Após Assembleia Extraordinária de seus mantenedores realizada nesta quinta-feira (18), o Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) anunciou que vai adotar um novo modelo de governança. O principal objetivo é atrair mais participantes do mercado publicitário, dentro de uma visão ampliada, para contemplar a transformação digital e os novos modelos de negócio do setor e dar voz a todo o ecossistema da publicidade. Criado em 1998, o CENP é uma entidade sem fins lucrativos, de ética, com atuação nacional, criada e mantida exclusivamente pelo setor privado.
A nova governança aprovada prevê a separação entre as atividades de presidência do Conselho e presidência executiva, que até hoje eram um cargo unificado no CENP. O cargo de presidente executivo será extinto. O presidente do Conselho será eleito pelos representantes das entidades dos setores do mercado e exercerá uma função pro bono. Um diretor executivo será contratado e se reportará ao presidente eleito.
No início deste ano, o Conselho já havia sinalizado uma revisão estratégica de sua atuação no mercado, ao atualizar seus estatutos para incorporar mais representantes de anunciantes em seus comitês executivos. A nova iniciativa anunciada nesta quinta está nesse contexto de reestruturação estratégica, que vem sendo conduzida com o apoio da consultoria ToF, em um trabalho de vários meses de consulta entre players do mercado.
As mudanças e o novo posicionamento se cristalizam na adoção de uma nova logomarca pelo CENP, também fruto deste trabalho – logomarca a ser divulgada em breve.
A transição para a nova governança será efetuada nas próximas semanas, e irá envolver todos os mantenedores, a consultoria ToF, contando com a presença de Caio Barsotti, que vinha liderando o processo de discussões da nova governança nos últimos meses.