profissional é capaz de se diferenciar dos demais, destacando suas competências e habilidades.

Mas, vamos começar pelo que é a marca pessoal?

Bom, para aqueles profissionais que já me seguem, já citei isso em vários artigos, porém não custa frisar novamente. Em termos simples, a marca pessoal é a maneira como o indivíduo ou aqui no nosso caso o profissional é percebido pelas outros, pessoal e/ou profissionalmente, tanto no mundo online quando off-line. É a imagem que se transmite e que é associada ao seu nome.

Por isso, expressar a marca pessoal é tão importante. Quando bem desenvolvida, a marca pessoal é capaz de transmitir uma imagem forte e positiva, ajudando o profissional a se destacar no mercado de trabalho, conquistando novas oportunidades e objetivos desejados.

E como expressar a marca pessoal e criar uma imagem forte e autêntica?

Aqui trago alguns pontos que irão fazer toda diferença na hora de você expressar a sua marca pessoal:

Autoconhecimento

O primeiro passo para o profissional expressar de forma ética, alinhada e efetiva a sua marca pessoal é o autoconhecimento. Eu diria que além de ser o primeiro passo, ele é fundamental que o profissional saiba quais são suas habilidades, competências, crenças, valores e diferenciais, para que possa transmiti-los de forma clara e objetiva.

Para isso, é importante fazer uma imersão sobre si mesmo, identificando suas principais características e habilidades, utilizando de um processo estruturado de Personal Branding (gestão de marca pessoal). O indivíduo deve se perguntar: O que faço? Para quem faço? Qual a necessidade para o mercado do que eu faço? Quais são as minhas principais competências? Quais são os meus valores e crenças?

Essas perguntas auxiliam o profissional a se conhecer melhor, trazendo do subconsciente essas informações, identificando suas principais características e dando subsídio para a construção do conteúdo sobre ele a ser comunicado. A partir daí, é possível desenvolver uma estratégia de comunicação que transmita essas informações de forma clara e objetiva.

Estratégia de comunicação

Uma vez identificados esses pontos, as principais habilidades, competências, crenças, valores e diferenciais, é hora de desenvolver uma estratégia de comunicação eficaz. Isso significa definir como e onde as informações serão transmitidas, quais são os canais de comunicação onde seu público-alvo se encontra ou seus prospect, aquele público que você deseja atingir, para apresentar, você, seu produto ou serviço.

Mais uma vez, como sempre falo é preciso deixar claro que, é importante ter em mente que a marca pessoal não se resume apenas à imagem visual, ela é a soma das habilidades, competências, crenças, valores e diferenciais, além da postura, linguagem verbal e não verbal e comportamento, tudo isso junto e bem orquestrado são muito importantes na hora de transmitir a mensagem.

Coerência e autenticidade

Estes são pontos fundamentais da marca pessoal, ser coerente e autêntica, não é somente uma estratégia, mas principalmente uma obrigação. O que quero dizer é que a imagem transmitida deve ser uma extensão da personalidade do indivíduo, refletindo seus valores e crenças para que os outros. Com isso tornará a marca e a sua comunicação muito mais próximas uma da outra, o que diminui o erro de percepção de quem é você.

Não se deve criar uma imagem que não condiz com a realidade, fazer um marketing que não seja real e não entregue o que sua marca pessoal promete ser, irá gerar desconfiança e prejudicará a sua reputação. Além disso, a incoerência entre a imagem transmitida e a projetada trará problemas futuros tanto no âmbito profissional como pessoal.

Por fim, quero relembrar então que, você deve investir na expressão da marca pessoal e na construção de uma imagem forte e autêntica. Essa é uma das principais formas de se diferenciar dos demais profissionais e conquistar o sucesso na carreira, busque por um processo estruturado de Personal Branding, com um profissional realmente confiável de mercado, com métodos que o(a) levem ao resultado desejado. Isso irá auxiliar a destacar sua marca pessoal no mercado de trabalho com segurança e a conquistar novas oportunidades.

Paulo Moreti, especialista em personal branding, publicitário, coach e autor.

Meus contatoswww.paulomoreti.comemail contato@paulomoreti.cominstagram:@opaulomoretilinkedin: paulo-moreti

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