O Cenp-Meios acaba de fechar o ranking das 263 agências de publicidade que declararam seu investimento em mídia em 2022. Elas integram o painel de 326 agências que mede os investimentos em mídia feitos em todo o Brasil, montante que atingiu R$ 21,2 bilhões no ano passado (crescimento de 7% sobre 2021) sinalizando uma retomada consistente da atividade publicitária em nosso país.
Este ranking reúne as agências que autorizaram sua entrada na lista e computa os dados que chegam ao sistema do Cenp diretamente a partir das informações dos Pedidos de Inserções efetivamente executados pelas agências participantes em nome dos seus clientes-anunciantes. O Fórum recebe os dados mensais totalizados das agências, sem qualquer indicação do anunciante que realizou o investimento ou para qual veículo foi dirigido. Além do valor investido, o sistema tabula meio de comunicação, região e estados nos quais os investimentos foram feitos. Os dados são apresentados em reais e dólares e permitem a apuração do share dos meios, regiões e estados no bolo publicitário.
Para Luiz Lara, Presidente do Conselho Cenp, o ranking mostra a movimentação do mercado e reitera a relevância do Cenp, como balizador de boas práticas. “Com o volume de investimentos, enxergamos – com otimismo – um setor que segue investindo e muito ciente que a publicidade é uma força que move a indústria”.
Confira as 20 primeiras colocadas, na aferição:
- Betc São Paulo
- Galeria
- WMCcann
- AfricaDDB
- Artplan
- AlmapBBDO
- VMLY&R
- Publicis
- DPZ&T
- Suno Performance
- Mediabrands
- EssenceMediacom
- JWT
- Leo Burnett Neo
- Lew Lara TBWA
- Talent Marcel
- Mullen Lowe
- Ogilvy
- David
- Fbiz Comunicação
O ranking completo, aqui:
Em https://cenp.com.br/cenp-ranking/ é possível acessar o ranking completo.