O CENP, Conselho Executivo das Normas-Padrão, divulgou um inédito ranking de agências de publicidade organizado por estado, com base nos dados do CENP-Meios de 2020, da ordem de R$ 14,2 bilhões.
“O ranking das agências por estado é uma decorrência da boa acolhida à iniciativa por parte do mercado, que a reconheceu como ferramenta valiosa para a gestão dos negócios publicitários e para o fomento da atividade”, diz Caio Barsotti, presidente do CENP.
O ranking é a mais recente de uma série de inovações do CENP-Meios e obedece às seguintes premissas:
1 – Não há divulgação de quaisquer valores. O sistema apura de maneira automatizada, sem intervenção humana, tão somente um ranking com a relação das agências participantes em ordem decrescente.
2 – O CENP-Meios não recebe qualquer informação relacionada à remuneração das agências.
3 – Nenhum dado sensível é informado. O CENP-Meios recebe apenas metadados totalizados diretamente dos sistemas das agências.
Lançado em 2018 com dados do ano anterior, o CENP-Meios é possível graças ao compromisso das agências participantes do painel e das empresas: AdSolutions, Microuniverso, Publi, VBS, iClips e Operand. O sistema foi desenvolvido pela BST Soluções em Tecnologia, com investimentos do próprio CENP com aprovação das suas entidades mantenedoras: Abap, Abert, ABMN, ABOOH, ABTA, Aner, ANJ, Central de Outdoor, Fenapex e Fenapro.
O CENP lançou recentemente um vídeo que apresenta em detalhes do sistema.
Em https://cenp.com.br/cenp-meios-apresentacao são encontrados:
– Dados de investimento a partir de 2017
– As perguntas mais frequentes sobre o CENP-Meios
– As agências participantes do painel
– Os membros do CTCM, Comitê Técnico CENP-Meios, formado por representantes de Anunciantes, Agências e Meios e que supervisiona toda a operação.