Nos nove primeiros meses de 2023, o mercado publicitário registrou um investimento de R$ 14,9 bilhões, frente aos R$13,6 bilhões, do mesmo período no ano anterior. Isso significou um avanço de 9,8% em movimentação de mídia no País, entre janeiro e setembro. Os dados foram aferidos pelo Cenp-Meios com 325 agências de publicidade, ante 316, em 2022.
Ao olhar para a evolução ao longo dos últimos meses, percebe-se que o percentual de crescimento em 2023 seguiu equilibrado, na casa dos 10%. O ano começou com o residual de uma movimentação de comunicação atípica no final de 2022, com Copa do Mundo e eleições, e certa instabilidade, diante de uma nova diretriz político-econômica. Os indicadores foram gradativamente melhorando, o desemprego, por exemplo, caiu para 7,7% e o IBGE registrou um recorde de trabalhadores ocupados no País em setembro, o que impacta o consumo e, portanto, a indústria publicitária como um todo. Os últimos meses do ano, tradicionalmente, tendem a ganhar um novo fôlego com Natal e verão. “Importante é constatar que, mesmo diante dos desafios inerentes ao ano, houve um crescimento, as marcas seguem investindo e os veículos e elos digitais buscando alternativas para conexão com consumidores”, sinaliza Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp.
Em 2022, o volume total captado pelo painel Cenp-Meios foi de R$ 21,2 bilhões. Todas as informações captadas pelo Cenp para definição do novo painel são acompanhadas pelo CTMI – Comitê Técnico de Métricas e Indicadores – que reúne especialistas e dirigentes representantes de Anunciantes, Agências, Veículos e Elos Digitais. As informações fornecidas pelas agências são aquelas dos PIs efetivamente executados, de forma consolidada por meio, período, estado e região, sem que o Cenp tenha acesso a qualquer outra informação de cliente ou veículo.