O CENP, Conselho Executivo das Normas-Padrão, divulga hoje, 16 de março, a partir das 15h, os dados do CENP-Meios referentes aos investimentos via agências de publicidade durante o ano de 2020, com painel de 217 agências.
O CENP-Meios é possível graças ao compromisso das agências participantes e das empresas: AdSolutions, Microuniverso, Publi, VBS e iClips.
O CENP-Meios foi desenvolvido pela BST Soluções em Tecnologia, com investimentos do próprio CENP e aprovação das suas entidades mantenedoras: Abap, Abert, ABMN, ABOOH, ABTA, Aner, ANJ, Central de Outdoor, Fenapex e Fenapro.
A partir deste ano, os dados parciais (jan-mar, jan-jun e jan-set) estarão disponíveis exclusivamente aos associados e agências certificadas participantes de cada painel, mas serão publicados juntamente com os dados referentes ao ano todo.
Em https://cenp.com.br/cenp-meios-apresentacao são encontrados:
– Dados de investimento a partir de 2017
– As perguntas mais frequentes sobre o CENP-Meios
– As agências participantes do painel
– Os membros do CTCM, Comitê Técnico CENP-Meios, formado por representantes de Anunciantes, Agências e Veículos e que supervisiona toda a operação.
NOTA TÉCNICA DO CTCM
1 – O CENP-Meios é um painel composto com dados do investimento em mídia das principais agências do país, com uma representatividade e robustez sem paralelo no mercado internacional (EUA e Europa). Em seu quinto ano, é monitorado pelo CTCM – Comitê Técnico CENP-Meios* que reúne especialistas e dirigentes representantes de Anunciantes, Agências e Veículos. Em cada ano e em cada painel, a quantidade de agências participantes sofre alterações não sendo possível comparações entre os períodos.
2 – As informações fornecidas pelas agências são aquelas dos PIs efetivamente executados pelos veículos, de forma consolidada por meio, período, estado e região, sem que o CENP tenha acesso a qualquer outra informação de cliente ou veículo.
3 – Desde 2019, os dados de investimento no meio internet são disponibilizadas em cinco segmentos: Busca, Social, Vídeo, Áudio e Display/Outros, segundo o preenchimento dos Pedidos de Inserção (PI) pelas agências. Os investimentos em publicidade nas plataformas digitais dos veículos dos meios Jornal, Revista e TV por Assinatura foram alocados nos respectivos meios.
4 – O CENP-Meios contou com a verificação da KPMG para análise de integridade e segurança do sistema.