O número de pedidos online cresceu 9,8% com o Dia dos Namorados em 2022, alcançando 15,4 milhões de compras digitais. Com a data, o e-commerce teve um faturamento de R$ 6,54 bilhões, um tímido aumento de 0,3% em relação ao ano passado, que obteve R$ 6,52 bi, de acordo com a Neotrust <https://s2206.homeenvios.com/link.php?code=bDpodHRwcyUzQSUyRiUyRnd3dy5uZW90cnVzdC5jb20uYnIlMkY6NTUzNjMwOTgxOnJhdWxAZ3JhbmRlc25vbWVzZGFwcm9wYWdhbmRhLmNvbS5icjpiY2QyMTA6MTg=> , empresa de inteligência que monitora o e-commerce brasileiro e conta com a maior base de dados reais e transacionais do mercado digital no país. O levantamento da Neotrust, que monitorou as vendas digitais de 28 de maio a 11 de junho, apontou uma redução de 8,6% no tíquete médio durante o Dia dos Namorados neste ano, que passou de R$ 463,65 para R$ 423,64. O preço médio por item também apresentou queda em 2022, com uma redução de 5,2%. “Apesar do aumento no número de pedidos online de Dia dos Namorados, o consumidor escolheu presentes mais baratos para a data em 2022. Um ponto interessante para analisarmos é a redução na quantidade média de produtos comprados, o que indica maior cautela com os gastos durante o período”, explica Paulina Dias, Head de inteligência da Neotrust. Entre as categorias mais pedidas no comércio eletrônico com o Dia dos Namorados estão: moda e acessórios; alimentos e bebidas; beleza e perfumaria; saúde; e utilidades domésticas. Os segmentos que tiveram maior faturamento são: telefonia; eletrodomésticos; moda e acessórios; eletrônicos; e móveis. Segundo a Neotrust, nos destaques por categoria pode-se citar moda e acessórios, que teve crescimento de 15,8% no faturamento e subiu uma posição entre os segmentos mais vendidos, atualmente no 3º lugar. Outra categoria de notoriedade é a de alimentos e bebidas, com alta de 23% nos pedidos e 15,6% em faturamento. “A subcategoria bomboniere teve um desempenho notável neste Dia dos Namorados, com aumento de 186% no faturamento em comparação com 2021”, analisa Paulina Dias. Em relação à forma de pagamento, o cartão de crédito foi o método mais utilizado no Dia dos Namorados, com 69,4% dos pedidos. Além disso, houve declínio no pagamento por boleto bancário, que teve participação de 16% em 2021 e neste ano caiu para 4,7%. Ao mesmo tempo, o PIX teve crescimento nos pagamentos online durante a data, sendo utilizado em 11,7% das compras digitais. Em 2021, somente 3,2% dos pedidos foram pagos com PIX, conforme dados da Neotrust.