Os investimentos em mídia via agências no primeiro semestre de 2024 registraram um crescimento de 16% frente ao mesmo período de 2023. A leitura do painel Cenp-Meios foi feita com 325 agências, que reportaram ao Cenp – Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário sua movimentação nos últimos meses. No total, esse grupo atingiu a marca de R$ 10,6 bilhões, frente aos R$9,14 bilhões de janeiro a junho do ano passado.
‘A pujança e consistência dos investimentos em mídia via agências de publicidade, neste ano, confirmam a solidez dessa indústria. Como, historicamente, o aporte tende a ser maior no segundo semestre, tudo nos leva a crer que com novas frentes como Rock in Rio, Black Friday e eleições fecharemos 2024 com um marco significativo para o nosso negócio”, sinaliza Luiz Lara, Chairman do Grupo TBWA no Brasil e Presidente do Cenp.
Vale lembrar que, ao longo do ano de 2023, a taxa de crescimento dos investimentos aferida pelo Cenp-Meios indicou um primeiro semestre com alta de 7% e encerramento na casa dos 10%. Então, o registro de 16% neste período de 2024 se mantém acima da média do ano anterior, reiterando a aposta das marcas e dos anunciantes. E para tangibilizar a força do mercado publicitário, o IBGE acaba de divulgar o PIB do segundo trimestre que contabilizou um crescimento de 1,4%, dado este que levou analistas de mercado a ampliarem as projeções para o ano, que devem ficar na casa dos 2,5% e 2,7%.
As informações captadas pelo Cenp para definição do novo painel são acompanhadas pelo CTMI – Comitê Técnico de Métricas e Indicadores – que reúne especialistas e dirigentes representantes de Anunciantes, Agências, Veículos e Elos Digitais. As informações fornecidas pelas agências são aquelas dos PIs efetivamente executados, de forma consolidada por meio, período, estado e região, sem que o Cenp tenha acesso a qualquer outra informação de cliente ou veículo.