A Volkswagen do Brasil anuncia Cláudio Rawicz como o novo Head de Comunicação da companhia. Com uma trajetória consolidada no setor automotivo e destaque em gestão estratégica de comunicação, o executivo assume a posição para fortalecer a relação da marca com seus diversos públicos e consolidar sua presença no mercado brasileiro. Cláudio também fará parte do Comitê Executivo da Volkswagen do Brasil.
“Cláudio Rawicz possui uma sólida carreira em comunicação corporativa. Sua experiência será essencial para fortalecer a conexão da Volkswagen com consumidores, colaboradores, jornalistas e demais públicos, garantindo um diálogo cada vez mais estratégico e inovador”, destaca Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.
Natural de Belo Horizonte (MG), Cláudio Rawicz é formado em Jornalismo pela UniBH e possui especialização em Comunicação Empresarial pela Syracuse University, nos Estados Unidos. Iniciou sua carreira na Fiat, atuando em diversas empresas do grupo, como Fiat-GM Powertrain, Fiat Powertrain Technologies e Iveco, incluindo um período na matriz na Itália. Mais tarde, liderou a comunicação da CNH Industrial, seguiu para a diretoria de comunicação do Grupo Renault em 2013 e, em 2018, assumiu como diretor de comunicação da Audi do Brasil, onde integrou as áreas de marketing e relações públicas, sendo reconhecido pela Forbes Brasil como um dos dez melhores CMOs em 2021.
Desde agosto de 2023 na Volkswagen como gerente-executivo de Imprensa, Comunicação Digital e Heritage, Cláudio liderou os mais recentes lançamentos da marca à imprensa, como T-Cross, Amarok e Nivus, além da estratégia de anúncio do maior ciclo de investimentos da história da empresa, de R$ 16 bilhões até 2028. Também foi responsável pelo projeto da Garagem Volkswagen nas mídias digitais, com a criação do perfil no Instagram, que já conta com mais de 16 mil seguidores, além do podcast.
“A Volkswagen vive um momento único, com o maior ciclo de investimentos de sua história no Brasil, totalizando R$ 16 bilhões para o desenvolvimento de 16 novos produtos até 2028. Fazer parte dessa jornada e contribuir para comunicar essa transformação é um desafio que encaro com muito entusiasmo”, afirma Cláudio Rawicz.